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Aqui, reunimos uma coleção diversificada de teses, dissertações e artigos científicos que refletem o empenho e a inovação característicos de nossa instituição.

 

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Publicações Recentes

Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas
(2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone Fatima
Desde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.
Tecnologias digitais: os conteúdos das plataformas de música e vídeos e as habilidades e competências propostas pela BNCC-2018
(2022) Sadoski, Karlislei Aline Morganti; Silva, Carlos Antônio da
A tecnologia é parte essencial na vida de todas as pessoas. Atualmente, os smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis, mensagens que antigamente demoravam dias ou meses para chegar, agora demoram minutos ou até segundos. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.
As políticas educacionais brasileiras: educação fiscal
(2022) Warken, Aloir Afonso; Vasques, Rosane Fátima
O presente estudo objetivou analisar as normativas brasileiras, políticas públicas e educacionais que referenciam a Educação Fiscal, e sua incidência dentro dos espaços escolares. Para tal fundamenta se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e document al, de caráter qualitativo. A nalisar as políticas públicas educacionais que tratam da Educação Fiscal , seus programas e incidê ncias tornam se fundamentais para a educação cidadã das pessoas, bem como, para a formação da cidadania fiscal. A Educação Fiscal, como uma forma de educação que visa a construção do conhecimento sobre tributos, arrecadação, o Estado, administração pública e a aplicação dos recursos arrecadados, é apresentada como um tema transversal na Base Nacional Comum Curricular. Os programas de Educação Fiscal, a níveis nacional, estadual e municipal objetivam a educação para a conscientização fiscal, e seus públicos alvo s são alunos do ensino fundamental, médio e superior, servidores públicos e sociedade em geral. Logo, a Educação Fiscal desempenha um papel formador do cidadão, para o exercício de seus direitos e deveres constitucionais, e assim, demonstra a sua importânc ia nos espaço s de educação para formar indivíduos conscientes das suas obrigações e benefícios sociais.
Alfabetização e avaliação da aprendizagem
(2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, Anelise
A presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.
Gestão democrática e construção da autonomia no discurso de docentes das escolas públicas de um município do norte do Estado
(2019) Catarina, Micheli Santa; Marques, Franciele Fátima
A presente pesquisa apresenta como temática central a discussão acerca da Gestão Democrática e da Construção da Autonomia de professores e estudantes no discurso de docentes das escolas públicas de um município do Norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo como problemática central: Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores das escolas públicas que encontram-se presentes no discurso dos diretores e coordenadores pedagógicos, bem como, dos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul que configuram-se como práticas democráticas e constituintes da autonomia de professores e estudantes? Tem como objetivo principal, conhecer quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores que, a partir dos questionários respondidos, encontram-se implícitas no discurso de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul-RS. A pesquisa justifica-se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas exercidas no contexto educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com enfoque Exploratório, Bibliográfica e de Campo. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados, sistematização da pesquisa e divulgação em meios e eventos científicos. Teve como universo de investigação escolas de ensino fundamental da Rede Pública do Município de Campinas do Sul-RS, num total de 02 (duas) escolas, sendo 01 (uma) da Rede Municipal e 01 (uma) da Rede Estadual, totalizando 14 (catorze) participantes. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados foram coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertinentes à temática de investigação e para a Pesquisa de Campo, os dados foram coletados mediante aplicação de um Questionário Anônimo aos participantes da pesquisa. Os dados obtidos por meio dos questionários anônimos foram submetidos à interpretação com o auxílio do método de Análise de Conteúdo, que por sua vez permite desvelar de forma dirigida, o universo de compreensão que os sujeitos têm em relação ao tema pesquisado.