Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/129
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): SECCO, Fernanda
Orientador(es): WISNIEWSKI, Miriam Salete Wilk
Título principal: Incidência de lombalgia em gestantes vinculadas ao programa de atenção às gestantes do município de Vila Lângaro
Publicação: 2018
Resumo: A gestação é uma condição fisiológica que envolve uma série de mudanças no corpo da mulher podendo gerar também quadros álgicos. A lombalgia apresenta uma alta incidência entre as gestantes. O presente estudo buscou verificar a incidência de lombalgia em gestantes do Programa de Atenção às Gestantes do município de Vila Langaro/RS. Também objetivou caracterizar as mulheres integrantes desse programa, relacionar a intensidade de dor lombar e identificar a opinião das gestantes em relação a atuação profissional do Fisioterapeuta do Programa. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo , transversal de caráter quali-quantitativo. A população foi composta por gestantes atendidas pelo Programa, tendo como amostra 20 mulheres que são atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) deste município, com idade superior a 18 anos, em qualquer período gestacional e que consentiram a participação através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados informaram que das 20 gestantes entrevistadas, 10 possuiam lombalgia( incidência de 50%) destas 10 gestantes que apresentaram lombalgia, 8 estavam na 28ª a 32ª semana de gestação com um nível de dor moderada. Já com relação a opinião das gestantes acerca da atuação do profissional Fisioterapeuta, 100% das participantes manifestaram ser satisfatória a atuação deste profissional, por ser ele capacitado a passar orientações posturais. Conclui-se que a lombalgia é um acometimento frequente entre as gestantes podendo dificultar a realização de suas tarefas diárias, nestas condições , a presença do fisioterapeuta no programa é de grande importância por ser um profissional capaz de orientar sobre os cuidados posturais no período gestacional e no pós parto promovendo assim uma melhor qualidade de vida a gestante.
Assunto(s): Fisioterapia
Mulheres grávidas
Dor lombar - Exercícios terapêuticos
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização - Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia
Departamento: Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Secco.pdf300,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Fernanda Secco.pdf
  Restricted Access
773,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.