Repositório Digital | URI Câmpus de Erechim


Bem-vindo ao nosso Repositório Digital, onde convergem as conquistas acadêmicas e intelectuais de nossa comunidade.

Aqui, reunimos uma coleção diversificada de teses, dissertações e artigos científicos que refletem o empenho e a inovação característicos de nossa instituição.

 

Comunidades

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Publicações Recentes

Imagem de Miniatura
O impacto na qualidade de vida de profissionais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na linha de frente à pandemia da COVID-19
(2021) Pereira, Viviane Elize; Malysz, Karine Angélica
A SARS-Cov-2, popularmente chamada de COVID-19, trouxe muitas consequências de vida físicas e emocionais aos profissionais de saúde. Diante disso, esse estudo teve por objetivo geral relatar o impacto na qualidade de vida de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos em enfermagem da linha de frente à pandemia da COVID-19, e como específicos descrever o perfil da amostra, relatar os medos, avaliar a qualidade do sono e correlacionar a qualidade de vida com a qualidade de sono destes profissionais. A amostra foi composta por 30 profissionais, de ambos os sexos, com média de idade de 35,17 ± 8,79 anos, sendo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuaram na linha de frente do COVID-19 no ambulatório e UTI da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e do Hospital de Caridade, ambos de Erechim- RS. A análise dos dados foi realizada com abordagem quantitativa pela estatística descritiva simples através de média, desvio padrão, percentual e estatística inferencial pelo teste de Correlação de Pearson. Como resultados observou-se que em ambos hospitais apresentaram uma auto-avaliação da qualidade de vida boa, com maiores escores nos domínios Físico (73,21%) e Psicológico (70,42%), e menores escores nas relações sociais (68,61%) e meio Ambiente (63,44%). Do total, 53,33 % dos profissionais classificaram sua qualidade do sono boa, e no escore Global do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh classificou-se como Ruim. Deste modo, conclui-se que os profissionais apresentaram uma boa qualidade de vida com diminuição da qualidade do sono.
Imagem de Miniatura
A influência da exposição a fatores de risco no desenvolvimento de escolares com Síndrome de Down na cidade de Erechim e suas cidades limítrofes
(2021) Pietzki, Paola Alessa da Silva; Malysz, Karine Angélica
A Síndrome de Down, assim como várias síndromes genéticas, é fator de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor, podendo agravar-se quando associado a outros fatores de risco, ou compensado pelos fatores de proteção. Sendo pertinente a investigação desses fatores em indivíduos com síndromes genéticas. Esta pesquisa de cunho quali-quantitativo buscou avaliar a influência da exposição a fatores de risco no desenvolvimento de escolares com SD na região de Erechim e suas cidades limítrofes. Composta por 16 responsáveis de indivíduos com SD, de 7 a 18 anos, em fase escolar. Aplicado questionário de Identificação e Perfil Sociodemográfico, PAEDI, e WHOQOL-bref. A análise dos dados deu-se por descritiva simples para média e desvio padrão, para dados paramétricos, teste T pareado, para correlação dos dados, teste não paramétrico Spearman. Conclui-se que, indivíduos com SD residentes de Erechim e suas cidades limítrofes, possuem idade de 11±3,3, com maior incidência do sexo feminino. Apresentaram, na sua maioria, peso ao nascer acima de 2.500g, alta adesão a fisioterapia, residentes em sua maioria em área urbana. Possuindo maior porcentagem da renda familiar, entre dois a três salários mínimos. A suplementação de ferro foi mais consumida do que vitamina D nos dois primeiros anos de vida. E esta suplementação de ferro, apresentou correlação significativa em relação ao desenvolvimento do indivíduo com SD. Ainda, houve prevalência do sexo feminino como cuidador principal dos indivíduos com SD. Avaliando, qualidade de vida destes, percebe-se uma tendência a menor desempenho nos domínios físicos e psicológicos. Com essa pesquisa espera-se contribuir com o conhecimento desse perfil, incitando a construção de ações ainda no nível primário.
Imagem de Miniatura
O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC
(2024) Bortoletti, Hélen Clara Keller; Caron, Márcia dos Santos
O trabalho “O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC” busca trazer uma visão sobre o o que é a o tradicionalismo e como inclui-lo utilizando a própria BNCC. Objetiva proporcionar novas análises, discussões e reflexões sobre o quão pouco o tema é trabalhado em salas de aula. Justifica-se pela obrigação de que os principios da BNCC sejam exercidos de forma correta auxiliando assim na aprendizagem. Foi iniciado a partir de pesquisas bibliográficas que possibilitaram grande entendimento sobre os temas conseguindo desta forma conectar os mesmos com a realidade. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam a importância de valorizar e preservar as tradições locais no processo educacional promovendo desta forma o respeito e o conhecimento das culturas regionais.
Imagem de Miniatura
Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento
(2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane Zanin
O presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
Imagem de Miniatura
Primeiro surto psicótico: desencadeantes e demais fatores associados, em usuários de CAPS II no município de Erechim, Rio Grande do Sul
(2024) Schneider, Amanda Peracchi; Ronchetti, Ramiro
A esquizofrenia é um grave transtorno psiquiátrico que, normalmente, tem início no final da adolescência ou no início da idade adulta e é precedida por uma personalidade pré-mórbida. Entretanto, habitualmente, o diagnóstico é realizado após o primeiro surto psicótico, que é um evento neurológico traumático que pode ser desencadeado por situações potencialmente geradores de crise. Sendo assim, esta pesquisa busca analisar a personalidade pré-mórbida e os desencadeantes do primeiro surto psicótico em usuários do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II) de Erechim, Rio Grande do Sul, diagnosticados com esquizofrenia. Para isso, participaram 16 pessoas, com idade entre 33 e 70 anos e de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada com a aplicação de formulários, cujos dados foram analisados, organizados e apresentados em forma de tabelas e gráfico, associados à análise descritiva. Desse modo, esta pesquisa classifica-se como observacional, de natureza transversal e retrospectiva, com objetivo descritivo e abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Constatou-se que, apesar da maioria dos entrevistados terem apresentado particularidades na personalidade pré-mórbida, de todos terem passado por alguma situação desconfortável pouco antes do primeiro surto psicótico, assim como todos terem experenciado a psicose, isso não lhes proporcionou o atendimento precoce somado aos seus benefícios.