Navegando por Orientador "Grendene, Roberta"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Centro de amparo à saúde animal e abrigo para cães e gatos abandonados(2023) Ferreira, Mariele Júlia; Grendene, RobertaA situação de abandono de animais domésticos tornou-se um dos principais desafios para a manutenção da saúde pública e do cuidado adequado destes animais. A falta de preparo, adoção impulsiva ou imprudência tutelar, entre outros motivos, contribuem para o aumento de animais em situação de abandono e superlotando Organizações não Governamentais - ONGs e instituições de auxílio aos mesmos. Grande parte dos municípios no Brasil não possui um local público adequado que forneça todas atividades para prevenção e tratamento de doenças por meio da retirada de animais das ruas, com a finalidade de oferecer cuidados, abrigo e, finalmente, uma adoção responsável.
- Centro de apoio à mulheres: espaço de acolhimento especializado para vítimas de violência doméstica no município de Erechim-RS(2020) Lazzari, Paola Leticia; Grendene, RobertaA violência doméstica é um problema social que persiste à séculos, mas atualmente passou a ser visto como um problema de saúde pública, e tem sido enfrentado como tal. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essa prática seja extinta, visto que, os índices só têm aumentado. Na tentativa de diminuir a recorrência dos feminicídios foram criadas medidas de proteção às vítimas, sendo uma delas, as casas abrigo; que por um determinado tempo foram eficientes. Porém, hoje não comportam a demanda e nem suprem com os anseios das vítimas. Diante disso, surge a necessidade de reformulação desses espaços, para promover a segurança, o bem-estar e a requalificação da vida da mulher, oferecendo muito além de uma casa segura. Mas espaços que oportunizem o acesso à educação, a cultura, a assistência social e jurídica, dessa forma oferecendo o amparo e os estímulos necessários para a recuperação da autoestima, e auxiliando na reintegração da mulher em sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico uma casa abrigo para o município de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia desse trabalho é descritiva baseada em análise de dados secundários. Os resultados da pesquisam reforçam a necessidade de uma casa abrigo, que ofereça espaços adequados, acessíveis, que oportunize à aprendizagem, e forneça o amparo necessário para que as mulheres sintam-se prontas para criar uma nova história.
- Centro de Referência da Assistência Social: requalificação do CRAS Gaurama(2020) Skrzypek, Luciana; Grendene, RobertaAs condições de desigualdade social podem ser entendidas como uma forma manifestação das contradições das relações sociais e de trabalho; as políticas públicas são um modo do Estado intervir nesta situação, em âmbito político, social, cultural e econômico. A implantação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) é fruto de um desses princípios, o de assegurar o auxílio do Estado no contexto social, trabalhando com famílias em situação de vulnerabilidade e fortalecendo tanto o núcleo familiar como os integrantes individualmente. O trabalho a seguir é baseado na requalificação do CRAS da cidade de Gaurama/RS, através do projeto arquitetônico de uma nova sede para a instituição, desenvolvido através da intervenção em uma preexistência com valor cultural e histórico para o município. Esta intervenção tem dois objetivos principais; garantir a preservação, manutenção e adaptação do prédio antigo para um uso atual e de caráter social e melhorar a estrutura física do CRAS, possibilitando o atendimento de mais famílias, a disponibilidade de uma variedade maior de atividades e a consolidação do espaço físico da instituição como uma referência, com identidade visual marcante, que seja reconhecida pelos habitantes da cidade como parte da comunidade.
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Guarama-RS(2023) Rosset, Sabrine Laís; Grendene, RobertaOs CRAS surgiram em 1999 com o nome de NAF - Núcleo de Apoio à Família e em 2005, com a nova Política de Assistência Social, passaram a se chamar CRAS para institucionalizar, na ação diária, o real conceito de uma política pública que é direito do cidadão e dever do estado (GRUPO AFRO REGGAE, 2015). É caracterizado como a porta de entrada das políticas de assistência social no Brasil. Nele constitui-se a rede de proteção e promoção social que o governo federal vem implantando, evidenciando-se, assim, a compreensão de que a assistência social é um dever do Estado, e em contrapartida, um direito do cidadão.
- Centro de Treinamento Legionárias(2021) Santos, Letícia Rieder Alves dos; Grendene, RobertaO Brasil tem, nos últimos tempos, um dos programas de formação desportiva que mais revela jogadores de futebol no mundo, mas em contraponto não possui uma estrutura de centros de treinamento digna para tal posição. No ano de 1924, na cidade de Erechim/RS, foi fundado o Ypiranga F. C., que funcionou por muitos anos como um clube social, disputando campeonatos de futebol amador. A primeira torcida organizada do clube, chamada de "As Legionárias", era formada por Senhoras e Senhoritas que, durante os jogos, vendiam botões de rosas para arrecadar dinheiro ao clube.
- Centro de Valorização Cultural: requalificação de edificação preexistente em Jacutinga-RS(2021) Conte, Tainara; Grendene, RobertaA história de um lugar está relacionada ao que ficou presente no imaginário coletivo e que pode ser contada sobre um determinado local. Sobre o patrimônio cultural aplicado nas edificações - sejam elas tombadas ou não possibilitam a notória percepção da evolução da sociedade e, portanto, tem valor imensurável culturalmente, transmitindo o legado construído ao longo e durante as gerações. Logo, as intervenções e requalificações devem manter a atmosfera e o caráter das edificações histórias preexistentes, com a intenção de propor novos espaços adequados às novas necessidades da vida contemporânea. O município de Jacutinga/RS possui imóveis com estilos arquitetônicos Art déco e coloniais, carentes de manutenção, muitos em ruínas, transparecendo um descaso com a comunidade e a importância histórica cultural do município. Assim, é necessária uma urgente proposta de valorização das edificações existentes, conscientizando a comunidade quanto a importância da preservação do patrimônio cultural edificado em Jacutinga. Com isso, a revisão bibliográfica aborda os aspectos relacionados ao patrimônio cultural material e imaterial, a intervenção em preexistência visando uma requalificação, e a relação da arquitetura com ambientes comerciais sejam eles, pubs, mercearias ou espaços multiusos e gastronômicos. A metodologia aborda as características do município de Jacutinga, e ao final, análises de estudos foram realizadas a fim de elaborar uma proposta de requalificação de edificação preexistente para o mesmo, valorizando a atividade oferecida atualmente na edificação, aliada com a reafirmação da história do encontro entre as pessoas, preservando e fortificando a cultura existente neste local, para que a população adulta e idosa possam desfrutar de ambientes novos, com usos múltiplos e específicos.
- Centro gastronômico Balvedi: a requalificação do espaço construído como forma de preservação cultural(2020) Munaretto, Guilherme Cezaro; Grendene, RobertaA relação da sociedade com o ambiente em que se vive deve ser pautada pelo respeito e conservação. Assim é necessário instigar cada cidadão a buscar fontes de preservação da cultura, seja material ou imaterial. As edificações que herdamos de nossos antepassados fazem parte desta cultura, pois representam de forma física a história vivida. O município de Erechim/RS possui uma arquitetura rica, porém em alguns casos carentes de manutenção, transformando importantes imóveis em ruínas. Desde modo, a tecnologia e as técnicas construtivas empregadas na construção civil permitem que as edificações em estado de degradação possam receber intervenções, proporcionando melhoramentos e deixando-as aptas às necessidades atuais (IPHAN, 1937). Este estudo propõe o desenvolvimento em nível de anteprojeto arquitetônico a requalificação do imóvel conhecido como Balvedi, uma edificação de caráter histórico no município de Erechim, potencializando o desenvolvimento cultural da sociedade local através de um centro gastronômico e de um espaço comercial que valorize a memória afetiva que a edificação possui. O trabalho comtepla-se por meio de pesquisas bibliografias em busca das gastronomias das etnias, uso de materiais, levantamento de dados relativos ao terreno e normas técnicas para implantação do anteprojeto. Igualmente contempla a pesquisa de campo, que ofereceu suporte para medições e conhecimento do local, a partir de uma visita ao local para levantamento de informações da área de intervenção.
- Complexo 20 de Março: lazer, cultura e gastronomia para o município de Barra do Rio Azul-RS(2022) Faccio, Leonardo Luís; Grendene, RobertaAs cidades estão em um processo interminável de transformação, tanto nas áreas urbanas como na sociedade. Eventualmente, uma sociedade é transformada pelas culturas e espaços classificados. Construir este espaço é como um movimento social e cultural que muda de dia para dia. Todavia, transformações tendem a ser exaustivas, tanto para o espaço urbano – que sofre com essas mudanças que acontecem frequentemente – quanto para a população. O resultado é a procura por uma área que atenda a necessidade da população de se sentir à vontade e acolhida. (VERÍSSIMO, 2018). Os espaços públicos têm papel importante no meio urbano, pois aproximam o homem das condições naturais e agem sobre o lado físico e mental do ser humano, sendo de extrema importância na garantia da qualidade de vida dos cidadãos. (SADER; VERÍSSIMO, 2018) Neste contexto, os parques urbanos têm o intuito de ser uma fuga para a urbanização recorrente que ocorre nas cidades, uma vez que proporcionam bem-estar, lazer e consequente qualidade de vida, sendo capazes de conectar as pessoas à natureza.
- Um lugar: novo terminal rodoviário de Erechim-RS(2019) Reis, Gian Marcelo dos; Grendene, RobertaOs territórios brasileiros evidenciam inúmeros problemas de planejamento, e, dentre esses, a mobilidade é considerada um dos principais. Isso porque, os investimentos públicos foram direcionados a indústria automobilística e negligenciados aos incentivos de transportes coletivos e públicos. Erechim, como a maioria das cidades brasileiras, não apresenta infraestrutura e incentivo para as atividades de transporte coletivo. Desse modo, o desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico sobre “terminais rodoviários” se torna indispensável, para a valorização do espaço urbano, benefício da qualidade de vida e estímulo do uso de transporte coletivo. Assim, o objetivo deste trabalho é elaborar um anteprojeto arquitetônico de um novo terminal rodoviário para a cidade de Erechim/RS. A metodologia do trabalho está dividida em duas fases. Sendo a primeira, caraterizada como pesquisa teórica e a segunda, como prática.
- Residencial para idosos Santa Ana: proposta para o município de Gaurama-RS(2020) Giesel, Alana Saccomori; Grendene, RobertaEnvelhecer é um processo tão antigo quanto nós, seres humanos, porém apenas atualmente foi considerado possível para a maioria das pessoas no mundo. A estimativa de vida aumentou e segue aumentando e, consequentemente, a população idosa também. Todavia, infelizmente, a maioria das residências tradicionais, as quais as pessoas vivem por toda a vida, não atendem as necessidades de uma pessoa com idade avançada, afinal, muitas vezes esse processo resulta em redução da mobilidade, doenças crônicas e outros. Não apenas por esse motivo, mas também para que os idosos possuam uma instituição específica para eles, que enalteça e valorize seus conhecimentos, além de oferecer bem-estar, lazer, segurança e convívio social, é que um residencial para idosos tem imprescindível necessidade. Diante disso, os projetos arquitetônicos precisam dar resposta a essas necessidades humanas, de uma sociedade cada vez mais idosa. Também se vê a necessidade de conscientizar as pessoas de maior idade da importância de residir em instituições direcionadas a elas, desconectando a relação de residenciais para idosos com hospitais. No entanto, poucas cidades no Brasil dispõem dessa importante tipologia arquitetônica. Seguindo essa realidade nacional, na cidade de Gaurama, no estado do Rio Grande do Sul, existe um pequeno residencial que não supre a crescente demanda. Assim, o objetivo deste trabalho é propor, em nível de anteprojeto arquitetônico, um residencial para idosos para a cidade de Gaurama. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica sobre o tema, análise do terreno e seu contexto e também de estudos de caso semelhantes para que, na sequência, seja realizada a proposta de estudo preliminar. Os resultados da pesquisa evidenciam que lar de idosos de qualidade aumentam o bem-estar e a qualidade de vida dos residentes, por meio das atividades ofertadas, da convivência e socialização entre as pessoas, e principalmente, através de uma arquitetura acolhedora e funcional.
- Terminal rodoviário de Erechim: melhoria proposta no modal rodoviário através de uma arquitetura humanizada(2022) Gempka, Simone Andréia; Grendene, RobertaO Transporte coletivo impacta na qualidade de vida das pessoas; Problemas aumentam a medida que aumenta o crescimento dos conglomerados urbanos, o fluxo dos veículos nas rodovias e a quantidade de pessoas que se deslocam de uma cidade a outra; Demanda de gestões públicas mais eficientes e maiores investimentos para amenizar o problema; Incentivo ao uso dos transportes coletivos diminui veículos nas rodovias e seus impactos negativos.
- A valorização do antigo pelo novo: Biblioteca Municipal de Erechim-RS(2022) Miranda, Daiane Cláudia Biasi; Grendene, RobertaDe uma forma geral, as bibliotecas têm o objetivo de fomentar a educação, cultura, informação e até mesmo o lazer para a sociedade em que estão vinculadas, de maneira a serem essenciais para o desenvolvimento dos intelectos sociais. Alguns autores destacam o estímulo desses aparelhos culturais. Por essa razão, é um importante aparelho cultural que deve ser fomentado, apoiado e subsidiado por políticas públicas fortes que a fortaleçam”. RIBEIRO; FERREIRA, (2016, p.23) No momento, a inserção da biblioteca pública acontece num local com pouca metragem quadrada, impossibilitando o atendimento de uma demanda de escola com mais de sete alunos, além de não haver a oportunidade de crescimento do acervo, que hoje oferece cerca de 35 mil livros. Com tudo, ainda há falta de acessibilidade no prédio, impedido o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção motora de usufruir do espaço. As edificações históricas da cidade estão em estado precário, as que dispõem de comércio local estão com a fachada da testada principal denegrida, por conta do mau uso de placas comerciais ou utilização indevida de coloração; as que não contam com comércio, não recebem a manutenção devida para a preservação. É de grande apreço que estes aparelhos estejam implantados num edifício histórico, enaltecendo a memória regional da população, além de lembrarmos da nossa origem. O autor Pereira (2019, p. 165), ressalta a importância de preservar as edificações: “Grande riqueza construtiva e tipológica, o que nos aponta para a necessidade ainda maior do estudo e da preservação dos remanescentes”. Importante ressaltar que a nossa herança cultural pode ser deliberadamente impactada e preservada, quando há a existência de uma biblioteca pública. Gomes (1981) evidencia a biblioteca e sua ação social: “A biblioteca como criação social reflete a cultura que a gerou e, por sua vez, atua sobre a cultura à medida que, vinculando seus valores, crenças e padrões comportamentais, contribui para a preservação e difusão da herança cultural”.