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Navegando por Orientador "Pagliosa, Joseliane Zanin"

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    A importância das estratégias psicomotoras no processo de alfabetização
    (2024) Orso, Nadine Taís; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como temática as estratégias psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização. A etapa inicial da aquisição da leitura e da escrita é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e é frequentemente marcada por sentimentos de expectativa, aflição, receio e ansiedade, tanto para elas quanto para suas famílias. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre a contribuição da área psicomotora, no processo de alfabetização refletindo acerca das estratégias possíveis e necessárias para a consolidação de uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva. A pesquisa exploratória, de base bibliográfica e qualitativa, fundamenta-se na leitura, análise e síntese de artigos científicos e obras que tratam sobre a temática. Os estudos apontam que a criança precisa desenvolver habilidades motoras, para que a alfabetização ocorra de maneira mais significativa, permitindo que a mesma reconheça as letras e palavras, mas também tenha domínio dos movimentos.
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    A contribuição dos jogos e das brincadeiras para o processo de aprendizagem na clínica psicopedagógica
    (2017) Guth, Ana Cândida; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente artigo tem como tema “A contribuição dos jogos e das brincadeiras para o processo de aprendizagem na clínica psicopedagógica”. É resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa com aprofundamento teórico através de estudo bibliográfico e leituras discutidas em sala de aula durante o curso de pós graduação. Apresenta como objetivo central investigar de que forma os jogos e as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na clínica psicopedagógica. O estudo justifica-se pela necessidade, cada vez mais, da participação do psicopedagogo na área da educação, tendo em vista o elevado número de problemas de dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas, motivo pelo qual o trabalho clínico, com profissional qualificado, torna-se fundamental. Observa-se com a pesquisa que o uso de jogos e brincadeiras na clínica psicopedagógica pode auxiliar o paciente no aumento de sua capacidade de criar e reinventar o mundo. Quando adequados ao interesse, capacidade e necessidades de cada criança, os jogos e brincadeiras são recursos tanto para avaliação diagnóstica quanto para intervenção clínica. Acredita-se que o Psicopedagogo pode auxiliar na melhoria das condições do processo de ensino-aprendizagem, além de atuar na prevenção dos mesmos.
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    Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento
    (2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane Zanin
    O presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
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