Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/39
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- Administração por objetivos: Unicred Erechim um estudo de caso(2019) Boller, Josué Carlos; Sartori Junior, ZilioEste trabalho propõe um estudo bibliográfico dos aspectos conceituais da Administração por Objetivos. A temática não é recente e por isso pode ser comparada com novos modelos de administração implantados nas diversas organizações, entre elas, cooperativas de crédito. Com base em livros e publicações sobre o tema, o objetivo geral é conhecer a Administração por Objetivos, visando também comparar modelos de gestão e como ela pode contribuir para aperfeiçoar a administração de cooperativas de crédito, como a Unicred Erechim. Bibliográfica e teórica, a pesquisa tem tratamento de dados com abordagem qualitativa, visando investigar os fatos e suas relações com o assunto. O estudo concluiu que a Administração por Objetivos é a base de qualquer forma de gestão, inclusive da praticada pela Unicred Erechim, e que o sucesso no alcance dos objetivos organizacionais almejados será função da implementação bem-sucedida de boas estratégias, que possibilitem o estrategista deslocar, realocar, ajustar, reconciliar de modo sistemático e intensivo os recursos organizacionais e as competências essenciais, aproveitando as oportunidades emergentes no ambiente de negócios e neutralizando as ameaças e contingências que surgem pela frente.
- As alterações trazidas pelo código de processo civil brasileiro de 2015 ao precedente judicial(2018) Silva, Kiane Follmann da; Calegari, CassianoNo ano de 2016 entrou em vigência a Lei nº 13.105 de 2015, mais conhecido como o novo Código de Processo Civil, trazendo alterações e modificações ao ordenamento jurídico brasileiro. Dessa forma, o presente trabalho procura tecer considerações acerca de uma destas mudanças, o precedente judicial. A partir da análise dos institutos da common law e civil law demonstraremos a influência advinda do direito inglês ao ordenamento jurídico brasileiro. Posteriormente, traremos considerações acerca da conceituação de precedente, aplicação e previsão legal. A metodologia adotado para o desenvolvimento do presente artigo, foi estudo bibliográfico e o método hipotético-dedutivo.
- Análise da viabilidade econômica na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de eletricidade(2019) Deboni, Alexandre Roberto; Buriol, JuarezO antagonismo existente entre a o aumento contínuo da demanda por energia e a constante escassez de oferta, cria o cenário ideal para o desenvolvimento e o acesso a outras fontes energéticas antes pouco difundidas. Na busca por novas fontes alternativas, a energia solar fotovoltaica surge como uma excelente opção, pois é abundante, renovável e limpa, tornando-se uma ótima fonte de energia complementar, inclusive para o setor primário, que sofre com o reflexo nos custos de produção. Este artigo visa difundir o desenvolvimento da geração de energia através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico e apresentar sua viabilidade econômica através de análises de projetos de investimentos. Com o propósito de auxiliar a tomada de decisão, empregamos métodos que permitem, a partir de um investimento inicial, encontrar os retornos futuros com a economia gerada. A fim de possibilitar melhor planejamento orçamentário e previsibilidade das despesas, aplicamos os indicadores do valor presente líquido, da taxa interna de retorno e do prazo de retorno do investimento, que em conjunto, demonstram a redução dos custos de produção com a economia gerada com a matriz energética proposta.
- Aplicação da matriz Nine Box em uma cooperativa para mapear talentos e desenvolver pessoas(2018) Alécio, João Luiz Cuareli; Souza, Júnior Luiz deExistem ferramentas que convêm como auxílio aos gestores afim de proporcionar maior conhecimento sobre as equipes que lideram. Uma ferramenta útil e de fácil aplicação é a matriz Nine Box. Tal ferramenta, depois de aplicada, classifica empregados em 9 tipos de perfis de acordo com potencial e desempenho dos mesmos. Isso facilita a gestão dos líderes, pois fica visível os gaps de cada empregado para serem trabalhados, seja em potencial ou desempenho. A ferramenta também dá ao gestor uma visão macro de seu setor, apontando quais as atividades que menos possuem pessoas habilitadas para executarem. O objetivo deste estudo foi aplicar a ferramenta matriz Nine Box em um setor de produtos industrializados afim de facilitar a gestão do líder setorial. A ferramenta foi aplicada com sucesso, e após o término da mesma, obteve-se dados valiosos que servirão de auxílio para o líder setorial, como por exemplo, que em atividades específicas cerca de 43% do seu quadro de empregados não possuem nenhuma habilidade ou potencial de executar.
- Bancos digitais: estudo sobre os fatores de adesão e permanência de clientes(2019) Berti, Daiane; Orso, Lidinei ÉderO conceito de serviços bancários vem evoluindo de acordo com a tecnologia e digitalização. Progressivamente, os bancos digitais facilitam o acesso aos serviços financeiros e trazem conveniências ao cliente por meio da inovação tecnológica. Diante desse cenário, buscou-se identificar os mais conceituados bancos digitais disponíveis aos consumidores brasileiros, assim como seus diferenciais em relação aos bancos tradicionais. O objetivo do presente estudo é analisar os principais fatores que atraem os consumidores a aderirem ao serviço dos bancos digitais, bem como a continuarem utilizando esse serviço. A fim de alcançar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento e a coleta de dados foram realizados por meio de questionário tipo survey com escala Likert de 5 pontos. A amostra é composta por 223 questionários. O resultado da pesquisa indica que a ausência de cobrança de taxa de anuidade do cartão de crédito é o principal fator que leva à abertura de novas contas como também é o mais importante na decisão de se manter como cliente. Os resultados trazem ainda como fatores considerados mais importantes a ausência de cobrança de taxa de manutenção, fazer todas as transações por meio da internet e consulta de saldos e extratos sem pagar nenhuma tarifa. Enquanto isso, programas de milhas/acúmulo de pontos/Cashback são os serviços considerados menos importantes para a amostra. Outros fatores considerados menos importantes são saques na rede de Bancos 24 Horas e oferta de serviços e produtos como investimentos, seguros, empréstimos e financiamentos.
- Caracterização da gestão adequada da água tratada e esgotamento sanitário : desafios na gestão das águas no município de Erechim-RS(2019) Lopes, André Ricardo; Langoski, Leandro Marcio; Decian, Vanderlei SecrettiCom o aumento de demanda por água para os diversos usos múltiplos, potencializa-se a crise hídrica e dificuldades de desenvolvimento de certas atividades econômicas e uso humano. A natureza não é uma fonte inesgotável de recursos, da qual pode ser depredada em ritmo desordenado e, ao mesmo tempo, explorada de forma extrema sem nenhum cuidado quanto a sua regeneração, pelo contrário, busca-se investir em uma relação harmônica e equilibrada, da qual, apresentam-se necessariamente um modelo de desenvolvimento sustentável. Sendo assim, este trabalho, visou analisar a gestão hídrica no município de Erechim – RS. Parte-se do viés de uma aproximação com a realidade e, verificação do atual sistema de abastecimento, apresentando elementos diversos de seu funcionamento, bem como, fazendo um paralelo entre água disponibilizada e água efetivamente consumida, perdas de água pelo sistema, mananciais de abastecimento e esgotamento sanitário. O texto apresenta três partes, na primeira faz-se uma leitura da situação global em relação aos recursos hídricos, na segunda aponta-se para elementos constitutivos as leis nacionais e estaduais que regulam nossos sistemas, e na terceira, parte-se da realidade de Erechim, apresentando elementos importantes relacionados ao aspecto do consumo, do cuidado e da responsabilidade. O texto conclui-se apontando alguns caminhos e, ou propostas que possam intervir positivamente para melhorar a gestão e, ao mesmo tempo para conscientizar a comunidade e a sociedade quanto à responsabilidade partilhada, percebendo cada vez mais que o cuidado dos recursos hídricos depende de um conjunto de ações. O cuidado da natureza faz parte de um estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e em comunhão de acordo com o proposto pelo Papa Francisco, e, previsto na Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.
- Como a gestão de competência e uma liderança inteligente podem incentivar um bom plano de carreira(2019) Zanandrea, Matheus; Souza, Júnior Luiz deNos dias de hoje, um mundo extremamente competitivo, cada vez mais podemos notar uma alta rotatividade em empresas. Este fator por sua vez é prejudicial para as empresas e há meios para se minimizar isto. Este artigo tem por finalidade fazer uma análise, com base teórica sobre como uma boa gestão de competências, juntamente com uma liderança inteligente podem fazer com que seja implantado de forma eficiente um plano de carreira em uma empresa. O como a vivência entre gerações e construções de conhecimentos podem de fato melhorar o nível do conhecimento da empresa. Também unir a Liderança Inteligente junto com um bom Plano de Cargos e Salários, ambos baseados em competências sólidas e bem elaboradas tanto da empresa quanto do funcionário. Utilizando destas ferramentas o crescimento em ambos os lados acaba se tornando algo natural.
- Conciliação e mediação como mecanismos alternativos para a resolução de conflitos: realidade da Justiça Federal da 4° Região(2019) Quadros, Lindomar Jorge de; Santos, Luciano Alves dosO presente estudo tem por objetivo analisar a evolução da Conciliação e da Mediação no Brasil, bem como os desafios do Poder Judiciário em relação aos mecanismos de resolução de conflitos no âmbito judicial. Analisou se as características da Conciliação e da Mediação diante do CPC/15, Lei 13.105/15 e seus desafios estabelecidos diante das Normas Fundamentais do Processo Civil e Lei da Mediação n° 13.140/2015. Destaca se também de como é a organização estrutural do CEJUSC, estabelecida pela Resolução 125/10 do CNJ Conselho Nacional de Justiça, bem como a forma de conciliar desenvolvida no SISTCON – Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região, e CEJUSCON Centro Judiciário de Conflitos e Cidadania, viabilizando a prática da Conciliação e assim, promovendo a solução de conflitos de maneira mais célere e definitiva. O método de pesquisa utilizado foi o analítico descritivo, através da técnica de pesquisa bibliográfica, bem como da análise da legislação e doutrina existentes.
- Contribuições do planejamento estratégico participativo no desempenho de uma equipe escolar(2018) Florianovitch, Mônica; Mozatto, Anelise RebelatoA pesquisa tem como objetivo analisar a influência do planejamento estratégico participativo no desempenho de uma equipe escolar. Compreende-se que para que uma organização possa melhorar seus resultados ela deve contar com uma gestão que consiga envolver e integrar sua equipe no processo de planejamento e execução das atividades que são desenvolvidas, e que para tanto, o planejamento estratégico participativo pode ser considerado como uma ferramenta eficaz na gestão estratégica de pessoas. A pesquisa suporta-se, teoricamente, no contexto de gestão escolar e planejamento estratégico participativo. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo descritivo. O método de pesquisa foi um estudo de caso realizado em uma escola municipal de educação infantil. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e da observação não participante. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que o processo de planejamento estratégico participativo vem trazendo melhorias constantes para a organização e sua equipe, trazendo autonomia e confiança nos desenvolvimento de suas atividades e na resolução de possíveis problemas. As contribuições da pesquisa podem servir de base para que o planejamento estratégico participativos e a gestão escolar compartilhada continue a ser implementado e aperfeiçoado no âmbito das organizações escolares.
- Coparentalidade: uma nova configuração familiar?(2018) Batistoni, Micheli Raldi; Sartori, Giana Lisa ZanardoA presente pesquisa analisou se a coparentalidade é uma nova configuração familiar e como se constitui. Essa forma de família pretende abranger as pessoas que possuem o sonho de exercer a paternidade/maternidade, sem manter ou nutrir um vínculo amoroso com a outra parte. Neste enfoque, surge o problema principal, que se insere no âmbito do Direito de Família, Direito Civil e com influência também no Estatuto da Criança e do Adolescente, a ser elucidado por esta pesquisa: Como iniciar uma configuração familiar sem vinculo amoroso entre as partes? Pode ser considerada uma família? Para os problemas apresentados, algumaspossibilidades que foram discutidas no decorrer do artigo:Uma configuração familiar sem vinculação amorosa pode ser iniciada de várias formas, entre elas por um contrato, onde as partes irão estabelecer cláusulas quanto às formas de cuidado com o filho, visitas, custos e convivência, com certeza o contrato não irá abranger todas as possibilidades e deverão existir acordos determinando a aplicabilidade de outras normas.Uma configuração familiar sem vinculação amorosa (projeto parental) não requer necessariamente um contrato escrito com cláusulas, pode ser também iniciado de forma tácita e caso haja dificuldade buscar -se-á o judiciário. Nota-se que independente do formato jurídico deve-se priorizar o melhor interesse do filho ou filhos oriundos desse projeto parental, respeitando a dignidade humana fundamentando-se no afeto. A metodologia utilizada é analítica descritiva através da técnica bibliográfica.
- Cultura e mudança organizacional: estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do setor de plásticos(2018) Bieniek, Andressa; Giotto, Olivo TiagoO presente trabalho é um estudo sobre cultura e mudança organizacional. Com intuito de investigar a relação entre a cultura organizacional e as mudanças decorrentes no âmbito empresarial, foi realizado um estudo em uma indústria de pequeno porte do setor de plástico. Teoricamente, trata-se de um estudo de caso e a metodologia utilizada é uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados de duas fontes básicas: entrevistas semiestruturadas e obras literárias e artigos, a fim de atender às necessidades da pesquisa. Concluiu-se que o estudo da cultura organizacional é de grande valia e a cultura de proatividade dos proprietários é o principal elemento que influencia nas mudanças organizacionais da empresa estudada.
- A (des)necessidade do advogado nas sessões de conciliação e mediação(2019) Poersch, Felipe Bernardi; Detoni, Vera Maria CalegariA análise parte de um breve apanhado histórico, com posteriores apontamentos acerca do atual sistema brasileiro de resolução de conflitos, através dos institutos da conciliação e da mediação previstos na Lei 13.105/15 (CPC), Lei 13.140/2015 (Lei da Mediação) e demais legislações esparsas. Após, discorre-se acerca da necessidade (ou não) da presença de advogados nas sessões de conciliação e/ou mediação, tudo com base nas legislações acerca do tema, em conjunto com os entendimentos dos órgãos que regem alguns desses institutos, tais como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- A desconsideração da personalidade jurídica nos processos judiciais de execução fiscal, ante o código de processo civil(2018) Fonseca, Vinícius Moresco da; Santos, Luciano Alves dosO presente trabalho tem como foco o incidente de desconsideração da personalidade jurídica trazido ao ordenamento jurídico pelo Código de Processo Civil de 2015. Em especial, visa elucidar o possível cabimento do referido incidente ao rito processual das execuções fiscais, precisamente no tocante ao redirecionamento da execução aos sócios-gerentes. Utilizou-se o método de abordagem dedutivo, no qual as conclusões foram decorrentes de dados obtidos em pesquisa bibliográfica e legislativa e, ainda, em artigos de revistas e internet. Para sua operacionalização, destacam-se julgados de diversos órgãos jurisdicionais brasileiros, a fim de que seja amparada uma solução à temática proposta.
- Dificuldades e fatores que interferem na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Brasil(2018) Piran, Samara Maria; Santos, Luciano Alves dosO presente artigo tem por finalidade enfatizar as maiores dificuldades e os principais fatores que interferem na inclusão das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho e de fazer parte do quadro de funcionários em uma organização. A metodologia da pesquisa consiste em um estudo retrospectivo, descritivo e de caráter qualitativo, com base em uma revisão bibliografia de cunho exploratório. O tema justifica-se, pelo fato de que existe um alto número de Pessoas com Deficiência que ainda não possuem sua inserção no mercado de trabalho e as empresas possuem vagas que devem ser preenchidas conforme a Lei nº 8.213/91. Traduzindo isso em números, existem cerca de 45 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência e, somente 403.255 pessoas estão empregadas, ou seja, menos de 1% delas possuem vínculos empregatícios formais. Diante de todo embasamento teórico, verificou-se que, apesar das leis e decretos, muito deve ser feito para que sejam diminuídas as barreiras, entre as pessoas com deficiência e o convívio sem preconceitos, na sociedade que as cercam. Também não há o porquê privilegiar uma pessoa com deficiência ou mesmo excluí-la do meio empresarial, pelo simples fato de ser diferente, mas sim, dar igualdade de oportunidades e espaço para que a mesma possa assumir responsabilidades e desafios, como uma pessoa considerada normal. Conclui-se que, atualmente se ampliou o número de oportunidades e incentivos, mas ainda existem muitas lacunas, preconceitos e exigências impostas pelas organizações e sociedade a serem superadas, até o seu ingresso no mercado de trabalho.
- A disponibilidade na obtenção de crédito e a inadimplência do brasileiro(2019) Dendena, Elenir Vendrame; Vieira, Euselia PaveglioO objetivo deste artigo consiste em analisar de que forma a disponibilidade na obtenção de crédito nos últimos anos, colaborou com o alto percentual de inadimplência existente no Brasil. Os bancos, financeiras, entre outros, ofertam a seus clientes variadas linhas de crédito. Seja por desconhecimento, falta de planejamento e até mesmo má fé, muitas pessoas acabam contraindo mais dívidas do que conseguem pagar, ocasionando desta forma, um alto índice de inadimplência. Para a realização da pesquisa foi utilizado de estudo bibliográfico, de abordagem descritiva qualitativa em que os resultados auferidos demonstram que o Brasil apresenta altos índices de inadimplência, tanto em nível de pessoa jurídica quanto em nível de pessoa física. Ao término da pesquisa, conclui-se que as instituições financeiras possuem inúmeras modalidades de oferta de crédito. As pessoas, por sua vez, sem possuir uma educação financeira consistente, acabam usufruindo de forma descontrolada desses créditos, tornando-se inadimplentes.
- Equiparação da união estável ao casamento em termos sucessórios a partir do julgamento do recurso extraordinário n.º 878694 pelo STF(2018) Soccol, Renan Augusto; Sartori, Giana Lisa ZanardoO presente artigo teve por objetivo fazer uma análise do julgamento do Recurso Extraordinário n.o 878694 pelo Supremo Tribunal Federal, tendo como problema de pesquisa os direitos sucessórios dos companheiros. Foi necessária uma análise histórica de tal instituto, inclusive de todas as previsões normativas a ele atinentes que precederam essa importante decisão. Pela importância da discussão foi realizado um estudo do instituto da União Estável no direito brasileiro, sobretudo a partir do advento da Constituição Federal de 1988, a qual lhe concedeu status de entidade familiar, equiparando-a ao casamento, passando pelas legislações esparsas que antecederam o Código Civil de 2002. Notou-se que o desenvolvimento das relações em sociedade promoveu o instituto da União Estável reconhecendo direitos e deveres e a análise do julgamento do Recurso Extraordinário n.o 878694 pelo Supremo Tribunal Federal, foi fundamental para equipar a União Estável ao Casamento em termos de direito sucessório. O método de pesquisa utilizado foi o analítico descritivo através da técnica de pesquisa bibliográfica.
- Estilo de liderança, felicidade no trabalho e resultados: o líder como elo na gestão estratégica de pessoas(2018) Dassi, Diana Andréia; Giotto, Olivo TiagoO objetivo deste artigo é analisar a evolução da liderança, a relação entre políticas e práticas na gestão estratégica das organizações. Propondo uma perspectiva que engloba a influência da liderança no alcance das metas, felicidade no trabalho e motivação das equipes. Este trabalho objetiva analisar a atuação do líder como elo fundamental na gestão estratégica de pessoas, por meio de reflexões sugeridas e pautadas em referencial teórico. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que analisa as temáticas de gestão estratégica de pessoas, liderança, e a relação entre esses dois temas para entender o estágio atual dos conceitos e estudos, e levantar oportunidades, proposições e lacunas para estudos futuros. O uso do termo liderança, neste trabalho, pretende ir além do perfil, reforçando o exercício do papel do líder. Espera-se contribuir para a evolução no campo da gestão estratégica de pessoas, e analisar a preocupação com a orientação dos comportamentos dos indivíduos para o atingimento dos objetivos organizacionais.
- Gestão de pessoas em cooperativas: uma revisão da literatura(2018) Krause, Angélica; Langoski, Leandro MarcioO presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a produção acadêmica sobre o tema “Gestão de Pessoas em Cooperativas” nos últimos 08 anos. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto, foram pesquisados artigos através das plataformas Portal Spell, Periódicos Capes, Periódicos da Anpad, Periódicos da UFSM, e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. A partir da análise dos dados, pode-se verificar uma escassez em publicações tratando a Gestão de Pessoas – GP em setores cooperativos de maneira singular, valendo ressaltar uma crescente nas publicações nos últimos anos, o que pode demonstrar maior interesse no tema. A Educação Corporativa foi a linha de maior abrangência dentro dos trabalhos pesquisados, com ênfase na cultura cooperativista. Através da conclusão de que os trabalhos deixam a cooperativa como plano de fundo nas pesquisas em GP, reforça a inferência de uma visão tradicional da GP utilizada de maneira indiscriminada nas organizações capitalistas e cooperativas, sem uma preocupação com suas peculiaridades.
- Gestão por competências na educação: um estudo bibliométrico(2019) Marca, Dayana Debora Kiernieff Pereira; Souza, Júnior Luiz deO presente artigo teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliométrica no campo das produções de pesquisas em gestão por competência na educação. Pretendeu-se fazer um levantamento de dados a respeito da gestão relacionada ao corpo docente dentro das escolas. A ideia inicial era descobrir se as escolas têm trabalhado de forma organizada e estratégica o desenvolvimento de competências em seus grupos de professores e se haveria uma gestão deste processo. As descobertas foram surpreendentes, pois não foi encontrado um número de pesquisas e produções nesta área, demostrando que a gestão e o acompanhamento do profissional da educação por suas instituições de ensino não têm ocorrido, ou ainda, que ela não tem sido objeto de estudo, análise e pesquisa.
- Holding: planejamento sucessório familiar(2018) De Bona, Gleicimir Lucia; Albuquerque, Simone Gasperin deNo Brasil a expressão holding é usada para definir a sociedade que tem como atividade o exercício do controle acionário de outras empresas e a administração dos bens das empresas que controla, além do desenvolvimento do planejamento estratégico, financeiro e jurídico dos investimentos do grupo, devendo não interferir na operacionalização das empresas controladas, mas prestar serviços que elas não podem executar eficientemente, ou que, para cada empresa, isoladamente, seja oneroso e para a holding não, tendo em vista a pulverização dos custos. Apresenta-se como uma medida preventiva e econômica para empresas. Nesse contexto, objetivou-se com o presente trabalho analisar a definição de holding e ater-se, principalmente na holding familiar, demonstrando as vantagens da constituição de uma holding familiar para o controle patrimonial de uma família com uma economia na carga tributária e um planejamento sucessório mais seguro. O trabalho foi realizado utilizando o método indutivo, através de uma pesquisa bibliográfica.