Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/38
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- Educação infantil: o cuidar e o educar para o desenvolvimento da criança(2017) Panici, Edicler Josebe; Nogaro, ArnaldoA presente pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico aborda sobre a necessidade de conhecer mais a respeito da Educação Infantil, especificamente sobre seu histórico, seus níveis, interesses dos profissionais da área, bem como a formação desejada para que o professor possa atuar de forma a conduzir a criança para que seja ativa, criativa, dinâmica. A problemática dá-se em torno do questionamento de como é possível ao educador desenvolver uma prática pedagógica que além de cuidar possa educar? Nesta perspectiva, pretende-se expor ao leitor, sobre a necessidade de formação continuada ao profissional, dentro de sua área de atuação, visando aperfeiçoar a qualidade das aulas, ocasionando melhor aquisição de conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo principal, refletir sobre a Educação Infantil enquanto momento para o desenvolvimento da criança a partir do educar e cuidar, pois o educador é responsável por educar e, de forma recíproca, troca aprendizados no dia-a-dia, através do cuidado, no provimento das necessidades básicas dos alunos e suas evoluções. O profissional de educação infantil precisa estar movido por conhecimentos que lhe permita desenvolver seu trabalho adequadamente e oportunize à criança seu desenvolvimento, sem fragmentar as possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre a razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual.
- A organização do ambiente escolar infantil e sua contribuição para o desenvolvimento afetivo, motor e social da criança(2017) Dal Prá, Fernanda; Nogaro, ArnaldoO presente trabalho, resultado de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, busca refletir sobre a contribuição do ambiente da Educação Infantil para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Para tanto busca investigar se o ambiente onde as crianças da Educação Infantil interagem contribui para o seu desenvolvimento afetivo, motor e social. Propõe-se escrever sobre este tema por se entender que os espaços/ambientes devem ser motivadores para a aprendizagem. Esses locais devem estar preparados para contribuir com o desenvolvimento neurológico, intelectual, emocional, social da criança. Ao observar as crianças interagindo na sala de aula, nota-se o quanto estas se envolvem com o meio e podem ser influenciadas pelo ambiente, e com este pode influenciar as relações estabelecidas com os professores e demais colegas. Sendo o psicopedagogo um profissional que atua buscando sempre a aprendizagem, cabe também a ele fazer a leitura do espaço/ambiente onde o aprendiz interage, se desenvolve e busca conhecimento, instigando o professor e os responsáveis pela escola, neste caso de Educação Infantil, a criarem e desenvolverem um ambiente saudável e motivador para a aprendizagem.