Ciências Humanas
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/45
Navegar
- A contribuição da educação do campo na promoção da sucessão familiar(2024) Gronfeld, Gabriela; Ecco, IdanirO trabalho investigou a contribuição da educação do campo para a sucessão familiar, com foco na Escola Municipal Gabriel Ferri, situada na comunidade de Coronel Teixeira, em Marcelino Ramos – RS. A educação do campo, ao longo da história, surgiu como uma resposta à necessidade de alfabetização e qualificação dos trabalhadores rurais, influenciada pelas transformações socioeconômicas e pela modernização agrícola. A educação do campo ainda enfrenta desafios, como a precariedade das escolas e o êxodo rural que ameaça a sucessão das propriedades familiares. Este estudo teve como objetivo compreender os fatores que influenciaram a permanência dos jovens na propriedade familiar e sua sucessão, com ênfase em identificar a contribuição da educação do campo, especialmente a proporcionada pela Escola Municipal Gabriel Ferri. A pesquisa buscou entender como a proposta educacional dessa escola, voltada para a valorização do campo e incentivo à sucessão familiar, impactou a decisão dos egressos de permanecer e assumir as responsabilidades familiares. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, utilizou entrevistas semiestruturadas, cujas respostas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que a escola teve um impacto limitado, com críticas à falta de diversidade curricular e à ênfase excessiva na horta escolar.
- A importância da prática do pedagogo no ambiente hospitalar(2024) Dariva, Lidiane Smagalla; Brod, AneliseO presente trabalho tem como objetivo explorar a relevância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar, destacando sua contribuição para o desenvolvimento educacional e emocional de crianças e adolescentes em situação de internação. A pesquisa discute a importância de garantir o direito à educação em condições adversas, bem como o papel do pedagogo em promover a continuidade do aprendizado, o bem-estar psíquico e a inclusão social desses indivíduos. Por meio de uma abordagem teórica e documental, são analisados conceitos de pedagogia hospitalar, legislação pertinente e práticas pedagógicas que podem ser implementadas nesse contexto. O estudo busca evidenciar como a presença do pedagogo no ambiente hospitalar contribui para humanizar a experiência da hospitalização, favorecendo a resiliência e a manutenção de vínculos educacionais e sociais. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades dessa atuação, ressaltando sua importância no âmbito da educação e da saúde.
- A importância das estratégias psicomotoras no processo de alfabetização(2024) Orso, Nadine Taís; Pagliosa, Joseliane ZaninO presente trabalho de conclusão de curso tem como temática as estratégias psicomotoras no processo de ensino e aprendizagem da alfabetização. A etapa inicial da aquisição da leitura e da escrita é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e é frequentemente marcada por sentimentos de expectativa, aflição, receio e ansiedade, tanto para elas quanto para suas famílias. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre a contribuição da área psicomotora, no processo de alfabetização refletindo acerca das estratégias possíveis e necessárias para a consolidação de uma aprendizagem mais eficaz e inclusiva. A pesquisa exploratória, de base bibliográfica e qualitativa, fundamenta-se na leitura, análise e síntese de artigos científicos e obras que tratam sobre a temática. Os estudos apontam que a criança precisa desenvolver habilidades motoras, para que a alfabetização ocorra de maneira mais significativa, permitindo que a mesma reconheça as letras e palavras, mas também tenha domínio dos movimentos.
- A importância do lúdico para a aprendizagem nos anos iniciais(2024) Campagna, Maysa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEssa pesquisa destaca o papel essencial das brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo central é investigar como o lúdico contribui para a aprendizagem nos anos iniciais, abordando seus impactos nos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisada obras e artigos que evidenciam que o brincar favorece o desenvolvimento de funções como motricidade, linguagem, memória e equilíbrio emocional. Além disso, o faz de conta permite a construção de vínculos e aprendizagens significativas, promovendo uma adaptação confortável ao ambiente escolar. O lúdico é uma ferramenta fundamental para criar um ambiente acolhedor e estimulante, impactando positivamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.
- A ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental.(2024) Petzen, Fernanda Brokop; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsA ludicidade desempenha um papel importante na aprendizagem, pois contribui para que a criança desenvolva múltiplas habilidades. O tema escolhido para a elaboração deste trabalho abordou metodologias lúdicas, caracterizadas pela forma de aprendizagem relacionada à inserção de jogos e brincadeiras no contexto escolar, considerando a ludicidade como elemento fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, o estudo propôs compreender qual a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, buscou identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento e apresentar maneiras de como a vivência das brincadeiras poderia auxiliar a aprendizagem e melhorar as práticas do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e exploratória, objetivando entender o lúdico como uma ferramenta pedagógica e como ele influencia o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da ludicidade na educação, enfatizando que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. A ludicidade deve ser valorizada e incorporada nas práticas pedagógicas, não apenas como um recurso, mas como um princípio fundamental que orienta o processo de ensino-aprendizagem. Através da implementação de atividades lúdicas, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que não apenas ensina, mas também encanta, motiva e prepara as crianças para os desafios do futuro.
- Alfabetização e avaliação da aprendizagem(2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, AneliseA presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.
- Alfabetização e o processo de transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental(2024) Saccomori, Marília; Brod, AneliseA pesquisa “Alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental” teve como problema de investigação: “Quais as estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelos professores regentes das turmas Pré-B da Educação Infantil e das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas de um município do Alto Uruguai visando a alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental? ” De maneira geral, objetivou em conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização pelos professores que atuam com turmas de Pré-B e de 1º ano do município de Viadutos RS, acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se que as escolas vinham trabalhando com métodos para uma transição saudável, mas que essa prática foi se perdendo por não haverem resultados tão perceptíveis e por serem momentos muito pontuais. Além disso, percebeu-se que a dificuldade em ofertar uma transição sem rupturas também advém da contradição entre documentos normativos que não deixam claro como trabalhar a alfabetização na transição. Ainda, observou-se que as professoras desenvolvem práticas parecidas para trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita, mas que suas abordagens e modos de pensar são bastante divergentes.
- As políticas educacionais brasileiras: educação fiscal(2022) Warken, Aloir Afonso; Vasques, Rosane FátimaO presente estudo objetivou analisar as normativas brasileiras, políticas públicas e educacionais que referenciam a Educação Fiscal, e sua incidência dentro dos espaços escolares. Para tal fundamenta se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e document al, de caráter qualitativo. A nalisar as políticas públicas educacionais que tratam da Educação Fiscal , seus programas e incidê ncias tornam se fundamentais para a educação cidadã das pessoas, bem como, para a formação da cidadania fiscal. A Educação Fiscal, como uma forma de educação que visa a construção do conhecimento sobre tributos, arrecadação, o Estado, administração pública e a aplicação dos recursos arrecadados, é apresentada como um tema transversal na Base Nacional Comum Curricular. Os programas de Educação Fiscal, a níveis nacional, estadual e municipal objetivam a educação para a conscientização fiscal, e seus públicos alvo s são alunos do ensino fundamental, médio e superior, servidores públicos e sociedade em geral. Logo, a Educação Fiscal desempenha um papel formador do cidadão, para o exercício de seus direitos e deveres constitucionais, e assim, demonstra a sua importânc ia nos espaço s de educação para formar indivíduos conscientes das suas obrigações e benefícios sociais.
- Avaliação da aprendizagem e prática pedagógica: discursos da revista Pátio (2007-2017)(2018) Maciel, Daniela; Vasques, Rosane FátimaA prática pedagógica não ocorre no vazio, ela se efetiva num campo de possibilidades, com intervenção de toda comunidade escolar e, em especial nos protagonistas do processo ensino e aprendizagem; o educador e o educando. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem não pode ser praticada de maneira isolada, visto que ela deve estar inserida no projeto pedagógico da escola, que abrange a integralidade da prática escolar que tem, como objetivo principal alcançar resultados positivos de construção de conhecimento e aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar quais os discursos sobre avaliação da aprendizagem estão presentes na Revista Pátio, bem como suas possíveis interpelações na prática pedagógica do professor. Para tanto buscou se compreender a prática pedagógica docente do professor como um processo diário de construção; conceituar a avaliação da aprendizagem como um processo, distinguin do a prática de avaliar da prática de examinar; analisar as implicações que avaliação da aprendizagem tem no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na prática docente do professor Realizou-se uma análise dos textos presentes na Revista Pátio na última década, a fim de reconhecer os aspectos tratados sobre avaliação nesta revista de circulação no meio escolar. A análise dos textos possibilitou dividi-los nos três níveis de avaliação: da aprendizagem, institucional e de larga escala. Referente a avalia ção da aprendizagem, foi possível colocar como uma ferramenta de ensino aprendizagem, sempre tendo em consideração a avaliação formativa. A avaliação institucional apresenta se como um mecanismo para auxiliar o gestor na melhora da escola, como instrumento par a diagnosticar e promover a tomada de decisões. E por final, a avaliação de larga escala, destacou se o cuidado com uso excessivo apenas para ranquear estabelecimentos e modificar a prática docente. Assim destaca se que a Revista Pátio faz parte do cotidian o do professor, no entanto, é preciso refletir sobre os discursos e repensar as práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação preocupada com a formação do educando.
- Como as diferentes configurações familiares são retratadas nos desenhos animados infantis para crianças de 0 a 12 anos, disponíveis nas plataformas digitais(2022) Oliveira, Tainá; Silva, Carlos Antônio daO presente estudo tem como objetivo analisar como as configurações familiares são retratadas nos desenhos infantis, disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, nas plataformas digitais. O interesse do estudo decorre das vivências e experiências de trabalhos acadêmicos e a importância de perceber e identificar quais conteúdos são disponibilizados para as crianças nos meios digitais, visando a importância de abordar e representar as diferentes configurações familiares existentes.
- Desafios docentes no século XXI: a importância da formação continuada(2022) Fernandes, Camila Michele Miecoanski; Vasques, Rosane FátimaO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes no século XXI olhando para a escola do tempo presente. Para tal investigação, buscamos apresentar e analisar alguns desafios que os professores e estudantes vivenciam cotidianamente e que interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais desafios do professor estão: a desvalorização docente, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Inclusão. Já entre os estudantes, temos questões como: a indisciplina, a realidade socioeconômica e familiar e doenças como a depressão e ansiedade. A investigação é de caráter qualitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório, mediante pesquisa bibliográfica. Os meios metodológicos constituem-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação e análise das mesmas. O estudo mostra que a carreira do professor está exigindo muito além do que foi vivenciado em seu curso de formação, logo, a realidade na escola e na sala de aula atual, necessitam que os docentes busquem uma formação continuada, visto que a formação inicial não é suficiente para exercer esta profissão.
- Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas(2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEste trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
- Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA(2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, IdanirA pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.
- Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas(2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone FatimaDesde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.
- Estudo das cartas como recurso pedagógico na literatura justificativa de Padre José Anchieta: contribuições educativas(2024) Mello, Pablo Natan de; Caron, Márcia dos SantosEste trabalho analisa as práticas pedagógicas na literatura jesuítica de Padre José de Anchieta, enfocando sua contribuição educativa no contexto do Brasil colonial. Anchieta, um dos principais missionários da Companhia de Jesus, utilizou suas obras literárias não apenas como ferramentas de evangelização, mas também como recursos pedagógicos essenciais para a educação dos indígenas e dos primeiros colonizadores. A partir do problema inicial, que é de que forma as práticas pedagógicas de Anchieta, tal como apresentadas em suas correspondências, contribuíram na formação moral e cultural da população indígena? Qual foi seu impacto na constituição de um modelo educacional jesuítico no contexto colonial? A pesquisa examina, através da análise de suas cartas, como o jesuíta integrou elementos da cultura indígena em seus métodos de ensino, bem como a influência de sua abordagem pedagógica na formação das bases educacionais e culturais do Brasil. Através do estudo de suas cartas, sermões e textos educativos, o estudo revela a importância de Anchieta como educador e a relevância de suas práticas pedagógicas para a história da educação no país.
- Gestão democrática e construção da autonomia no discurso de docentes das escolas públicas de um município do norte do Estado(2019) Catarina, Micheli Santa; Marques, Franciele FátimaA presente pesquisa apresenta como temática central a discussão acerca da Gestão Democrática e da Construção da Autonomia de professores e estudantes no discurso de docentes das escolas públicas de um município do Norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo como problemática central: Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores das escolas públicas que encontram-se presentes no discurso dos diretores e coordenadores pedagógicos, bem como, dos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul que configuram-se como práticas democráticas e constituintes da autonomia de professores e estudantes? Tem como objetivo principal, conhecer quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores que, a partir dos questionários respondidos, encontram-se implícitas no discurso de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul-RS. A pesquisa justifica-se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas exercidas no contexto educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com enfoque Exploratório, Bibliográfica e de Campo. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados, sistematização da pesquisa e divulgação em meios e eventos científicos. Teve como universo de investigação escolas de ensino fundamental da Rede Pública do Município de Campinas do Sul-RS, num total de 02 (duas) escolas, sendo 01 (uma) da Rede Municipal e 01 (uma) da Rede Estadual, totalizando 14 (catorze) participantes. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados foram coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertinentes à temática de investigação e para a Pesquisa de Campo, os dados foram coletados mediante aplicação de um Questionário Anônimo aos participantes da pesquisa. Os dados obtidos por meio dos questionários anônimos foram submetidos à interpretação com o auxílio do método de Análise de Conteúdo, que por sua vez permite desvelar de forma dirigida, o universo de compreensão que os sujeitos têm em relação ao tema pesquisado.
- Impacto das famílias disfuncionais na aprendizagem escolar das crianças: revisão da literatura(2024) Malacarne, Rosângela Claudia; Enricone, JaquelineO presente trabalho aborda o impacto das famílias disfuncionais no processo de aprendizagem das crianças, com base em uma revisão da literatura. Considera como a estrutura e a dinâmica familiar influenciam no desenvolvimento emocional, social e acadêmico dos estudantes. O trabalho analisa também como famílias disfuncionais, que se caracterizam por conflitos, negligência, falta de apoio emocional entre outros fatores, podem gerar dificuldades de concentração, autoestima, comportamento e socialização, prejudicando o desempenho escolar. Discute ainda o papel da escola como um espaço acolhedor e de suporte, promovendo estratégias educacionais e parcerias com as famílias para amenizar os efeitos negativos dessa situação. Por fim, conclui-se que uma abordagem colaborativa e inclusiva entre a escola, a família e os serviços sociais é fundamental para garantir o pleno desenvolvimento educativo e emocional das crianças.
- Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais(2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.
- Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento(2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane ZaninO presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
- O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim-RS(2022) Perka, Maiara Maria; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade compreender a importância do brincar na Educação Infantil, bem como a relevância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Diante das pesquisas bibliográficas percebe se que o brincar na Educação Infantil desempenha um papel importante, desenvolvendo a criatividade, a linguagem e a aprendizagem. Para que o brincar gere aprendizagem ele necessita passar por diferentes estágios, conforme teorizado por Norman, Piaget e Vygotsky. O brincar é importante para todas as crianças, desde o seu nascimento, e está presente na Constituição Federal como um de seus direitos, para tanto, o Estado, a família e a sociedade devem zelar e assegurar o direito de brincar. Diante da pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal de Erechim no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com aportes teóricos de Elinor Goldschmied (2006) e Paulo Fochi (2018), que foram base para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovido de atenção necessária o brincar heurístico fica defasado, ocorrendo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Portanto, o professor deve estar atento em todas as sessões, dessa forma perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto.