Ciências da Saúde
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/43
Navegar
- O cuidado de enfermagem para profissionais do sexo na atenção básica a saúde(2019) Müller, Fabíola Cittolin; Romero, Samuel SalviA compreensão acerca da prostituição é complexa, observando-se os preconceitos associados ao assunto, com destaque os fatores morais, sociais e políticos. A moralidade discutida pela sociedade pressupõe o entendimento da prostituição que, em algumas situações, pode ser justificada como o único meio de renda e sobrevivência pessoal. No contexto da Atenção Básica à Saúde, o enfermeiro é integrante importante nas equipes responsáveis pela abordagem desta população, tendo em vista, que é este quem acolhe, constrói e estabelece o vínculo entre usuários e serviços de saúde. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivos: Analisar o cuidado de enfermagem para as profissionais do sexo no contexto da atenção básica à saúde; Apresentar o perfil sócio demográfico e de atuação profissional de profissionais enfermeiros; Descrever o cuidado ofertado para as profissionais do sexo na atenção básica à saúde, sob a ótica dos enfermeiros; Identificar as características facilitadoras e dificultadoras do cuidado às profissionais do sexo por enfermeiros da atenção básica à saúde, quando for necessário. Trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada com seis enfermeiros responsáveis pela atenção ao cuidado na atenção básica. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e de atuação profissional, e entrevista semiestruturada. Para interpretação e análise dos dados utilizou-se o Método de Análise Temática de Conteúdo. O referencial teórico baseou-se em Michel Foucault. Este estudo respeitou as Resoluções 466/2012 e 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde. Emergiram três categorias: Cuidado com o corpo físico. Suficiente? Integralidade x equidade: Uma interface a ser discutida. Vínculo e acesso; um olhar para o acolhimento afetivo. Foram identificadas as formas de cuidado dos enfermeiros, relacionado às profissionais do sexo, oportunizando resultados relevantes no que concerne ao crescimento do enfermeiro enquanto profissional, respeitando os princípios do SUS.
- Avaliação de funcionalidade e dor no ombro de mulheres acometidas por câncer de mama de um grupo de apoio às pessoas portadoras de câncer da cidade de Aratiba-RS(2019) Gallina, Caroline Luísa; Maronesi, Caren Tais Piccoli; Russi, Zequiela CristianeO câncer de mama é uma neoplasia maligna, com maior incidência em mulheres, na maior parte do mundo, e pode ser considerada um relevante problema de saúde pública. Frente a isso, esse trabalho teve o objetivo de avaliar a incapacidade funcional do ombro e a dor de mulheres que realizaram tratamento para câncer de mama que participam da Associação Mãos Amigas (AMA)– Grupo de apoio às pessoas portadoras de câncer de Aratiba/RS, através dos seguintes objetivos específicos: Verificar quais são as atividades laborais exercidas pelas participantes do grupo AMA- Grupo de apoio às pessoas portadoras de câncer de Aratiba/RS.; Verificar quais foram os tratamentos para o câncer de mama realizados pelas participantes do grupo AMA; Verificar em qual das atividades exercidas: laboral ou de vida diária, as participantes apresentam maior dor e limitação funcional do ombro homolateral a cirurgia. A amostra foi composta por 10 participantes voluntárias do sexo feminino, com idade média de 61 anos que contemplarem aos critérios de inclusão definidos pelo estudo. Após a apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Erechim, foi usada a Ferramenta avaliativa Shoulder Pain and Disability Index (SPADI) que é um questionário de qualidade de vida desenvolvido para avaliar a dor e a funcionaldade do ombro em forma de entrevista. Os dados foram analisados por estatística descritiva utilizando percentual, média e desvio padrão. Foi observado através deste estudo que 60% da amostra eram agricultoras com predominância em hemicorpo direito com realização de tratamento na maioria delas mastectomia, linfadenectomia e radioterapia, a dor e a incapacidade funcional estão relacionadas com as atividades de trabalho. O valor da média do índice SPADI para incapacidade foi de 45,45 e 52,8 para dor.
- Saúde mental dos profissionais da atenção oncológica em cenário hospitalar(2019) Trindade, Cassiane da; Brustolin, Angela MariaIntrodução: As cargas de trabalho são elementos que interatuam dinamicamente entre si e o corpo do trabalhador, gerando processos de adaptação que se traduzem em desgaste como a perda total, ou parcial, das capacidades corporal e psíquica, englobando os processos em seu conjunto e que podem ocorrer no ambiente de trabalho aonde está inserida a enfermagem oncológica. Objetivos: Avaliar como um grupo de profissionais enfermeiros de uma unidade de atenção oncológica hospitalar, percebem a sua saúde mental no que se refere ao seu cotidiano de trabalho e, objetivos específicos: Identificar fatores do cotidiano do trabalho na atenção oncológica que podem interferir na saúde mental do profissional enfermeiro; Verificar quais estratégias de enfrentamento para possíveis impactos do trabalho na atuação do enfermeiro que trabalha em unidade de oncologia em cenário hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa foi realizada no período de outubro e novembro de 2019. Os colaboradores do estudo foram seis enfermeiros de uma instituição hospitalar pública localizada na região Norte do Rio Grande do Sul, que aceitaram fazer parte da pesquisa, através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e que atenderam aos critérios de inclusão do estudo. As informações foram coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, que foi gravada com auxílio de um gravador. As falas foram transcritas e analisadas através da análise de conteúdo temática, conforme Minayo, das quais emergiram três categorias: Fatores do cotidiano que podem interferir na saúde mental de enfermeiros que atuam em unidade oncológica; Os desafios de ser enfermeiro oncológico e a dificuldade de lidar com a morte dificuldade de lidar com a morte; Ser enfermeiro na Unidade Oncológica – Mecanismos de enfrentamento. Considerações Finais: Durante a pesquisa, ficou evidente a influência do trabalho sobre o comportamento dos enfermeiros, sendo está em alguns momentos fonte de prazer e em outros, fonte de sofrimento. Muitas das emoções e sentimentos experimentados pelos enfermeiros participantes estão diretamente relacionadas com sua individualidade enquanto ser humano e com a vivência profissional. Muitas das emoções e sentimentos experimentados pelos enfermeiros participantes estão diretamente relacionadas com sua individualidade enquanto ser humano e com a vivência profissional. Acredita-se que os mesmos precisam de cuidado multidimensional a fim de contribuir para a diminuição de seu sofrimento e a criação de ambiente saudável de trabalho e de atendimento ao paciente oncológico e sua família.
- Efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade de pacientes com enfisema pulmonar(2019) Orso, Alexandra Cristiane; Malysz, Karine Angélica; Morsch, Ana Lúcia Bernardo de CarvalhoA DPOC é uma doença prevenível e tratável ocasionada pela exposição ao tabagismo e gases tóxicos O enfisema pulmonar é uma alteração clínica da DPOC que causa alterações na funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes acometidos. Frente a isso, esse estudo teve como objetivo verificar os efeitos da fisioterapia aquática sobre a funcionalidade de pacientes com enfisema pulmonar. Os objetivos específicos buscaram avaliar a qualidade de vida, a força muscular global e a capacidade funcional antes e após um programa de reabilitação em fisioterapia aquática. A população foi composta por indivíduos com diagnóstico de enfisema pulmonar residentes no município de Barão de Cotegipe-RS, a amostra contou com nove indivíduos voluntários que participaram da pesquisa por um período de 8 semanas, três vezes semanais, totalizando 24 sessões. Os participantes foram avaliados nos período pré e pós-intervenção, em relação qualidade de vida, força muscular de membros inferiores e superiores, força de preensão manual, circunferência da perna e teste de caminhada de 6 minutos. Dos nove participantes, 78% eram do sexo masculino e 22% do sexo feminino, com média de 62,44 anos de idade. Foram encontrados resultados significativos na força muscular de membros inferiores e superiores e no teste de caminhada de 6 minutos e apresentaram uma melhora clinicamente na qualidade de vida. O protocolo utilizado em nosso estudo mostrou ser eficaz na funcionalidade e força muscular de pacientes com enfisema pulmonar. Os exercícios aquáticos foram relevantes no tratamento desses pacientes devido às propriedades físicas da água.
- O comportamento do recém-nascido internado na UTI neonatal quando exposto aos sons intrauterinos(2019) Cachambu, Paula Gracieli; Manfredini, Cibele SandriO útero materno permite ao feto repouso e sono profundo, sendo que ainda dentro do útero, o feto já tem algumas experiências, as quais permitem que tenham lembranças da vida uterina após o nascimento. Objetivo de conhecer o comportamento do recém-nascido, internado UTIN, quando exposto ao som uterino. Trata-se de um estudo quase-experimental, com 7 RNs de 29 a 38 semanas, internados na UTIN, de setembro a outubro de 2019. Os participantes foram expostos ao som uterino. Foi verificado Frequência Respiratória, Frequência Cardíaca, Saturação de Oxigênio, aplicado escala da dor no recém-nascido e no lactente (NIPS) e avaliação dos estados de sono e vigília adaptada de Brazelton, antes e após a exposição do som uterino. Resultados: Identificou-se que após a exposição ao som uterino os RN apresentaram redução da FR e FC. A escala da dor apresentou significância estatística de p<0,05 após a exposição ao som, e a e avaliação dos estados de sono e vigília apresentou significância estatística de p<0,01 a p<0,05 após a exposição do som uterino. Conclusão: Com este estudo foi possível identificar que a aplicação do som uterino serve como técnica para auxiliar na redução da dor do RN e deixá-lo mais calmo e tranquilo.
- Gestão, família e enfermagem: o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na atenção básica à saúde(2019) Fassina, Sheila Elisa; Romero, Samuel SalviA atenção integral à saúde das crianças portadoras de necessidades especiais constitui-se um desafio para os profissionais de saúde, tanto no âmbito da assistência, quanto no que se refere à gestão dos serviços. Estas situações predizem a relevância do olhar integral ao contexto no qual a criança está inserida, visando incluir a família no processo de cuidado, respeitando, assim, sua singularidade. Para tanto, este trabalho é caracterizado como estudo transversal e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi discutir o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, e como objetivos específicos: averiguar a atuação dos enfermeiros da Atenção Básica à Saúde na perspectiva do cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais; descrever as intervenções de gestores em saúde, no que diz respeito ao cuidado de crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde; identificar os cuidados ofertados às famílias de crianças portadoras de necessidades especiais, a partir dos posicionamentos dos familiares. Os participantes foram 5 enfermeiros da Atenção Básica à Saúde, 3 familiares de crianças portadoras de necessidades especiais e 3 profissionais da gestão municipal da saúde. Seguindo os preceitos éticos, a coleta dos dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, com posterior organização, interpretação e análise dos dados pelo método de Análise Temática. A Teoria Transpessoal de Jean Watson foi elencada para o referencial deste estudo, tendo em vista que sua fundamentação aproxima-se do tema abordado. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada três categorias foram impressas, sendo assim denominadas: os cuidados de Enfermagem: a necessidade da integralidade; familiares: o pertencimento, o amor e a natureza cuidadora; potências e limitações do processo gestor. Este trabalho torna-se relevante devido à abordagem de como acontece o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, visando identificar as principais potencialidades e vulnerabilidades denotadas em cada sujeito atuante neste processo.
- Vivências dos profissionais da enfermagem no processo de morrer e morte em unidade de terapia intensiva adulto(2019) Licodiedoff, Sérgio Ricardo; Ferrão, LuanaIntrodução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor relevante nos hospitais por atender pacientes gravemente enfermos. Neste local, a enfermagem tem maior contato em razão da prestação do seu cuidado que é contínuo. Objetivo: Conhecer as vivências da equipe de enfermagem acerca do processo de morrer e morte em Unidade de Terapia Intensiva. Materiais e Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 07 técnicos de enfermagem atuantes em uma UTI de um hospital do norte do Rio Grande do Sul. A coleta dos dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2019, após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). A técnica de análise dos dados empregada foi a análise temática. Resultados e Discussão: Neste estudo, emergiram as seguintes categorias: Processo de morte e morrer em UTI e as vivências de técnicos de enfermagem; Dificuldades e facilidades diante do processo de morrer e morte em UTI e; Estratégias de enfrentamento frente ao processo de morte e morrer em UTI. Considerações finais: Espera-se que os resultados possam contribuir de maneira positiva para reflexões acerca do tema em questão e assim, auxiliar a enfermagem na compreensão e enfrentamento do processo de morrer e morte em UTI.
- Segurança do paciente no processo de administração de medicamentos(2019) Marciniak, Joseane; Denti, Irany AchilesA segurança do paciente constituiu uma exigência para acompanhar as mudanças na forma de prestação de cuidados com os inquestionáveis avanços dos conhecimentos científicos e sua aplicabilidade nos diversos setores da atenção à saúde humana. A enfermagem pela natureza do seu trabalho é a categoria profissional que mais se envolve com a administração de medicamentos em todos os setores onde estes podem ser administrados. Objetivos: o estudo pretende tangenciar aspectos da segurança do paciente na administração de medicamentos. Metodologia: trata-se de um estudo de campo, transversal, de análise descritiva e exploratória, cujos dados foram coletados através da aplicação de um questionário a Enfermeiros (as) e Técnicos (as) em enfermagem contendo questões direcionadas a elucidar pontos específicos relacionados a segurança do paciente no processo que envolve a administração de medicamentos. Resultados: O estudo aponta para a ocorrência de efeitos adversos ou acidentes consecutivos ao processo de administração de medicamentos, existindo carência quanto a investimentos em qualificações dos profissionais e melhorias no processo de comunicação e da gestão.
- Comunicação entre enfermeiros e familiares em unidade de terapia intensiva para adultos, na perspectiva dos profissionais(2019) Tonello, Ana Paula; Denti, Irany AchilesA unidade de terapia intensiva (UTI) é destinada à assistência à saúde de pacientes de risco e a comunicação, especialmente a verbal, constitui-se como importante habilidade para estabelecer relações de confiança, contribuindo para o acolhimento das famílias. Objetivo geral: Compreender como os enfermeiros desenvolvem o processo de comunicação verbal no acolhimento aos familiares de pacientes internados na UTI. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória e a coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada sobre o processo de comunicação entre enfermeiros e familiares na UTI. Resultados e discussão: Os principais elementos da comunicação identificados foram que orientações a familiares são sobre normas e rotinas do setor e estado de saúde do paciente. Quanto às dificuldades enfrentadas pelos profissionais, verificou-se a apreensão diante da comunicação de más notícias Considerações finais: Nota-se a importância da comunicação enquanto instrumento de cuidado na prática do profissional enfermeiro, de modo especial para com os familiares dos pacientes.
- Benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos(2019) Witter, Jamila Menegat; Camera, Fernanda Dal'MasoIntrodução: A doença renal crônica é uma diminuição lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Os pacientes com doença renal crônica apresentam alterações em diferentes sistemas, o que leva a uma significativa alteração na qualidade de vida. A prática de atividade física torna-os mais independentes e funcionais. Objetivo: Avaliar os benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos. Metodologia: A amostra foi composta por 2 pacientes renais crônicos, com idade de 35 e 47 anos que realizam hemodiálise na FHST da cidade de Erechim/RS. A reabilitação ambulatorial foi realizada 2x/semana durante 3 meses. O estudo foi do tipo experimental, longitudinal de abordagem qualiquantitativa. Os pacientes realizaram exercícios de flexibilidade, equilíbrio, força muscular e exercícios aeróbicos. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: O estudo foi composto por um paciente do sexo feminino e um do sexo masculino. Observou-se que a FC de treinamento de ambos os pacientes permaneceu de 60 a 80% da FCmáx. Verificou-se melhora na capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, grau de atividade física, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida quando comparado pré e pós-reabilitação. Conclusão: Concluiu-se que a reabilitação ambulatorial para pacientes renais crônicos foi de extrema importância, onde os pacientes apresentaram diversos benefícios melhorando assim a sua condição física e emocional.
- Percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em instituição de longa permanência para idosos(2019) Malinowski, Sâmia Liane; Ferrão, LuanaIntrodução: A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é uma possibilidade domiciliar que dispõe de um atendimento integral às pessoas com 60 anos ou mais. A enfermagem atua ininterruptamente nesses espaços, tendo contato frequente com a finitude dos idosos. Objetivo: Conhecer a percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em ILPI. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 08 técnicos de enfermagem atuantes em uma ILPI ao norte do Rio Grande do Sul. Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), a coleta de dados teve início nos meses de agosto e setembro de 2019. A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática. Resultados e Discussão: Nesta pesquisa, emergiram as seguintes categorias: Atuação de técnicos de enfermagem em IPLI; Vivenciando o processo de morrer e morte em ILPI e; Dificuldades e facilidades da enfermagem frente ao processo de morrer e morte em ILPI. Considerações finais: Acredita-se que este estudo poderá ampliar o conhecimento, as discussões e as reflexões acerca da temática, além de promover subsídios para o cuidado da enfermagem e melhor enfrentamento frente a finitude em ILPI.
- Condicionantes e determinantes sociais de saúde de gestantes com doenças hipertensivas gestacionais, internadas em uma maternidade no sistema único de saúde(2019) Dogenski, Chanaiara; Manfredini, Cibele SandriAs Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação estão entre as principais causas de morbimortalidade materna e perinatais no Brasil e no mundo. O objetivo deste trabalho é conhecer os condicionantes e determinantes sociais de saúde de gestantes com Doenças Hipertensivas Gestacionais. Esta pesquisa é descritiva de caráter quantitativo. Participaram 05 gestantes com mais de 20 semanas de gestação, internadas em uma maternidade do SUS há pelo menos 24hs, para investigação, com diagnóstico confirmado ou em tratamento de alguma das Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do Comitê de Ética, CAAE: 17476619.0.0000.5351 e formalmente autorizada pelos responsáveis da instituição hospitalar. Após o aceite das participantes e a entrega e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, foi realizada a coleta de dados por meio do preenchimento de um formulário. Com esta pesquisa, pode-se concluir que o surgimento das Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação pode sofrer influência da idade, da obesidade e do sedentarismo. Percebe-se assim a necessidade de ações educativas voltadas às gestantes, com foco no controle do peso, alimentação saudável e atividades físicas, assim como orientações sobre os riscos a que estão expostas na decorrência de alguma Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação.
- Verificação do uso de drogas em estudantes do ensino médio de uma escola privada da cidade de Erechim-RS(2019) Brusco, Priscila Perin; Camera, Fernanda Dal'MasoSegundo o relatório mundial de drogas 247 milhões de pessoas consomem drogas por ano. O objetivo foi verificar o uso de drogas em estudantes do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Erechim/RS e avaliar as características demográficas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e a relação parental. Estudo transversal, analítico, observacional. Foi desenvolvido numa escola privada. Os estudantes que apresentaram o TCLE e Termo de Assentimento assinados, responderam o questionário. Os dados foram tabulados no Libre Office 6.2, realizou-se estatística descritiva e inferencial e o teste Qui-quadrado e correlação de Pearson. A amostra foi de 87 estudantes com uma prevalência de 72% do sexo feminino. Observou-se que o consumo de álcool pelos estudantes foi de 92% e 41% relataram que a casa de amigos é o local onde mais consomem. Em relação ao cigarro 85% afirmaram que nunca fumaram. Em relação a outras drogas observou-se que a maioria não consomem. Verificou-se também que 80% dos pais geralmente ajudam seus filhos quando tem algum problema. Por último em relação às outras atividades, verificou-se que 31% dos estudantes raramente praticam alguma atividade religiosa e em relação à prática esportiva 93% praticam atividade física. Concluiu-se que a maioria dos estudantes nunca fumaram cigarro, alguns já experimentaram narguilé e a maioria nunca utilizou drogas ilícitas, porém a maior parte já utilizou bebida alcoólica. Em nossa pesquisa, concluímos que um maior número de estudantes realizam atividade física, tem pratica religiosa, apresentam um bom convívio familiar e a maioria dos familiares não fumam.
- Efeitos da fisioterapia aquática durante o período gestacional(2019) Vanz, Maria Regina Caprini; Maronesi, Caren Tais Piccoli; Malysz, Karine AngélicaO período gestacional é caracterizado por diversas modificações físicas que são necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Porém essas modificações podem causar dor e limitações das atividades diárias dessas mulheres. A fisioterapia aquática promove alivio das dores decorrentes desse período, fornece relaxamento e pode favorecer a melhora da qualidade de vida dessas mulheres. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de fisioterapia aquática durante o período gestacional e verificar se o tratamento se mostrara eficaz na redução da sintomatologia decorrente deste período. Para isso a amostra deste estudo foi composta por 07 mulheres entre a 13º e 30º semanas de gestação. Na avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala visual analógica (EVA), SF-36, índice da qualidade do sono de Pittsburg, avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico através da escala de Ortiz. Após a avaliação as pacientes foram submetidas a dezesseis sessões de fisioterapia aquática com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, durante dois meses, posteriormente foram reavaliadas pelos mesmos instrumentos avaliativos. Foi observado através das analises, melhora significativa no estado geral de saúde das gestantes (p=0,04), força muscular do assoalho pélvico (p=0,03) e dor pela escala visual analógica (p=0,02).
- Impactos à saúde humana relacionados com a implantação da usina hidrelétrica de Machadinho(2019) Quadros, Altemir de; Nothaft, Simone Cristine dos SantosIntrodução: Os impactos potenciais à saúde causados pela implantação de usinas hidrelétricas estão relacionados à alteração do fluxo das águas, formação do reservatório com alteração das características hidráulicas e dinâmica do escoamento fluvial e à construção e operação da obra, implicando em grandes transformações socioambientais; tendo em vista a magnitude dessas alterações e o impacto à saúde na população atingida, este estudo questiona quais os impactos na saúde estão relacionados com a implantação da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Objetivo: analisar os indicadores de saúde ambiental de municípios gaúchos atingidos pela implantação da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Metodologia: estudo de caráter quantitativo com desenho ecológico, tendo como área de abrangência os municípios gaúchos considerados pelos estudos de impacto ambiental, oficialmente atingidos pela UHE de Machadinho: Machadinho, Maximiliano de Almeida, Pinhal da Serra e Barracão; o período estudado foi de 10 anos – 1998 a 2007. As fontes para a coleta de dados foram o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A análise e interpretação dos dados foi feita de acordo com a Matriz de Saúde Ambiental. Resultados: de 1998 a 2002, período referente à época da construção da UHE, a Matriz de Saúde Ambiental registrou a pontuação de 368; já entre 2003 e 2007, período posterior à época de construção, foi registrada a pontuação de 366,9. De acordo com a pontuação total obtida, a magnitude do impacto do empreendimento é classificada em grave impacto à saúde. Conclusão: o impacto à saúde durante o período de construção foi maior em relação ao período posterior à construção, possivelmente ocasionado pelo aumento da migração de trabalhadores para a construção dessa central hidrelétrica.
- Avaliação do perfil sensorial de indivíduos com transtorno do espectro autista frequentadores da Associação Aquarela Pró - Autista de Erechim(2019) Buczkoski, Daiana; Malysz, Karine AngélicaO transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome de origem desconhecida que manifesta na infância, e é caracterizada por sinais e sintomas muito específicos, tais como dificuldade em se socializar, atraso ou ausência de aquisição da fala, movimentos repetitivos e estereotipados sem finalidade conhecida, e principalmente por uma desordem no processamento sensorial, os afetando e afetando também seus familiares, diante disso se torna clara a necessidade de um estudo nessa população. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial, Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade e SF – 36 para qualidade de vida dos cuidadores. Através das análises realizadas, conclui-se um predomínio do sexo masculino, grau de autismo leve, assim como comprometimento significativo dos aspectos emocionais dos cuidadores. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas apresentam déficits no processamento sensorial em quase todos os itens avaliados, porém cabe destacar um maior escore do quadrante ‘exploração’, indicando um atraso na percepção dos estímulos presentes no ambiente, ou seja, uma tendência a hiporesposta sensorial. Diante disso torna-se evidente a importância da intervenção fisioterapêutica nessa população, uma vez que através de sua ampla gama de recursos procura integrar o indivíduo ao ambiente da forma mais funcional possível.
- Avaliação da qualidade de vida e funcionalidade: observação nas doenças neurodegenerativas x lesões neurológicas abruptas(2019) Roscziniak, Taira; Castro, Márcia Bairros deAs doenças neurodegerativas são condições que afetam os neurônios do sistema nervoso central. Essas doenças são incuráveis e debilitantes e têm como consequência a degeneração progressiva e/ou morte dos neurônios, levando assim à perda progressiva de habilidades motoras, memória e alterações cognitivas. Já as doenças neurológicas abruptas são situações que acometem o sistema nervoso central de forma rápida e não progressiva. A falta de estudos na comparação da qualidade de vida (QV) e funcionalidade de pacientes com doenças degenerativas e neurológicas abruptas tornou-se motivo da presente investigação. O objetivo desse estudo foi observar se há melhor QV e funcionalidade em pacientes com doenças neurodegenerativas ou abruptas através das escalas Whoqol Bref para QV e Índice de Barthel para funcionalidade. Os resultados obtidos demonstraram que na avaliação da QV os escores que mais pontuaram foi percepção da QV (3,7) no grupo de doenças degenerativas e meio ambiente (4,1) (p = 0,028) no abruptas. Já o que menos pontuou foi o físico para os dois grupos (3,7 e 3,1 respectivamente). Na Funcionalidade os itens com maior pontuação foi nas transferências e deambulação (11,9) no grupo de doenças neurodegenerativas e transferências (12,7) no abruptas. Já as menores pontuações foi no item banho (3,8) no grupo degenerativas e Higiene (4) no abruptas. Conclui-se assim que a funcionalidade e QV são muito semelhantes entre os grupos, percebendo-se média de qualidade de vida considerada regular nos dois grupos, mesmo que a funcionalidade tanto para os indivíduos com lesão neurológica neurodegenerativas e abruptas sejam consideradas dependência leve.
- Cuidados paliativos na atenção primária à saúde: atuação e percepção dos enfermeiros(2019) Massaro, Kassandra Elsa; Buss, ElianaO olhar da enfermagem para o cuidado paliativo na atenção primária à saúde ganha a cada momento mais destaque, devido ao aumento das doenças crônico-degenerativas e da expectativa de vida das pessoas. Com isto, este estudo tem como objetivo geral conhecer a percepção e atuação dos enfermeiros em relação a prestação dos cuidados paliativos na atenção primária à saúde; e como objetivos específicos: (i) identificar a compreensão de enfermeiros sobre os cuidados paliativos; (ii) investigar os cuidados paliativos prestados ao usuário e família; (iii) e identificar o processo de cuidados paliativos entre atenção primária à saúde e demais serviços da rede de atenção à saúde. Este estudo é de abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, vertente straussiana. Participaram 12 enfermeiros atuantes nas Unidades Básicas de Saúde do município de Erechim, Rio Grande do Sul – RS, com a técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Este estudo respeitou as resoluções 466/2012 e 510/2016, ambas do Conselho Nacional de Saúde e conduziu-se após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, via plataforma Brasil, e da Instituição concedente. A análise dos dados obtidos com a pesquisa possibilitou desenvolver quatro categorias a partir da metodologia proposta, sendo elas: “Cuidados paliativos na atenção primária à saúde”; “Processo de trabalho implicações para os cuidados paliativos”; “Comunicação na rede de atenção à saúde para os cuidados paliativos”; e “Envolvimento familiar nos cuidados paliativos”, demonstrando a importância do fortalecimento da educação permanente; questões de gestão em saúde; falha na comunicação na rede de atenção à saúde; e intensificação da educação em saúde para o envolvimento de familiares na prestação destes cuidados no nível primário. Conclui-se que diante disso, o cenário nacional tem retrocedido tristemente, mesmo que os profissionais tenham o saber, esforcem-se para efetivar um Sistema Único de Saúde de qualidade, urge que eles, nós e a sociedade civil reconheça a necessidade emergencial de rever tais propostas governamentais efetivando a implementação de políticas de saúde que tragam a importância do cuidado paliativo ser prestado no nível primário, visto que o usuário está inserido no seu território e com seus familiares.
- A dor multidimensional na percepção de pacientes oncológicos(2019) Motter, Solange Mara; Brustolin, Angela MariaIntrodução: Entre os pacientes oncológicos, a dor é constituída como o maior temor dentre os diversos sintomas apresentados pela doença, até mesmo quando comparado à morte. Objetivo geral: Compreender a percepção do paciente oncológico em tratamento quimioterápico frente a dor multidimensional. Objetivos específicos: verificar qual o impacto da dor física, social, emocional e espiritual no cotidiano de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico e identificar os processos de enfrentamento de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico diante da dor oncológica, física, social, emocional e espiritual. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Metodologia: A pesquisa foi realizada em uma unidade de alta complexidade em oncologia de um hospital público de um município da região norte do estado do Rio Grande do Sul (RS) entre os meses de outubro a novembro de 2019. Participaram do estudo seis pacientes com idade entre 40 e 73 anos. Os dados foram coletados a partir de entrevista com questões semiestruturadas. O encerramento da coleta de dados aconteceu por saturação de dados. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo recomendada por Minayo. O estudo respeitou as Resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: após análise de conteúdo emergiram as seguintes categorias: o impacto da dor física em pacientes oncológicos, o impacto da dor emocional em pacientes oncológicos, o impacto da dor social, o impacto da dor espiritual e o enfrentamento de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico diante da dor oncológica, física, social, emocional e espiritual. Considerações finais: A realização da pesquisa possibilitou a compreensão dos impactos multidimensionais causados pela dor nos pacientes oncológicos e o quanto este sintoma pode alterar a percepção de autoimagem, comportamento, relações sociais e crenças. O sofrimento gerado pela dor oncológica e pelo estigma que envolve esta doença é responsável por uma série de desordens a desestruturação na vida desses seres humanos.
- Lei do exercício profissional de enfermagem: o cotidiano de enfermeiros da atenção básica à saúde(2019) Wojcik, Ladinês Francieli Tyburski; Romero, Samuel SalviA Lei do exercício profissional de Enfermagem é construída, no Brasil, na década de oitenta, especificando em grau de habilitação os integrantes da equipe de enfermagem, bem como suas respectivas competências legais, cujo objetivo se caracteriza pela garantia do espaço de atuação do enfermeiro. O cotidiano do enfermeiro da Atenção Básica (AB), é marcado pela responsabilidade de um conjunto de atividades que compõem a dinâmica de funcionamento do serviço de saúde, dispondo da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem como respaldo para que suas atribuições possam ser desenvolvidas. Desta forma, o presente trabalho foi construído a partir da metodologia qualitativa, com desenho descritivo e exploratório. Essa investigação teve como objetivo geral analisar o conhecimento dos enfermeiros da atenção básica no que diz respeito à lei profissional de enfermagem, além de apresentar o perfil sóciodemográfico de atuação profissional dos enfermeiros participantes e discutir a importância do conhecimento da lei do exercício profissional de enfermagem, no contexto da atenção básica à saúde, no que diz respeito à melhoria dos processos de trabalho. Os participantes, que totalizaram nove enfermeiras, foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e questionário sóciodemográfico e de atuação profissional, após aceitarem participarem da pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As entrevistas foram gravadas conforme aceitação pelos participantes. O trabalho obedeceu aos preceitos éticos atuais. Foram elencadas para referenciar esta pesquisa a Teoria das Necessidade Humanas Básicas de Wanda Horta e a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas. Posteriormente, as falas foram transcritas e analisadas através da análise e conteúdo temática, conforme Minayo, das quais emergiram três categorias: 1) a importância do conhecimento na legislação e a utilização dos critérios na organização dos processos de trabalho; 2) processo de enfermagem e protocolos assistenciais: uma discussão emergente; 3) formação em enfermagem: um caminho. Através deste estudo foi possível concluir que os enfermeiros possuem certa limitação acerca da legislação profissional de enfermagem, evidenciando a necessidade de se abordar ainda mais a legislação profissional durante e após a formação profissional na área de saúde e a necessidade de novas reflexões a fim de profundar os conceitos e práticas do profissional enfermeiro.