Trabalhos de Conclusão de Curso
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
Navegar
- Análise da implantação de geração distribuida em uma empresa de britagem com subestação de 300kVA localizada na região norte do Rio Grande do Sul(2021) Stumm, Flaviano; Bordignon, SérgioO seguinte trabalho apresenta uma análise sobre o impacto técnico e financeiro da implantação de uma minigeração solar fotovoltaica em uma unidade de britagem localizada na região norte do Rio Grande do Sul, tendo como foco principal as adequações necessárias na tomada de energia da empresa, buscando estudar a viabilidade técnica para a implantação e conexão de uma geração distribuída em uma subestação de 300 kVA. Após levantamentos de campo e estudos teóricos em normas e regulamentações, o objetivo foi apresentar para o cliente a solução completa para sua necessidade, mostrando documentações necessárias, projetos e finanças. Devido ao crescente aumento da demanda energética, observa-se a inserção de novas fontes de energia elétrica, além de consumidores que geram sua própria energia, isso se dá pela busca de diversificação da matriz energética, diminuição na utilização de combustíveis fósseis para geração de energia elétrica, além da maior preocupação com os impactos ambientais, fatos que fazem com que se aposte cada vez mais na instalação de geradores distribuídos. Contudo, para que estes possam a vir beneficiar sistemas de distribuição de energia elétrica, seus impactos técnicos e regulamentários devem ser cuidadosamente estudados. A partir da vigência da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em abril de 2012, a geração distribuída (GD) vem crescendo de uma forma significante no Brasil. Devido ao alto avanço tecnológico e os incentivos financeiros, a procura pela implantação de microgeração e minigeração distribuída aumentam cada vez mais.
- Análise da qualidade de energia elétrica: distorções harmônicas em uma planta industrial um estudo de caso(2022) Tabolka, Douglas Roberto; Bordignon, SérgioNeste trabalho será apresentada uma análise das distorções harmônicas tendo como base os dados coletados através de um analisador de energia RE7000 em uma indústria metal mecânica da cidade de Ibirubá - RS. O intuito é analisar e caracterizar as distorções harmônicas presentes na planta industrial, por medições realizadas por equipamentos e métodos apropriados, para que se possa observar a qualidade da energia elétrica, presente no local. Foram adotadas as normalizações impostas pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, através do manual de Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica - PRODIST Módulo 8 e pela IEEE 519. Além de caracterizar os distúrbios harmônicos, esse trabalho apresenta possíveis métodos para mitigar os problemas associados as distorções harmônicas, por meio dos resultados, ao final do estudo serão apresentados tópicos e sugestões para correção que podem ser aperfeiçoados em trabalhos futuros.
- Análise de viabilidade técnica e financeira de implementação de uma usina fotovoltaica na modalidade geração compartilhada para um condomínio em Erechim-RS(2022) Souza, Guilherme Arpini; Bordignon, SérgioO presente trabalho de cunho qualitativo bibliográfico buscou verificar a viabilidade técnica e financeira de uma usina fotovoltaica na modalidade de minigeração distribuída com geração compartilhada, na cidade de Erechim, no norte do Rio Grande do Sul. Permitindo o compartilhamento de energia elétrica entre consumidores que estejam na mesma área de permissão ou concessão, através de uma cooperativa criada entre os moradores de um condomínio residencial vertical. Nessa perspectiva, optou-se por uma análise mais detalhada da irradiação solar incidente na região, onde foi possível verificar a estimativa de geração de energia. Desta forma, foi possível dimensionar um sistema fotovoltaico para suprir a demanda de energia elétrica dos consumidores, verificando-se a viabilidade técnica e financeira de uma usina fotovoltaica através da modalidade de geração compartilhada.
- Análise do impacto da geração distribuída fotovoltaica em redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão sob a óptica do controle de nível de tensão(2019) Andrade, Eliana Roratto de; Bordignon, SérgioA partir da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em abril de 2012, a Geração Distribuída (GD) passou a ter uma importância significativa no mercado de energia elétrica. Os incentivos dados pelo governo e pelo órgão regulador do sistema elétrico brasileiro aos consumidores para gerar sua própria energia, contribuiu para a queda nos custos destas tecnologias, tornando-as assim mais acessíveis. No entanto, a geração distribuída pode apresentar alguns impactos na rede de distribuição de energia elétrica, uma vez que, pode influenciar significativamente no nível de tensão, entre outros quesitos referindo-se à qualidade da energia. Com isso, torna-se essencial a análise dos impactos que a geração distribuída pode vir a ocasionar na rede de distribuição de energia elétrica. A partir desse cenário, o presente trabalho propôs uma análise dos impactos na qualidade do nível de tensão na rede de distribuição de energia elétrica de baixa tensão (BT) levando em consideração um sistema composto por residências, as quais possuem Geração Distribuída Fotovoltaica (GDF) conectadas à rede. Para a realização das análises, simulou-se o fluxo de potência de uma rede típica de BT sem e com a inserção gradativa de GDF, utilizando o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS). Os resultados obtidos através das simulações auxiliam para observar os impactos no sistema de distribuição e na qualidade de energia referente ao nível de tensão.
- Atualização do sistema de proteção de um transformador de alta tensão de 138kV/44kV(2023) Vieira, Vagner Bagnara; Bordignon, SérgioEste trabalho tem o objetivo de realizar a atualização das proteções intrínsecas e externas de um transformador de alta tensão, 138kV/44kV. Primeiramente conceitua-se a partir das bibliografias estudadas, a filosofia utilizada em sistemas de proteção e os equipamentos utilizados na sua configuração, com ênfase em proteção de transformadores. O contexto do trabalho parte das proteções existentes, que já estão obsoletas, e projeta a mudança delas por um sistema novo e mais tecnológico com relé digital que tem capacidade de processar muitas funções em paralelo, incrementando o sistema de proteção do transformador. O estudo demonstra as diversas funções de proteção a ser utilizada no projeto, passando pelas proteções externas e intrínsecas do transformador, demonstrando a sua importância dentro do contexto da aplicação. Também está presente a forma de cálculo das principais proteções e os métodos de testes a ser utilizado. A substituição de relés obsoletos por um relé com tecnologia de ponta, traz um enorme ganho e maior confiabilidade para o sistema de potência. A realização de testes em bancada é uma ferramenta que auxilia na descoberta de possíveis falhas que em testes reais, na futura instalação em campo, já estão superadas. Para os testes foi utilizado protocolo da norma IEC-61850, criando uma rede ethernet com a conexão dos equipamentos de teste e relé. Obteve-se resultados satisfatórios para os testes em bancada dando uma ótima prévia dos futuros testem em campo, que poderão sugerir alterações necessárias.
- Controle de tensão primário de uma rede de distribuição rural com uso de reguladores de tensão(2021) Salvi, Carlos Eduardo; Bordignon, SérgioO presente trabalho teve por objetivo realizar um estudo do controle de tensão primária, com o uso de reguladores de tensão em um alimentador de média tensão rural, com a finalidade de garantir que os níveis de tensão estejam em conformidade ao estabelecido pelo módulo 8 do PRODIST. Para a realização da análise foram obtidos junto a permissionária “X”, dados e características referente ao alimentador usado no estudo de caso, tais como sua topologia, tipo de condutor, grandezas elétricas como tensão e potência. Os resultados gerados das análises e simulações, foram por meio de software, onde se fez possível verificar o comportamento dos níveis de tensão ao longo do trecho da rede. Constatou-se que alguns trechos deste alimentador estão em desacordo com os parâmetros estabelecidos pela ANEEL, se fazendo necessário melhorias e adequações ao longo da rede. Portanto, foram realizadas novas simulações e estudos de alternativas para solucionar este problema evidenciado, e garantir a qualidade da energia entregue aos seus consumidores em níveis de tensão adequados.