Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/2
Navegar
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 3º e 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Holdis, Rosmari Teresinha; Zanoello, Simone Fatimapartir da leitura de Fiorentini e Miorim (1990), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Smole e Diniz (2016), entre outros autores, percebeu se a importância do material manipulativo como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, realizou se uma pesquisa que tem por objetivo verificar se os professores que ministram aulas no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Matemática e o uso dos materiais manipulativos, na segunda etapa foi definida a amostra de professores que participariam da pesquisa, na terceira etapa o projeto foi apresentado à direção das escolas e aos professores que participariam da pesquisa e aplicado o questionário e na quarta etapa foi realizado a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada verificou se que os materiais manipulativos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, porém ao serem usados devem ter um objetivo pré estabelecido e fazer relação com os conteúdos. Verificou se também que a grande maioria dos professores participantes da pesquisa conhecem a importância e fazem uso dos materiais manipulativos para trabalhar os conteúdos matemáticos, tendo os materiais manipulativos como um grande aliado para desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Processo
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Chies, Alana Paula; Zanoello, Simone FatimaA presente pesquisa traz reflexões sobre a importância da utilização do Material Manipulativo para o ensino de Matemática, buscando apresentar algumas contribuições que o mesmo pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino da Matemática, esta pesquisa busca verificar se os professores que ministram aulas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira etapa da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre: O ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso de materiais manipulativos no ensino de Matemática. A segunda etapa contou com a definição da amostra dos professores que participariam da mesma. Na terceira, entrou-se em contato com as escolas participantes, definindo o número total de professores participantes da pesquisa e por último, foi realizada a análise dos dados obtidos, no qual foi feito um estudo aprofundado para ver se as respostas estavam coerentes com o que os autores estudados defendem. Conclui-se a partir da pesquisa realizada que 100% dos professores que responderam o questionário proposto utilizam materiais manipulativos em suas aulas, considerando-os ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, acreditam ainda que os materiais manipulativos auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos.
- Avaliação da aprendizagem e prática pedagógica: discursos da revista Pátio (2007-2017)(2018) Maciel, Daniela; Vasques, Rosane FátimaA prática pedagógica não ocorre no vazio, ela se efetiva num campo de possibilidades, com intervenção de toda comunidade escolar e, em especial nos protagonistas do processo ensino e aprendizagem; o educador e o educando. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem não pode ser praticada de maneira isolada, visto que ela deve estar inserida no projeto pedagógico da escola, que abrange a integralidade da prática escolar que tem, como objetivo principal alcançar resultados positivos de construção de conhecimento e aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar quais os discursos sobre avaliação da aprendizagem estão presentes na Revista Pátio, bem como suas possíveis interpelações na prática pedagógica do professor. Para tanto buscou se compreender a prática pedagógica docente do professor como um processo diário de construção; conceituar a avaliação da aprendizagem como um processo, distinguin do a prática de avaliar da prática de examinar; analisar as implicações que avaliação da aprendizagem tem no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na prática docente do professor Realizou-se uma análise dos textos presentes na Revista Pátio na última década, a fim de reconhecer os aspectos tratados sobre avaliação nesta revista de circulação no meio escolar. A análise dos textos possibilitou dividi-los nos três níveis de avaliação: da aprendizagem, institucional e de larga escala. Referente a avalia ção da aprendizagem, foi possível colocar como uma ferramenta de ensino aprendizagem, sempre tendo em consideração a avaliação formativa. A avaliação institucional apresenta se como um mecanismo para auxiliar o gestor na melhora da escola, como instrumento par a diagnosticar e promover a tomada de decisões. E por final, a avaliação de larga escala, destacou se o cuidado com uso excessivo apenas para ranquear estabelecimentos e modificar a prática docente. Assim destaca se que a Revista Pátio faz parte do cotidian o do professor, no entanto, é preciso refletir sobre os discursos e repensar as práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação preocupada com a formação do educando.
- Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais(2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.
- Problemas matemáticos: um estudo no 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim(2018) Souza, Daiane Martinelli de; Zanoello, Simone FatimaA partir da leitura de obras e documentos relevantes da área da Educação Matemática, percebeu-se a importância de se desenvolver um estudo a respeito dos problemas matemáticos, tendo em vista a exploração destes em estratégias metodológicas em sala de aula, haja vista que configuram uma competência fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa, com o objetivo de verificar se os professores que ministram aula no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim, trabalham os problemas recomendados pelas autoras Kátia Smole e Maria Diniz. A referida pesquisa foca um estudo de caso, sob um percurso metodológico delineado em três etapas sequenciais e progressivas. A primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica; a segunda, com a definição da amostra de professores participantes da pesquisa, com a respectiva coleta de dados, e a terceira etapa, a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores consideram relevante o trabalho com problemas em sala de aula, entretanto, a diversidade dos tipos de problemas matemáticos não é devidamente trabalhada.
- Planejamento de sala de aula e pedagogia de projetos: repensando a prática pedgógica(2018) Foppa, Emily Rodrigues; Vasques, Rosane FátimaSabe-se que o sucesso da aprendizagem escolar depende de diversos fatores, sendo o trabalho pedagógico central nessa promoção. Desse modo, investigar a forma como o professor organiza, planeja e avalia em suas aulas é imprescindível para pensar a qualidade da educação escolar. Diante dessa premissa, a presente pesquisa busca apresentar a Pedagogia de Projetos como uma proposição ao planejamento de sala de aula. Para isso, compreende-se a importância da organização do trabalho pedagógico, bem como se identificam os diferentes níveis e tipos de planejamento que envolvem o sistema escolar, dentre eles o Projeto Político Pedagógico, o planejamento educacional, planejamento curricular, o planejamento de ensino e o planejamento escolar. Nesse sentido, é possível depreender o quanto é importante os professores elaborarem bons planejamentos, haja vista a interferência no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foca-se a Pedagogia de Projetos a partir da construção de um projeto que visa aos interesses, sonhos e necessidades da turma. Esse método de ensino busca conquistar a atenção e curiosidade dos alunos, proporcionando uma participação ativa de todos os envolvidos. Nessa perspectiva, o aluno constrói seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador do ensino. Assim, é possível realizar um planejamento que se aproxime da realidade, valorizando as vivências, tornando o aluno um ser autônomo, participativo e ativo.
- Benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos(2019) Witter, Jamila Menegat; Camera, Fernanda Dal'MasoIntrodução: A doença renal crônica é uma diminuição lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Os pacientes com doença renal crônica apresentam alterações em diferentes sistemas, o que leva a uma significativa alteração na qualidade de vida. A prática de atividade física torna-os mais independentes e funcionais. Objetivo: Avaliar os benefícios da reabilitação ambulatorial em pacientes renais crônicos. Metodologia: A amostra foi composta por 2 pacientes renais crônicos, com idade de 35 e 47 anos que realizam hemodiálise na FHST da cidade de Erechim/RS. A reabilitação ambulatorial foi realizada 2x/semana durante 3 meses. O estudo foi do tipo experimental, longitudinal de abordagem qualiquantitativa. Os pacientes realizaram exercícios de flexibilidade, equilíbrio, força muscular e exercícios aeróbicos. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: O estudo foi composto por um paciente do sexo feminino e um do sexo masculino. Observou-se que a FC de treinamento de ambos os pacientes permaneceu de 60 a 80% da FCmáx. Verificou-se melhora na capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio, grau de atividade física, força muscular, amplitude de movimento e qualidade de vida quando comparado pré e pós-reabilitação. Conclusão: Concluiu-se que a reabilitação ambulatorial para pacientes renais crônicos foi de extrema importância, onde os pacientes apresentaram diversos benefícios melhorando assim a sua condição física e emocional.
- Percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em instituição de longa permanência para idosos(2019) Malinowski, Sâmia Liane; Ferrão, LuanaIntrodução: A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) é uma possibilidade domiciliar que dispõe de um atendimento integral às pessoas com 60 anos ou mais. A enfermagem atua ininterruptamente nesses espaços, tendo contato frequente com a finitude dos idosos. Objetivo: Conhecer a percepção de técnicos de enfermagem frente ao processo de morte e morrer em ILPI. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 08 técnicos de enfermagem atuantes em uma ILPI ao norte do Rio Grande do Sul. Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), a coleta de dados teve início nos meses de agosto e setembro de 2019. A técnica de análise empregada para o tratamento dos dados foi a análise temática. Resultados e Discussão: Nesta pesquisa, emergiram as seguintes categorias: Atuação de técnicos de enfermagem em IPLI; Vivenciando o processo de morrer e morte em ILPI e; Dificuldades e facilidades da enfermagem frente ao processo de morrer e morte em ILPI. Considerações finais: Acredita-se que este estudo poderá ampliar o conhecimento, as discussões e as reflexões acerca da temática, além de promover subsídios para o cuidado da enfermagem e melhor enfrentamento frente a finitude em ILPI.
- Condicionantes e determinantes sociais de saúde de gestantes com doenças hipertensivas gestacionais, internadas em uma maternidade no sistema único de saúde(2019) Dogenski, Chanaiara; Manfredini, Cibele SandriAs Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação estão entre as principais causas de morbimortalidade materna e perinatais no Brasil e no mundo. O objetivo deste trabalho é conhecer os condicionantes e determinantes sociais de saúde de gestantes com Doenças Hipertensivas Gestacionais. Esta pesquisa é descritiva de caráter quantitativo. Participaram 05 gestantes com mais de 20 semanas de gestação, internadas em uma maternidade do SUS há pelo menos 24hs, para investigação, com diagnóstico confirmado ou em tratamento de alguma das Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação. A coleta de dados foi realizada após a aprovação do Comitê de Ética, CAAE: 17476619.0.0000.5351 e formalmente autorizada pelos responsáveis da instituição hospitalar. Após o aceite das participantes e a entrega e assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, foi realizada a coleta de dados por meio do preenchimento de um formulário. Com esta pesquisa, pode-se concluir que o surgimento das Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação pode sofrer influência da idade, da obesidade e do sedentarismo. Percebe-se assim a necessidade de ações educativas voltadas às gestantes, com foco no controle do peso, alimentação saudável e atividades físicas, assim como orientações sobre os riscos a que estão expostas na decorrência de alguma Doenças Hipertensivas Específicas da Gestação.
- Análise e implementação de um conversor Boost Bridgeless PFC(2019) Hinkel Júnior, Afonso Carlos; Stankiewicz, Adilson Luís; Baratieri, Cássio LucianoO presente trabalho tem como objetivo analisar e projetar um conversor Boost Bridgeless PFC. Nesse sentido, inicialmente expõem-se conceitos importantes para o entendimento do trabalho, tais como fator de potência, distorções harmônicas e formas de se realizar a correção do fator de potência. Além disso, aborda-se o conversor Boost convencional e o conversor Boost Bridgeless, exaltando-se suas principais características. A fim de cumprir com os objetivos específicos do trabalho, a metodologia empregada analisa os modos de operação do conversor Boost Bridgeless e propõe seu funcionamento no Modo de Condução Contínua (MCC). Sendo assim, inicia-se o projeto do circuito de potência e controle, os quais são simulados a partir dos softwares PSIM e Matlab. Após isso, parte-se para a implementação prática do protótipo por intermédio da fabricação das Placas de Circuito Impresso (PCIs) dos circuitos de potência, controle e retificação. Os resultados de simulação satisfazem as metas propostas, realizando de forma adequada a correção de fator de potência, obtendo-se o valor de 0,998 para FP e 5,14% para Total Harmonic Distortion (THD). A implementação prática foi iniciada, obtendo-se resultados parciais.
- Verificação do uso de drogas em estudantes do ensino médio de uma escola privada da cidade de Erechim-RS(2019) Brusco, Priscila Perin; Camera, Fernanda Dal'MasoSegundo o relatório mundial de drogas 247 milhões de pessoas consomem drogas por ano. O objetivo foi verificar o uso de drogas em estudantes do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Erechim/RS e avaliar as características demográficas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e a relação parental. Estudo transversal, analítico, observacional. Foi desenvolvido numa escola privada. Os estudantes que apresentaram o TCLE e Termo de Assentimento assinados, responderam o questionário. Os dados foram tabulados no Libre Office 6.2, realizou-se estatística descritiva e inferencial e o teste Qui-quadrado e correlação de Pearson. A amostra foi de 87 estudantes com uma prevalência de 72% do sexo feminino. Observou-se que o consumo de álcool pelos estudantes foi de 92% e 41% relataram que a casa de amigos é o local onde mais consomem. Em relação ao cigarro 85% afirmaram que nunca fumaram. Em relação a outras drogas observou-se que a maioria não consomem. Verificou-se também que 80% dos pais geralmente ajudam seus filhos quando tem algum problema. Por último em relação às outras atividades, verificou-se que 31% dos estudantes raramente praticam alguma atividade religiosa e em relação à prática esportiva 93% praticam atividade física. Concluiu-se que a maioria dos estudantes nunca fumaram cigarro, alguns já experimentaram narguilé e a maioria nunca utilizou drogas ilícitas, porém a maior parte já utilizou bebida alcoólica. Em nossa pesquisa, concluímos que um maior número de estudantes realizam atividade física, tem pratica religiosa, apresentam um bom convívio familiar e a maioria dos familiares não fumam.
- Análise do impacto da geração distribuída fotovoltaica em redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão sob a óptica do controle de nível de tensão(2019) Andrade, Eliana Roratto de; Bordignon, SérgioA partir da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em abril de 2012, a Geração Distribuída (GD) passou a ter uma importância significativa no mercado de energia elétrica. Os incentivos dados pelo governo e pelo órgão regulador do sistema elétrico brasileiro aos consumidores para gerar sua própria energia, contribuiu para a queda nos custos destas tecnologias, tornando-as assim mais acessíveis. No entanto, a geração distribuída pode apresentar alguns impactos na rede de distribuição de energia elétrica, uma vez que, pode influenciar significativamente no nível de tensão, entre outros quesitos referindo-se à qualidade da energia. Com isso, torna-se essencial a análise dos impactos que a geração distribuída pode vir a ocasionar na rede de distribuição de energia elétrica. A partir desse cenário, o presente trabalho propôs uma análise dos impactos na qualidade do nível de tensão na rede de distribuição de energia elétrica de baixa tensão (BT) levando em consideração um sistema composto por residências, as quais possuem Geração Distribuída Fotovoltaica (GDF) conectadas à rede. Para a realização das análises, simulou-se o fluxo de potência de uma rede típica de BT sem e com a inserção gradativa de GDF, utilizando o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS). Os resultados obtidos através das simulações auxiliam para observar os impactos no sistema de distribuição e na qualidade de energia referente ao nível de tensão.
- Um lugar: novo terminal rodoviário de Erechim-RS(2019) Reis, Gian Marcelo dos; Grendene, RobertaOs territórios brasileiros evidenciam inúmeros problemas de planejamento, e, dentre esses, a mobilidade é considerada um dos principais. Isso porque, os investimentos públicos foram direcionados a indústria automobilística e negligenciados aos incentivos de transportes coletivos e públicos. Erechim, como a maioria das cidades brasileiras, não apresenta infraestrutura e incentivo para as atividades de transporte coletivo. Desse modo, o desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico sobre “terminais rodoviários” se torna indispensável, para a valorização do espaço urbano, benefício da qualidade de vida e estímulo do uso de transporte coletivo. Assim, o objetivo deste trabalho é elaborar um anteprojeto arquitetônico de um novo terminal rodoviário para a cidade de Erechim/RS. A metodologia do trabalho está dividida em duas fases. Sendo a primeira, caraterizada como pesquisa teórica e a segunda, como prática.
- Efeitos da fisioterapia aquática durante o período gestacional(2019) Vanz, Maria Regina Caprini; Maronesi, Caren Tais Piccoli; Malysz, Karine AngélicaO período gestacional é caracterizado por diversas modificações físicas que são necessárias para o perfeito crescimento e desenvolvimento fetal. Porém essas modificações podem causar dor e limitações das atividades diárias dessas mulheres. A fisioterapia aquática promove alivio das dores decorrentes desse período, fornece relaxamento e pode favorecer a melhora da qualidade de vida dessas mulheres. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de fisioterapia aquática durante o período gestacional e verificar se o tratamento se mostrara eficaz na redução da sintomatologia decorrente deste período. Para isso a amostra deste estudo foi composta por 07 mulheres entre a 13º e 30º semanas de gestação. Na avaliação foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala visual analógica (EVA), SF-36, índice da qualidade do sono de Pittsburg, avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico através da escala de Ortiz. Após a avaliação as pacientes foram submetidas a dezesseis sessões de fisioterapia aquática com duração de 50 minutos, duas vezes por semana, durante dois meses, posteriormente foram reavaliadas pelos mesmos instrumentos avaliativos. Foi observado através das analises, melhora significativa no estado geral de saúde das gestantes (p=0,04), força muscular do assoalho pélvico (p=0,03) e dor pela escala visual analógica (p=0,02).
- Impactos à saúde humana relacionados com a implantação da usina hidrelétrica de Machadinho(2019) Quadros, Altemir de; Nothaft, Simone Cristine dos SantosIntrodução: Os impactos potenciais à saúde causados pela implantação de usinas hidrelétricas estão relacionados à alteração do fluxo das águas, formação do reservatório com alteração das características hidráulicas e dinâmica do escoamento fluvial e à construção e operação da obra, implicando em grandes transformações socioambientais; tendo em vista a magnitude dessas alterações e o impacto à saúde na população atingida, este estudo questiona quais os impactos na saúde estão relacionados com a implantação da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Objetivo: analisar os indicadores de saúde ambiental de municípios gaúchos atingidos pela implantação da Usina Hidrelétrica de Machadinho. Metodologia: estudo de caráter quantitativo com desenho ecológico, tendo como área de abrangência os municípios gaúchos considerados pelos estudos de impacto ambiental, oficialmente atingidos pela UHE de Machadinho: Machadinho, Maximiliano de Almeida, Pinhal da Serra e Barracão; o período estudado foi de 10 anos – 1998 a 2007. As fontes para a coleta de dados foram o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A análise e interpretação dos dados foi feita de acordo com a Matriz de Saúde Ambiental. Resultados: de 1998 a 2002, período referente à época da construção da UHE, a Matriz de Saúde Ambiental registrou a pontuação de 368; já entre 2003 e 2007, período posterior à época de construção, foi registrada a pontuação de 366,9. De acordo com a pontuação total obtida, a magnitude do impacto do empreendimento é classificada em grave impacto à saúde. Conclusão: o impacto à saúde durante o período de construção foi maior em relação ao período posterior à construção, possivelmente ocasionado pelo aumento da migração de trabalhadores para a construção dessa central hidrelétrica.
- Efeitos da fisioterapia aquática sobre a ventilação pulmonar de pacientes com enfisema pulmonar(2019) Perondi, Indianara; Morsch, Ana Lúcia Bernardo de CarvalhoO enfisema pulmonar, apresenta-se de forma crescente em todo o mundo, em função da exposição à agentes nocivos associadas ao processo de envelhecimento populacional. Frente a isso, esse estudo tem como objetivo verificar os efeitos da fisioterapia aquática em pacientes com enfisema pulmonar. Os objetivos específicos buscam avaliar o grau de dispneia, comparar o grau de comprometimento da função pulmonar, a força da musculatura respiratória e a expansibilidade toracoabdominal antes e após o protocolo de fisioterapia aquática, como também comparar o pico de fluxo expiratório antes e após cada sessão de fisioterapia aquática. A população foi composta por indivíduos com diagnóstico de enfisema pulmonar residentes no município de Barão de Cotegipe/RS, com uma amostra de nove indivíduos voluntários, de ambos os sexos, que participaram da pesquisa por um período de 8 semanas, sendo que os participantes foram reunidos em um único grupo para realização do tratamento, com três encontros semanais, totalizando 24 sessões. Como resultados alcançados, pode-se observar significância (p < 0,05) na PImáx, no PFE da espirometria e nos valores da mobilidade toracoabdominal. Desse modo, conclui-se com este estudo, que além dos resultados significativos apresentados, manteve os valores dos demais parâmetros avaliados, devido à imersão e propriedades físicas da água.
- Impactos de saúde de municípios gaúchos atingidos pela implantação da usina hidrelétrica de Itá(2019) Fagundes, Sabrina Kamila; Nothaft, Simone Cristine dos SantosIntrodução: A implantação de Usina Hidrelétrica (UHE), dá origem a impactos que correspondem às reordenações territoriais e socioambientais, tanto em relação às populações que são remanejadas, quanto também às migrações de trabalhadores para a construção e manutenção das usinas. Não apenas as populações que são deslocadas para a implantação dos empreendimentos hidrelétricos sofrem com os impactos gerados, mas também a formação de territórios alterados, onde as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais são transformadas. Objetivo: analisar os impactos de saúde de municípios gaúchos atingidos pela implantação da Usina Hidrelétrica de Itá (UHEI). Metodologia: estudo do tipo quantitativo com desenho ecológico, tendo como área de abrangência os municípios gaúchos considerados oficialmente atingidos conforme os estudos de impacto ambiental pela UHEI, sendo eles Aratiba, Mariano Moro, Severiano de Almeida e Marcelino Ramos. Resultados: o período em que houve o maior número de classificações com o aumento da prevalência por município foi o posterior à construção, sendo em Aratiba as classificações C3 (doenças e agravos de notificação compulsória), C4 (câncer), C5 (acidente de trabalho), C6 (infecções sexualmente transmissíveis), C7 (doenças psicossociais e neuropsiquiátricas), C8 (violência), C9 (doenças associadas ao stress) e C10 (acidentes de trânsito), Marcelino Ramos C3 (doenças e agravos de notificação compulsória), C4 (câncer), C5 (acidente de trabalho), C6 (infecções sexualmente transmissíveis), C7 (doenças psicossociais e neuropsiquiátricas), C9 (doenças associadas ao stress) e C10 (acidentes de trânsito), Mariano Moro C3 (doenças e agravos de notificação compulsória, C4 (câncer), C6 (infecções sexualmente transmissíveis), C7 (doenças psicossociais e neuropsiquiátricas), C8 (violência), C9 (doenças associadas ao stress) e C10 (acidentes de trânsito) e Severiano e Almeida C3 (doenças e agravos de notificação compulsória), C4 (câncer), C6 (infecções sexualmente transmissíveis), C7 (doenças psicossociais e neuropsiquiátricas), C8 (violência) e C10 (acidentes de trânsito) . As doenças cardiorrespiratórias (C2) tiveram a maior prevalência no período correspondente ao da construção. Em contrapartida, a classificação correspondente às infecções sexualmente transmissíveis (C6), teve sua prevalência aumentada no período posterior à construção. Em relação aos atendimentos clínicos ambulatoriais, o período com o maior número de atendimentos foi posteriormente à construção e, por fim, os resultados apontam para uma elevação gradual dos atendimentos do enfermeiro de acordo com o período, sendo que após o término da construção da UHEI, foram maiores em todos os municípios atingidos, com concentração maior no município de Aratiba. Conclusão: Os impactos na saúde nos municípios atingidos pela Usina Hidrelétrica de Itá puderam ser identificados por meio da quantificação dos atendimentos clínicos ambulatoriais, atendimentos do enfermeiro da atenção básica, identificando as internações hospitalares e atendimentos de usuários com doenças e/ou agravos à saúde causados por fatores ambientais e/ou comportamentais na população nos períodos de estudo.
- Centro de eventos para Machadinho no Rio Grande do Sul(2019) Strassburg, Renata; Santos, Darllan Fabiani da SilvaCom o crescimento dos índices da população urbana mundial, as cidades do século XXI precisam oferecer maior qualidade de vida, integração social e bem-estar às pessoas. Diante disso, os projetos arquitetônicos de centros de eventos surgem como uma alternativa para essa demanda. Machadinho é uma cidade turística e se localiza ao norte do estado do Rio Grande do Sul, a cidade está em ascensão com o mercado turístico movimentando a economia local. No entanto, seguindo o contexto de muitas cidades brasileiras, falta infraestrutura e espaços arquitetônicos adequados/convidativos ao uso. Outro ponto negativo em construções com a finalidade de recepcionar milhares de pessoas para apresentações e eventos, é a execução fora de norma, acarretando no desconforto ao seu usuário, seja acústico, de acessibilidade ou de convivência. O objetivo desse trabalho é solucionar, através de um anteprojeto, a carência que o município de Machadinho enfrenta ao realizar seus eventos e recepcionar seus munícipes e turistas, em estruturas inadequadas e precárias. A metodologia do trabalho é classificada como descritiva, baseada na análise de dados secundários e interpretados de modo qualitativo. Os resultados nortearão o anteprojeto para o estudo de um centro de eventos na cidade de Machadinho, no Rio Grande do Sul.
- O comportamento do recém-nascido internado na UTI neonatal quando exposto aos sons intrauterinos(2019) Cachambu, Paula Gracieli; Manfredini, Cibele SandriO útero materno permite ao feto repouso e sono profundo, sendo que ainda dentro do útero, o feto já tem algumas experiências, as quais permitem que tenham lembranças da vida uterina após o nascimento. Objetivo de conhecer o comportamento do recém-nascido, internado UTIN, quando exposto ao som uterino. Trata-se de um estudo quase-experimental, com 7 RNs de 29 a 38 semanas, internados na UTIN, de setembro a outubro de 2019. Os participantes foram expostos ao som uterino. Foi verificado Frequência Respiratória, Frequência Cardíaca, Saturação de Oxigênio, aplicado escala da dor no recém-nascido e no lactente (NIPS) e avaliação dos estados de sono e vigília adaptada de Brazelton, antes e após a exposição do som uterino. Resultados: Identificou-se que após a exposição ao som uterino os RN apresentaram redução da FR e FC. A escala da dor apresentou significância estatística de p<0,05 após a exposição ao som, e a e avaliação dos estados de sono e vigília apresentou significância estatística de p<0,01 a p<0,05 após a exposição do som uterino. Conclusão: Com este estudo foi possível identificar que a aplicação do som uterino serve como técnica para auxiliar na redução da dor do RN e deixá-lo mais calmo e tranquilo.
- Gestão, família e enfermagem: o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na atenção básica à saúde(2019) Fassina, Sheila Elisa; Romero, Samuel SalviA atenção integral à saúde das crianças portadoras de necessidades especiais constitui-se um desafio para os profissionais de saúde, tanto no âmbito da assistência, quanto no que se refere à gestão dos serviços. Estas situações predizem a relevância do olhar integral ao contexto no qual a criança está inserida, visando incluir a família no processo de cuidado, respeitando, assim, sua singularidade. Para tanto, este trabalho é caracterizado como estudo transversal e de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi discutir o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, e como objetivos específicos: averiguar a atuação dos enfermeiros da Atenção Básica à Saúde na perspectiva do cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais; descrever as intervenções de gestores em saúde, no que diz respeito ao cuidado de crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde; identificar os cuidados ofertados às famílias de crianças portadoras de necessidades especiais, a partir dos posicionamentos dos familiares. Os participantes foram 5 enfermeiros da Atenção Básica à Saúde, 3 familiares de crianças portadoras de necessidades especiais e 3 profissionais da gestão municipal da saúde. Seguindo os preceitos éticos, a coleta dos dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, com posterior organização, interpretação e análise dos dados pelo método de Análise Temática. A Teoria Transpessoal de Jean Watson foi elencada para o referencial deste estudo, tendo em vista que sua fundamentação aproxima-se do tema abordado. Os resultados foram apresentados descritivamente compondo o perfil dos entrevistados e com base na entrevista semiestruturada três categorias foram impressas, sendo assim denominadas: os cuidados de Enfermagem: a necessidade da integralidade; familiares: o pertencimento, o amor e a natureza cuidadora; potências e limitações do processo gestor. Este trabalho torna-se relevante devido à abordagem de como acontece o cuidado às crianças portadoras de necessidades especiais na Atenção Básica à Saúde, visando identificar as principais potencialidades e vulnerabilidades denotadas em cada sujeito atuante neste processo.