Pillotto, Marcelo LuísTacca, Bruno Badalotti2019-08-092019-08-092018http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/149Com a atual desaceleração do mercado, a concorrência entre empresas está cada vez mais acirrada, uns dos principais fatores que garantem a venda para estas empresas é a satisfação do cliente, que está diretamente ligada as reclamações de campo existentes. Quanto menor for o número de reclamações maior será a satisfação do cliente, consequentemente existirão novas vendas e maior faturamento para a empresa. A metodologia lean é uma alternativa para melhorar a competitividade das empresas, sendo esta metodologia composta por inúmeras ferramentas, onde cada uma possui aplicações distintas dentro de uma empresa, porém todas com os mesmos objetivos finais, sendo a redução de atividades que não agregam valor ao produto final e redução no tempo de processamento dos produtos, com o objetivo geral na redução de custos da empresa. Este trabalho irá apresentar uma proposta de implantação de algumas ferramentas da metodologia lean em uma empresa automobilística. A proposta de sistemática a ser implantada, fará o gerenciamento de reclamações de cliente, relacionadas aos produtos fornecidos pela empresa alvo deste trabalho. Esta sistemática tem como finalidade expor os defeitos encontrados e reduzi-los ou eliminá-los, afim de reduzir os custos da empresa com defeitos de campo.pt-BRabertoEngenharia de ProduçãoManutenção produtiva totalProdutividade industrialProcessos de fabricação - QualidadeProposta de implementação de sistemática para resolução de problemas nos produtosArtigo Científico