Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/123
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): CASTANHO, Conrado Pizzolatto
Orientador(es): WISNIEWSKI, Elvis
Título principal: O efeito da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório em pacientes com impacto femoroacetabular submetidos à artroscopia : uma revisão da bibliografia
Publicação: 2018
Resumo: Introdução: As disfunções articulares do quadril podem comprometer o lábrum acetabular, como por exemplo, o impacto femoroacetabular (IFA), o qual é subdividido na prática clínica em três tipos: tipo came, tipo pincer e misto. Objetivo: avaliar os efeitos da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório artroscópico em pacientes com impacto femoroacetabular. Metodologia: Os artigos que compõem esta revisão foram acessados nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline/Pubmed, com as palavras-chave nos idiomas português e inglês: Fisioterapia, tratamento artroscópico, fisioterapia pré e pós-operatória, impacto femoroacetabular, physiotherapy, arthroscopic treatment, pre and pos-operative physiotherapy, femoroacetabular impact. Resultados e discussão: A reabilitação pós-operatória melhora a condição biomecânica e de força muscular do quadril. O tratamento conservador gera resultados importantes na redução dos sintomas, porém, a amplitude de movimento do quadril continua, em certa medida limitada. No tocante ao tratamento cirúrgico, os resultados apresentam-se inadequados para pacientes com osteoartrite associada. Considerações finais: Os protocolos pós-operatórios ainda divergem quanto ao apoio do membro operado e o tempo de tratamento. O tratamento conservador se mostra importante para a conservação da função mecânica da articulação, principalmente em pacientes que apresentam estágios iniciais de IFA. Já a cirurgia artroscópica se mostra ineficaz em pacientes com dano intra-articular severo e presença de osteoartrose.
Assunto(s): Fisioterapia
Artroscopia - Pacientes - Reabilitação
Impacto femoroacetabular - Pacientes - Reabilitação
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização - Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia
Departamento: Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conrado Pizzolatto Castanho.pdf511,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Conrado Pizzolatto Castanho.pdf
  Restricted Access
826,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.