Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/125
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): MORAES, Daniele Barboza de
Orientador(es): COMERLATO, Tatiana
Título principal: Postura anterior da cabeça : revisão sobre implicações clínicas, aspectos biomecânicos, avaliação e reabilitação
Publicação: 2018
Resumo: A postura anterior da cabeça é uma das mais comuns anormalidades posturais e pode estar relacionada com vários problemas, incluindo: dor de cabeça, dor e limitação do movimento cervical e distúrbios músculos esqueléticos como a disfunção da articulação temporomandibular. O objetivo do presente estudo foi investigar, por meio de uma revisão da literatura, as implicações clínicas, biomecânicas, formas de avaliação e princípios de tratamento fisioterapêutico da postura anterior da cabeça. Esta pesquisa caracterizou como uma revisão narrativa. Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed e Lilacs, com datas no período de 2007 a 2017, nos idiomas português e inglês. Os descritores em ciências da saúde adotados para a busca em língua portuguesa foram: cervicalgia, postura, modalidades de fisioterapia, reabilitação, curvaturas da coluna vertebral. Foram encontrados aproximadamente 241 trabalhos de acordo com os descritores, e utilizados 32 artigos. Concluiu-se que a postura anterior da cabeça está associada a desequilíbrios musculares, com fraqueza, principalmente dos músculos flexores profundos cervicais, trapézio médio e retratores escapulares, e encurtamento dos músculos extensores cervicais, trapézio superior e esternocleidomatóide. Dentre as implicações clinicas mostrou estar relacionada com a diminuição propriocepção e equilíbrio, e com ritmo escapulotorácico. O método de avaliação da postura anterior da cabeça quantitativo mais utilizado é o ângulo craniovertebral. Entre os métodos de tratamento destacam-se os de reeducação muscular como os programas de exercícios de estabilização escapular, Pilates e treinamento de flexores cervicais profundos.
Assunto(s): Fisioterapia
Dor cervical
Distúrbios da postura
Coluna vertebral
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização - Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia
Departamento: Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniele Barboza de Moraes.pdf326,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Daniele Barboza de Moraes.pdf
  Restricted Access
799,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.