Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/134
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): PRIGOL, Sandra
Orientador(es): COMERLATO, Tatiana
Título principal: Efeitos do tratamento fisioterapêutico para fascite plantar, associado ao fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril, em mulheres com fascite plantar e pé plano
Publicação: 2018
Resumo: A fascite plantar é uma das lesões mais comumente encontradas no pé. É representada por um processo degenerativo e inflamatório da fáscia plantar, que provoca dor na tuberosidade medial do calcâneo durante a descarga de peso. Uma das causas mais frequentes da fascite plantar é a pronação excessiva do pé. A literatura apresenta estudos incipientes que demonstram que o fortalecimento da musculatura do quadril pode melhorar o alinhamento dos joelhos e assim a função dos membros inferiores. No entanto não foram encontrados estudos que avaliassem a influência dos músculos do quadril no alinhamento dos pés. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar a influência do fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril na correção do pé plano e na diminuição da sintomatologia provocada pela fascite plantar. Fizeram parte da amostra 2 mulheres com idade média 63,5 (±4,24) anos, com diagnóstico médico de fascite plantar e pé plano flexível. O tratamento foi composto de eletroterapia, exercícios convencionais de fisioterapia para tratamento da fascite plantar, e exercícios de fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril. Foram realizadas 2 sessões semanais, totalizando 16 sessões de tratamento. Obteve-se 100% na melhora da dor e um ganho médio de 60 na amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo, porém não houve mudanças na altura dos arcos plantares para presente amostra.
Assunto(s): Fisioterapia
Síndrome do esporão do calcâneo
Articulação de quadril
Pé chato
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização - Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia
Departamento: Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Prigol.pdf620,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Sandra Prigol.pdf
  Restricted Access
747,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.