Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/153
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): FANTIN, Fabio Cesar
Orientador(es): PILLOTTO, Marcelo Luís
Título principal: Eficiência operacional com melhorias da filosofia Kaizen : um estudo de caso em uma montadora de poltronas
Publicação: 2018
Resumo: O sucesso de uma organização deve-se à busca pela excelência empresarial que tem evidenciado a evolução da satisfação das pessoas, do preparo das lideranças, da eficiência operacional e da cultura empresarial, baseado em um sistema que visa elevar a gestão, os processos e os produtos ao nível de excelência, a partir da melhora na capacitação de todos os empregados da empresa. Diante disso, as organizações aplicam em seus processos o conceito da filosofia Lean através da metodologia Kaizen de busca contínua e gradual da melhoria na empresa e na vida pessoal, inspirada na gestão do Sistema Toyota de Produção Enxuta. Para tratar de conhecer essa metodologia, esse trabalho teve como objetivo demonstrar a aplicação de um evento Kaizen para melhorar a eficiência operacional dos operadores de um setor o qual atingia os resultados propostos, e como objetivo específico analisar como a aplicação desta metodologia promove mudanças significativas e pode ser aplicada com sucesso em qualquer tipo de organização, proporcionando retornos significativos à empresa e aos seus empregados. O estudo foi realizado no ambiente de produção de uma empresa metalúrgica, por meio de um levantamento de dados de processos e de operações de produção. Concluiu-se que após a realização do Kaizen, implementou-se com sucesso, uma linha de produção sequenciada, que resultou em uma melhor eficiência dos operadores, incentivando uma cultura de expressão em que os empregados apresentaram soluções e inovações ao produto e aos processos operacionais, e obteve resultados satisfatório, de forma progressiva, visando sempre a melhoria contínua.
Assunto(s): Engenharia de Produção
Controle da qualidade total
Sistema Toyota de produção
Eficiência industrial
Processos de fabricação
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização em Engenharia da Produção Lean Manufacturing
Departamento: Engenharias e Ciência da Computação
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharias e Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabio Cesar Fantin.pdf408,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Fabio Cesar Fantin.pdf
  Restricted Access
757,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.