Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/154
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): NASILOWSKI, Fabrício de Almeida
Orientador(es): CASSEL, Guilherme Luiz
Título principal: Estudo de projeto de componente para cadeira operacional em termoplástico reciclável : avaliação à luz das técnicas de desenvolvimento de produto enxuto
Publicação: 2018
Resumo: De acordo com a metodologia Lean os princípios enxutos não devem somente ser aplicados na manufatura, mas também em outras áreas tais como Desenvolvimento de Produtos e de Pesquisa e Desenvolvimento das empresas, se tornando uma alternativa relevante para melhorar a sua competitividade nos mercados onde atuam. O processo de desenvolvimento de um produto consiste em diversas atividades realizadas por diferentes departamentos com objetivo de atender às demandas requisitadas pelo cliente, sendo possível de ser produzido. Este trabalho versará sobre Desenvolvimento de Produto Enxuto, a partir da comparação das etapas do desenvolvimento de um novo componente em uma empresa do segmento metal-mecânico produtora de mobiliários, que foi realizado em conjunto com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI - Erechim, ambas localizadas no município de Erechim-RS. O produto em questão ainda é embrionário e, portanto, será desenvolvido integralmente em modelagem 3D, com auxílio de técnicas de Análise de Elementos Finitos (FEA) através do uso do software comercial ANSYS, de modo a mitigar riscos. Alguns testes físicos foram realizados com materiais poliméricos compostos, selecionados pela empresa para este novo produto, de modo a alimentar os modelos criados do protótipo e assim ser possível verificar o atendimento aos requisitos ainda no ambiente virtual, sem a necessidade de custos com a produção de moldes e protótipos, gerando desperdícios. A proposta futura da empresa é implementar integralmente a filosofia Lean utilizando a ferramenta de Desenvolvimento de Produto Enxuto com o objetivo final de reduzir o tempo e atividades de pessoas que não agregam valor ao projeto, auxiliando principalmente na velocidade de lançamento de novos produtos, mas também na redução de custos da empresa, onde este estudo pretende apresentar as lacunas entre a metodologia e o processo de desenvolvimento de produtos atual da empresa.
Assunto(s): Engenharia de Produção
Manutenção produtiva total
Sistema Toyota de produção
Método dos elementos finitos - Programas de computador
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização em Engenharia da Produção Lean Manufacturing
Departamento: Engenharias e Ciência da Computação
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharias e Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabrício De Almeida Nasilowski.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Fabrício De Almeida Nasilowski.pdf
  Restricted Access
820,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.