Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/174
Tipo de documento: | Artigo Científico |
Autor(es): | Lira, Daiane |
Orientador(es): | Sponchiado, Denise Aparecida Martins |
Título principal: | O papel do estudante na construção do conhecimento: um estudo dos planos nacionais de educação e a influência da psicopedagogia |
Publicação: | 2017 |
Resumo: | O artigo, de natureza bibliográfica e documental, se propõe a discutir um tema ainda relativamente periférico nas discussões sobre políticas educacionais: o papel do estudante enquanto sujeito do processo educativo. Não é pretensão analisar se o aluno não estuda ou se é indisciplinado, visto que essas questões foram e são objetos de muitas pesquisas. Pretende-se analisar como as políticas educacionais tratam o estudante enquanto sujeito da construção do conhecimento e a importância da influência psicopedagógica frente o processo de aprender. Para fundamentar essa análise serão analisados os dois Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) aprofundadas duas perspectivas sociológicas francesas distintas, representadas por Pierre Bourdieu e Bernard Charlot, desses autores pretende-se reconstruir dois conceitos: o de capital cultural de Bourdieu e o de relação com o saber de Bernard Charlot. E, para finalizar será discutido algumas reflexões pertinentes ao fazer psicopedagógico, baseadas por Fernándes (2001) e Bossa (2007). |
Assunto(s): | Educação e Estado Capital cultural Aprendizagem Desigualdades sociais Estudantes |
Instituição: | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
Sigla da Instituição: | URI Erechim |
Curso/Programa: | Especialização em Psicopedagogia |
Departamento: | Ciências Humanas |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daiane Lira.pdf | 298,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.