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Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): Lira, Daiane
Orientador(es): Sponchiado, Denise Aparecida Martins
Título principal: O papel do estudante na construção do conhecimento: um estudo dos planos nacionais de educação e a influência da psicopedagogia
Publicação: 2017
Resumo: O artigo, de natureza bibliográfica e documental, se propõe a discutir um tema ainda relativamente periférico nas discussões sobre políticas educacionais: o papel do estudante enquanto sujeito do processo educativo. Não é pretensão analisar se o aluno não estuda ou se é indisciplinado, visto que essas questões foram e são objetos de muitas pesquisas. Pretende-se analisar como as políticas educacionais tratam o estudante enquanto sujeito da construção do conhecimento e a importância da influência psicopedagógica frente o processo de aprender. Para fundamentar essa análise serão analisados os dois Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) aprofundadas duas perspectivas sociológicas francesas distintas, representadas por Pierre Bourdieu e Bernard Charlot, desses autores pretende-se reconstruir dois conceitos: o de capital cultural de Bourdieu e o de relação com o saber de Bernard Charlot. E, para finalizar será discutido algumas reflexões pertinentes ao fazer psicopedagógico, baseadas por Fernándes (2001) e Bossa (2007).
Assunto(s): Educação e Estado
Capital cultural
Aprendizagem
Desigualdades sociais
Estudantes
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização em Psicopedagogia
Departamento: Ciências Humanas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

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