Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/178
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): DAL'AGNOL, Michele
Orientador(es): ENRICONE, Jacqueline Raquel Bianchi
Título principal: Compreensão leitora : um estudo com acadêmicos de cursos de pedagogia
Publicação: 2017
Resumo: A leitura e a compreensão são elementos importantes e necessários à aprendizagem, visto que, a aquisição do conhecimento acontece através da interação entre o leitor e o autor, exigindo do leitor habilidades que direcionam uma leitura centrada no texto, no reconhecimento de sua estrutura e no sentido das palavras. O presente estudo objetivou explorar as relações entre a compreensão em leitura e o desempenho de jovens universitários ingressantes no curso de Pedagogia. A amostra foi composta por 73 acadêmicos de três Instituições de Ensino Superior do interior do RS. A compreensão textual foi medida por meio da aplicação de um texto elaborado dentro dos padrões da técnica de Cloze, utilizando-se como critério de correção três níveis de leitura elaborados por Bormuth (1968). Os resultados obtidos revelaram que o nível de compreensão leitora dos estudantes universitários encontra-se, em maior parte, no nível instrucional, ou seja, a compreensão leitora ainda necessita do auxílio adicional externo do professor. Esse resultado aponta a importância das práticas educativas conduzirem o acadêmico à leituras mais independentes, a partir do uso de estratégias que contribuam para a leitura autônoma, capaz de interligar conceitos e discutir ideias. É importante que professores e acadêmicos internalizem que a leitura é uma habilidade que necessita de um aprendizado contínuo, ou seja, quanto mais o jovem adquirir conhecimentos de seu mundo e de novas palavras, mais apto será o reconhecimento e a compreensão leitora, bem como, melhor será sua qualificação acadêmica e profissional.
Assunto(s): Educação
Compreensão na leitura
Leitura (Ensino superior)
Interesses na leitura
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização em Psicopedagogia
Departamento: Ciências Humanas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele Lúcia Dal'Agnol.pdf357,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TA - Michele Lúcia Dal'Agnol.pdf
  Restricted Access
779,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.