Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/331
Tipo de documento: Artigo Científico
Autor(es): Menin, Aline Angela
Orientador(es): Redaelli, Emir José
Título principal: A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis da URI Campus de Erechim
Título(s) alternativo(s): The influence of financial education on consumer and investment decisions: a case study with students of accounting science course of URI Campus of Erechim
Publicação: 2019
Resumo: O presente artigo tem como finalidade compreender se a transferência de conhecimento decorrente da formação acadêmica produz algum impacto nas decisões de consumo e investimento dos discentes. O método adotado é o da pesquisa de campo, com aplicação de questionário anônimo já elaborado e testado por Lucci et.al. A população que serviu como base para a pesquisa foi formada por 30 alunos da graduação do curso de Ciências Contábeis da Uri Campus de Erechim, sendo uma amostra para um universo finito, considerando apenas os alunos do primeiro e último semestre. Identificou-se com o presente trabalho que o nível de formação acadêmica contribui para o aumento dos conhecimentos financeiros (acréscimo de 21% no total de acertos das questões aplicadas). Quanto as atitudes dos indivíduos pesquisados, com o passar das disciplinas, observou-se que houve uma aceitação leve, mas maior ao risco e a preocupação com a futura aposentadoria. É importante ressaltar também que há outras formas de conhecimento que também são relevantes, como a experiência em família, com amigos e prática que precisam ser melhor investigadas em estudos futuros.
Abstract/Resumen: The purpose of this paper is to understand if the knowledge transfer resulting from the academic formation has any impact on students' consumption and investment decisions. The adopted method is the field research, with application of an anonymous questionnaire already elaborated and tested by Lucci et.al. The population that served as the basis for the research consisted of 30 undergraduate students of the Accounting Sciences course at Uri Campus of Erechim, being a sample for a finite universe, considering only the students of the first and last semester. It was identified with the present work that the level of academic formation contributes to the increase of the financial knowledge (increase of 21% in the total of correct answers of the applied questions). Regarding the attitudes of the individuals surveyed, over the course of the disciplines, it was observed that there was a slight acceptance, but greater to the risk and concern about future retirement. It is importante to notice that other forms of knowledge are also relevant, such as family experience, friends, and practice that need further investigation in future studies.
Assunto(s): Administração
Educação financeira
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Especialização em Gestão Estratégica de Finanças
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Angela Menin.pdf490,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.