Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/402
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Autor(es): Brusco, Priscila Perin
Orientador(es): Camera, Fernanda Dal'Maso
Título principal: Verificação do uso de drogas em estudantes do ensino médio de uma escola privada da cidade de Erechim-RS
Publicação: 2019
Resumo: Segundo o relatório mundial de drogas 247 milhões de pessoas consomem drogas por ano. O objetivo foi verificar o uso de drogas em estudantes do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Erechim/RS e avaliar as características demográficas, consumo de drogas lícitas e ilícitas e a relação parental. Estudo transversal, analítico, observacional. Foi desenvolvido numa escola privada. Os estudantes que apresentaram o TCLE e Termo de Assentimento assinados, responderam o questionário. Os dados foram tabulados no Libre Office 6.2, realizou-se estatística descritiva e inferencial e o teste Qui-quadrado e correlação de Pearson. A amostra foi de 87 estudantes com uma prevalência de 72% do sexo feminino. Observou-se que o consumo de álcool pelos estudantes foi de 92% e 41% relataram que a casa de amigos é o local onde mais consomem. Em relação ao cigarro 85% afirmaram que nunca fumaram. Em relação a outras drogas observou-se que a maioria não consomem. Verificou-se também que 80% dos pais geralmente ajudam seus filhos quando tem algum problema. Por último em relação às outras atividades, verificou-se que 31% dos estudantes raramente praticam alguma atividade religiosa e em relação à prática esportiva 93% praticam atividade física. Concluiu-se que a maioria dos estudantes nunca fumaram cigarro, alguns já experimentaram narguilé e a maioria nunca utilizou drogas ilícitas, porém a maior parte já utilizou bebida alcoólica. Em nossa pesquisa, concluímos que um maior número de estudantes realizam atividade física, tem pratica religiosa, apresentam um bom convívio familiar e a maioria dos familiares não fumam.
Assunto(s): Fisioterapia
Adolescência
Drogas
Dependência química
Instituição: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Sigla da Instituição: URI Erechim
Curso/Programa: Fisioterapia
Departamento: Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila Perin Brusco.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.