Navegando por Orientador "Pillotto, Marcelo Luís"
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- Eficiência operacional com melhorias da filosofia Kaizen: um estudo de caso em uma montadora de poltronas(2018) Fantin, Fabio Cesar; Pillotto, Marcelo LuísO sucesso de uma organização deve-se à busca pela excelência empresarial que tem evidenciado a evolução da satisfação das pessoas, do preparo das lideranças, da eficiência operacional e da cultura empresarial, baseado em um sistema que visa elevar a gestão, os processos e os produtos ao nível de excelência, a partir da melhora na capacitação de todos os empregados da empresa. Diante disso, as organizações aplicam em seus processos o conceito da filosofia Lean através da metodologia Kaizen de busca contínua e gradual da melhoria na empresa e na vida pessoal, inspirada na gestão do Sistema Toyota de Produção Enxuta. Para tratar de conhecer essa metodologia, esse trabalho teve como objetivo demonstrar a aplicação de um evento Kaizen para melhorar a eficiência operacional dos operadores de um setor o qual atingia os resultados propostos, e como objetivo específico analisar como a aplicação desta metodologia promove mudanças significativas e pode ser aplicada com sucesso em qualquer tipo de organização, proporcionando retornos significativos à empresa e aos seus empregados. O estudo foi realizado no ambiente de produção de uma empresa metalúrgica, por meio de um levantamento de dados de processos e de operações de produção. Concluiu-se que após a realização do Kaizen, implementou-se com sucesso, uma linha de produção sequenciada, que resultou em uma melhor eficiência dos operadores, incentivando uma cultura de expressão em que os empregados apresentaram soluções e inovações ao produto e aos processos operacionais, e obteve resultados satisfatório, de forma progressiva, visando sempre a melhoria contínua.
- Proposta de implementação de sistemática para resolução de problemas nos produtos(2018) Tacca, Bruno Badalotti; Pillotto, Marcelo LuísCom a atual desaceleração do mercado, a concorrência entre empresas está cada vez mais acirrada, uns dos principais fatores que garantem a venda para estas empresas é a satisfação do cliente, que está diretamente ligada as reclamações de campo existentes. Quanto menor for o número de reclamações maior será a satisfação do cliente, consequentemente existirão novas vendas e maior faturamento para a empresa. A metodologia lean é uma alternativa para melhorar a competitividade das empresas, sendo esta metodologia composta por inúmeras ferramentas, onde cada uma possui aplicações distintas dentro de uma empresa, porém todas com os mesmos objetivos finais, sendo a redução de atividades que não agregam valor ao produto final e redução no tempo de processamento dos produtos, com o objetivo geral na redução de custos da empresa. Este trabalho irá apresentar uma proposta de implantação de algumas ferramentas da metodologia lean em uma empresa automobilística. A proposta de sistemática a ser implantada, fará o gerenciamento de reclamações de cliente, relacionadas aos produtos fornecidos pela empresa alvo deste trabalho. Esta sistemática tem como finalidade expor os defeitos encontrados e reduzi-los ou eliminá-los, afim de reduzir os custos da empresa com defeitos de campo.