Navegando por Orientador "Wisniewski, Elvis"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Cervicalgia em estudantes de nível superior em uma universidade do norte do Rio Grande do Sul(2021) Bianchi, Letícia; Wisniewski, ElvisO termo cervicalgia refere-se a dor ou rigidez na região da nuca durante os movimen-tos, possui causas multifatoriais. De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, 15% da população em geral experimentarão cervicalgia crônica (> 3 meses) em algum momento de suas vidas. Sabe-se que a rotina acadêmica em geral, é con-siderada um fator estressante na maioria dos casos, principalmente por conta das várias atividades, podendo gerar distúrbios musculoesqueléticos, como é o caso das cervicalgia e lombalgias. O presente estudo teve por objetivo identificar dados epide-miológicos relacionados a cervicalgia e demais achados em uma amostra composta por 60 estudantes de nível superior, através de um questionário online do Google Forms, onde foi possível observar que presença de dor cervical, leva a outras altera-ções, como irradiação, aumento do uso de fármacos, ocorrência de dores de cabeça o que poderia afetar a qualidade de vida do indivíduo. Os resultados mais positivos para redução da cervicalgia estão relacionados a associação de exercícios físicos, tratamentos fisioterapêuticos e uso de fármacos.
- O efeito da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório em pacientes com impacto femoroacetabular submetidos à artroscopia: uma revisão da bibliografia(2018) Castanho, Conrado Pizzolatto; Wisniewski, ElvisIntrodução: As disfunções articulares do quadril podem comprometer o lábrum acetabular, como por exemplo, o impacto femoroacetabular (IFA), o qual é subdividido na prática clínica em três tipos: tipo came, tipo pincer e misto. Objetivo: avaliar os efeitos da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório artroscópico em pacientes com impacto femoroacetabular. Metodologia: Os artigos que compõem esta revisão foram acessados nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline/Pubmed, com as palavras-chave nos idiomas português e inglês: Fisioterapia, tratamento artroscópico, fisioterapia pré e pós-operatória, impacto femoroacetabular, physiotherapy, arthroscopic treatment, pre and pos-operative physiotherapy, femoroacetabular impact. Resultados e discussão: A reabilitação pós-operatória melhora a condição biomecânica e de força muscular do quadril. O tratamento conservador gera resultados importantes na redução dos sintomas, porém, a amplitude de movimento do quadril continua, em certa medida limitada. No tocante ao tratamento cirúrgico, os resultados apresentam-se inadequados para pacientes com osteoartrite associada. Considerações finais: Os protocolos pós-operatórios ainda divergem quanto ao apoio do membro operado e o tempo de tratamento. O tratamento conservador se mostra importante para a conservação da função mecânica da articulação, principalmente em pacientes que apresentam estágios iniciais de IFA. Já a cirurgia artroscópica se mostra ineficaz em pacientes com dano intra-articular severo e presença de osteoartrose.
- Efeitos da fisioterapia precoce em paciente com prótese bilateral total de joelho: relato de caso(2018) Silveira, Vanessa; Wisniewski, ElvisA artroplastia total do joelho (ATJ) é a escolha para tratamento de pacientes com osteoartrose quando as técnicas convencionais falham em impedir a progressão da doença. O seu quadro clínico é caracterizado por episódios de dor, limitação dos movimentos, sinovite com derrame articular, diminuição do espaço articular, crescimento marginal anormal ósseo, e consequentemente, uma queda brusca da qualidade de vida desses pacientes. Portanto, medidas terapêuticas eficazes devem ser tomadas para que a recuperação pós cirurgia seja rápida e bem-sucedida. O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da Fisioterapia precoce sobre a força muscular, amplitude de movimento, qualidade de vida, equilíbrio, funcionalidade, dor e rigidez articular em uma paciente com prótese bilateral de joelho. Para alcançar os objetivos específicos foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário de qualidade de vida especifico WOMAC, escala visual analógica da dor, análise do equilíbrio pela escada de equilíbrio de Tineti e o questionário de Lequesne para avaliar o grau de funcionalidade. Após o período interventivo foi possível observar uma melhora significativa em todos os resultados dos questionários descritos acima. Os dados em conjunto permitem concluir que o programa de fisioterapia precoce é efetivo em paciente pós-operatório de ATJ sob o ponto de vista da funcionalidade, equilíbrio, força muscular, dor e qualidade de vida.
- Efeitos de um programa de intervenção fisioterapêutica no equilíbrio e qualidade de vida em um grupo de idosos de um bairro da cidade de Erechim(2020) Dal Prá, Michel Lissa; Wisniewski, ElvisA integridade física é um dos fatores predisponentes para a longevidade e a manutenção do equilíbrio, essenciais para preservar a qualidade de vida. O número de idosos que sofrem quedas é alarmante devido a fatores orgânicos e ambientais. O presente estudo analisou os efeitos de um programa de intervenção fisioterapêutica sobre o equilíbrio e a qualidade de vida em idosos, antes e após um programa de exercícios fisioterapêuticos de fortalecimento, alongamento e propriocepção. A pesquisa contou com uma amostra de 06 idosos, com idades entre 59 e 81 anos. Os dados foram coletados através de aplicação de testes e questionários específicos como o teste “Timed Up and Go” (TUG), a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e o questionário SF 36 referente a qualidade de vida. Na sequência, foi aplicado um programa de intervenção fisioterapêutica, que teve duração de 10 sessões de 60 minutos cada. Após a intervenção os indivíduos foram reavaliados pelos mesmos instrumentos. Os resultados encontrados demonstraram uma melhora no equilíbrio das participantes de 1,66 pontos, com um valor de p<0,0163, bem como melhora na mobilidade, velocidade e equilíbrio com p<0,0161. Nos escores dos domínios da qualidade de vida obteve-se melhora significativa na capacidade funcional p<0,0341, estado geral de saúde p<0,0422, vitalidade p<0,0429 e aspectos sociais p<0,009. Considerando os resultados obtidos pode-se concluir que a aplicação de um programa de intervenção fisioterapêutica em um grupo de idosos desempenha efeitos positivos sobre o equilíbrio e qualidade de vida dos mesmos.
- Incidência de lesões musculoesqueléticas e alterações posturais em adolescentes praticantes de futsal(2020) Kreische, Bruna Cristina; Wisniewski, ElvisO futsal ou futebol de salão é um dos esportes mais praticados no mundo, sendo uma modalidade esportiva praticada em diferentes faixas etárias. Caracterizado por um intenso contato físico e uma alta exigência física do atleta, onde pode-se observar uma alta incidência de lesões. O presente estudo tem como objetivo verificar a incidência de lesões musculoesqueléticas e alterações posturais em adolescentes praticantes de futsal. A amostra foi composta por 12 atletas, com idade média de 11 a 15 anos. Para a identificação das lesões musculoesqueléticas assim como outras variáveis como a incidência de lesões musculares, ósseas e ligamentares, foi utilizado o questionário adaptado de Kroeff. A avaliação postural foi realizada por meio de fotos dos atletas, para a realização das imagens os participantes usaram vestimenta adequada, permanecendo em pé e as fotos foram realizada de frente, de costas e do lado esquerdo e direito do atleta, após as imagens foram analisadas pelo pesquisador através da ficha de avaliação da Clínica escola de Fisioterapia da URI-Erechim. Os dados finais foram analisados e tabulados no Excel, para tratamento dos dados foi realizada análise descritiva simples para média e desvio padrão. Nos resultados a amostra foi composta por 12 atletas com idade média foi de 14 anos, onde 58% dos atletas apresentaram lesões no decorrer do ano de 2019 e 2020, além disso, 84,4 % dos atletas apresentarão anteriorização da cabeça na avaliação postural, sendo a alteração de maior incidência.