Logo do repositório
Navegar no Repositório
Documentos úteis
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Saccomori, Marília"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Alfabetização e o processo de transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental
    (2024) Saccomori, Marília; Brod, Anelise
    A pesquisa “Alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental” teve como problema de investigação: “Quais as estratégias didáticopedagógicas utilizadas pelos professores regentes das turmas Pré-B da Educação Infantil e das turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas de um município do Alto Uruguai visando a alfabetização e o processo de transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental? ” De maneira geral, objetivou em conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas no processo de alfabetização pelos professores que atuam com turmas de Pré-B e de 1º ano do município de Viadutos RS, acerca da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se que as escolas vinham trabalhando com métodos para uma transição saudável, mas que essa prática foi se perdendo por não haverem resultados tão perceptíveis e por serem momentos muito pontuais. Além disso, percebeu-se que a dificuldade em ofertar uma transição sem rupturas também advém da contradição entre documentos normativos que não deixam claro como trabalhar a alfabetização na transição. Ainda, observou-se que as professoras desenvolvem práticas parecidas para trabalhar a oralidade, a leitura e a escrita, mas que suas abordagens e modos de pensar são bastante divergentes.
© 2025 URI Câmpus de ErechimAvenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil
  • Configurações de cookies
  • Enviar uma sugestão
  • DSpace software
repositorio@uricer.edu.br