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Navegando por Assunto "Educação permanente"

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    Percepção do enfermeiro sobre o processo de educação permanente
    (2019) Branco, Marisete; Prestes, Neiva de Oliveira
    A enfermagem, cuja natureza de sua função está centrada no cuidado de saúde, encontra na educação permanente um instrumento fundamental para a construção de uma assistência de qualidade, promovendo a organização da equipe, a integração entre os colaboradores, a atualização de conhecimentos e o desenvolvimento práticas seguras no ambiente assistencial. Objetivo: Analisar as percepções dos enfermeiros no processo de Educação Permanente no serviço de saúde. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta dos dados iniciou após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o parecer 3.551.479. As entrevistas foram realizadas individualmente, nos meses de setembro e outubro de 2019, por meio de um roteiro semiestruturado. A partir da análise dos dados, com a técnica de análise temática, originaram-se três categorias: Primeira categoria, Conhecimento dos enfermeiros sobre importância da EP, atuação, planejamento e organização, segunda categoria, Potencialidade em relação ao processo de EP, e a terceira categoria, Fragilidades em relação ao processo de EP. Resultados e discussão: Os resultados evidenciaram que os profissionais compreendem a importância da educação permanente para as práticas de seu cotidiano de trabalho, no que tange às fragilidades salientam os desafios da implementação, devido à falta de interesse dos colaboradores em participar das atividades de educação durante o seu turno de trabalho, bem como a descontinuidade do planejamento devido a troca de liderança das unidades. Considerações finais: Observa-se que os profissionais compreendem a importância da Educação Permanente para as suas práticas, a atualização dos saberes e o interesse dos trabalhadores. Entretanto os profissionais precisam ampliar o conhecimento da EP. Percebe-se que está voltada às habilidades técnicas e o conhecimento científico, e não planejam outras dimensões como desenvolvimento comportamental, estabelecendo uma cultura de aprendizado organizacional, envolvendo as equipes e fortalecendo o comprometimento e responsabilidade. Sugere-se novos estudos que ampliem o conhecimento nessa área pouco explorada, a qual tem grande influência para uma assistência com qualidade e segurança.
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