Navegando por Assunto "Exergames"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Os efeitos do Nintendo Wii Fit na melhora do equilibrio e qualidade de vida de uma idosa: relato de caso(2020) Argenta, Joao Paulo; Bairros de Castro, MarciaEnvelhecimento, nos seres humanos, é o processo de desgaste do corpo, depois de atingida a idade adulta¸ Tais alterações quando associadas, principalmente, à idade cronológica avançada, determinam maior suscetibilidade ao aparecimento de doenças e a instalação de incapacidades físicas. A fisioterapia baseada em realidade virtual, pode ser eficaz no tratamento de pessoas idosas uma vez que utiliza programas e jogos virtuais para promover estímulos e reeducar os músculos enfraquecidos assim como seu equilíbrio. Com base nisso, o objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de exergame aplicados a uma idosa do município de Erechim. A amostra desse estudo foi composta por uma idosa, de sexo feminino, sedentária, com 65 anos de idade. Foi avaliado o equilíbrio corporal, através da escala de Berg e Time up Go, a funcionalidade pela Escala de Barthel e a qualidade de vida através do Wooqol Old. A idosa foi submetida a 12 sessões de fisioterapia com jogos de equilíbrio do equipamento Nintendo Wii, realizadas duas vezes na semana, durante dois meses para após, serem reavaliados pelos mesmos instrumentos. Os resultados obtidos foram analisados por média e percentual padrão. Os resultados encontrados foram melhora de 33,33% na Escala de Berg, no Time Up Go 25% e 2,52% no Whoqol old. A Escala de Barthel teve pontuação de 100% no pré e pós intervenção.