Logo do repositório
Navegar no Repositório
Documentos úteis
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Leitura (Ensino superior)"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Compreensão leitora: um estudo com acadêmicos de cursos de pedagogia
    (2017) Dal'agnol, Michele; Enricone, Jacqueline Raquel Bianchi
    A leitura e a compreensão são elementos importantes e necessários à aprendizagem, visto que, a aquisição do conhecimento acontece através da interação entre o leitor e o autor, exigindo do leitor habilidades que direcionam uma leitura centrada no texto, no reconhecimento de sua estrutura e no sentido das palavras. O presente estudo objetivou explorar as relações entre a compreensão em leitura e o desempenho de jovens universitários ingressantes no curso de Pedagogia. A amostra foi composta por 73 acadêmicos de três Instituições de Ensino Superior do interior do RS. A compreensão textual foi medida por meio da aplicação de um texto elaborado dentro dos padrões da técnica de Cloze, utilizando-se como critério de correção três níveis de leitura elaborados por Bormuth (1968). Os resultados obtidos revelaram que o nível de compreensão leitora dos estudantes universitários encontra-se, em maior parte, no nível instrucional, ou seja, a compreensão leitora ainda necessita do auxílio adicional externo do professor. Esse resultado aponta a importância das práticas educativas conduzirem o acadêmico à leituras mais independentes, a partir do uso de estratégias que contribuam para a leitura autônoma, capaz de interligar conceitos e discutir ideias. É importante que professores e acadêmicos internalizem que a leitura é uma habilidade que necessita de um aprendizado contínuo, ou seja, quanto mais o jovem adquirir conhecimentos de seu mundo e de novas palavras, mais apto será o reconhecimento e a compreensão leitora, bem como, melhor será sua qualificação acadêmica e profissional.
© 2025 URI Câmpus de ErechimAvenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil
  • Configurações de cookies
  • Enviar uma sugestão
  • DSpace software
repositorio@uricer.edu.br