Navegando por Assunto "Práticas pedagógicas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas(2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEste trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
- Estudo das cartas como recurso pedagógico na literatura justificativa de Padre José Anchieta: contribuições educativas(2024) Mello, Pablo Natan de; Caron, Márcia dos SantosEste trabalho analisa as práticas pedagógicas na literatura jesuítica de Padre José de Anchieta, enfocando sua contribuição educativa no contexto do Brasil colonial. Anchieta, um dos principais missionários da Companhia de Jesus, utilizou suas obras literárias não apenas como ferramentas de evangelização, mas também como recursos pedagógicos essenciais para a educação dos indígenas e dos primeiros colonizadores. A partir do problema inicial, que é de que forma as práticas pedagógicas de Anchieta, tal como apresentadas em suas correspondências, contribuíram na formação moral e cultural da população indígena? Qual foi seu impacto na constituição de um modelo educacional jesuítico no contexto colonial? A pesquisa examina, através da análise de suas cartas, como o jesuíta integrou elementos da cultura indígena em seus métodos de ensino, bem como a influência de sua abordagem pedagógica na formação das bases educacionais e culturais do Brasil. Através do estudo de suas cartas, sermões e textos educativos, o estudo revela a importância de Anchieta como educador e a relevância de suas práticas pedagógicas para a história da educação no país.