Navegando por Assunto "Processo de ensino e aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Chies, Alana Paula; Zanoello, Simone FatimaA presente pesquisa traz reflexões sobre a importância da utilização do Material Manipulativo para o ensino de Matemática, buscando apresentar algumas contribuições que o mesmo pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino da Matemática, esta pesquisa busca verificar se os professores que ministram aulas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira etapa da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre: O ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso de materiais manipulativos no ensino de Matemática. A segunda etapa contou com a definição da amostra dos professores que participariam da mesma. Na terceira, entrou-se em contato com as escolas participantes, definindo o número total de professores participantes da pesquisa e por último, foi realizada a análise dos dados obtidos, no qual foi feito um estudo aprofundado para ver se as respostas estavam coerentes com o que os autores estudados defendem. Conclui-se a partir da pesquisa realizada que 100% dos professores que responderam o questionário proposto utilizam materiais manipulativos em suas aulas, considerando-os ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, acreditam ainda que os materiais manipulativos auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos.
- O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 3º e 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim(2017) Holdis, Rosmari Teresinha; Zanoello, Simone Fatimapartir da leitura de Fiorentini e Miorim (1990), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Smole e Diniz (2016), entre outros autores, percebeu se a importância do material manipulativo como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, realizou se uma pesquisa que tem por objetivo verificar se os professores que ministram aulas no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Matemática e o uso dos materiais manipulativos, na segunda etapa foi definida a amostra de professores que participariam da pesquisa, na terceira etapa o projeto foi apresentado à direção das escolas e aos professores que participariam da pesquisa e aplicado o questionário e na quarta etapa foi realizado a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada verificou se que os materiais manipulativos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, porém ao serem usados devem ter um objetivo pré estabelecido e fazer relação com os conteúdos. Verificou se também que a grande maioria dos professores participantes da pesquisa conhecem a importância e fazem uso dos materiais manipulativos para trabalhar os conteúdos matemáticos, tendo os materiais manipulativos como um grande aliado para desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Processo