Fisioterapia

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    Avaliação da relação entre a equoterapia e os distúrbios de integração sensorial em crianças com o transtorno do espectro autista
    (2020) Santin, Gabrieli Eduarda; Malysz, Karine Angélica; Meireles, Louisiana
    Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno Global do Desenvolvimento, particularizado por déficits na linguagem, retardo e diferenças no desenvolvimento neuropsicomotor, dificuldades na imaginação e socialização e alteração no processamento sensorial. Dentre as formas de tratamento para o autismo a equoterapia, tem se destacado. A amostra foi composta por 11 participantes, cuidadores de crianças com autismo frequentadoras da Associação Aquarela. Os participantes foram submetidos a entrevista onde foi aplicado 3 questionários avaliativos: Questionário geral, Sensory Profile 2 (Winnie Dunn) para avaliação sensorial e Childhood Autism Rating Scale (CARS) na avaliação do grau de severidade. Foi observado que a média de percepção de melhora pelas mães nas variáveis equilíbrio estático, dinâmico, segurança na marcha, coordenação motora, destreza na marcha, velocidade na marcha, comunicação, estereotipias, automutilação, alimentação e independência foi maior nos pacientes que realizavam equoterapia. Ainda, é possível afirmar que as crianças analisadas também apresentaram déficits no processamento sensorial, sendo que no processamento sensorial exploração notou-se mais diferença. Notou-se também que o predomínio é sexo masculino, com grau de autismo leve/moderado.