Navegando por Orientador "Rocha, Vanessa Tibola da"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Centro comunitário professora Maria Ruth Barbosa Cruz: espaço de convivência no município de Paulo Bento-RS(2019) Scanagatta, Carine Fátima; Rocha, Vanessa Tibola daAtualmente as relações e convivências humanas estão cada vez menos frequente, devido principalmente ao uso intensivo das mídias digitais. Assim, é necessário que surjam espaços públicos de lazer que estimulem as pessoas a rebuscarem os conceitos da vida em sociedade. Diante disso, os projetos arquitetônicos precisam dar resposta a essas necessidades humanas, de uma sociedade cada vez mais urbana. Nesse contexto, e, como uma forma de fazer com que as pessoas sejam atraídas a promoção do bem-estar pessoal e social, surgem os centros comunitários. Esses, oferecem atividades de lazer, educação, esporte e cultura para a população. No entanto, poucas cidades no Brasil dispõem dessa importante tipologia arquitetônica. Seguindo essa realidade nacional, na cidade de Paulo Bento, no estado do Rio Grande do Sul, existem poucos espaços que integrem a população. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico um centro comunitário, para a cidade de Paulo Bento, no Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho é descritiva, baseada na análise de dados secundários. Os resultados da pesquisa evidenciam que espaços públicos qualificados, aumentam o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, por meio das atividades ofertadas, da convivência e socialização entre as pessoas, e principalmente, através de uma arquitetura acolhedora e funcional.
- Centro Cultural de Incentivo a Arte: Profª Lany Sangali Gugel(2021) Santolin, Letícia; Rocha, Vanessa Tibola daNo cenário global as maneiras de expressão humana estão, cada vez mais, voltadas a tecnologia e ao desenvolvimento das mídias sociais. Sendo assim, é necessário a criação de espaços públicos que incentivem e estimulem o aprendizado de meios artísticos que possam contribuir com bem-estar físico e mental das pessoas, valorizando cada vez mais a Cultura. Durante a história da humanidade a arte e sua forma mais simples de expressão eram o principal foco de lazer e convivência do homem. Nesse contexto, a evolução humana e o desenvolvimento das sociedades são possíveis observar a ampliação das formas de Arte e espaços destinados a apresentação/exposição das mesmas através da Arquitetura. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar embasamento teórico para o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico um Centro Cultural, para o Município de Campinas do Sul, Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho é descritiva e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira etapa teórica a qual descreve sobre os temas relacionados aos espaços arquitetônicos de centros culturais. A segunda etapa, classificada como prática, apresenta os estudos iniciais para o desenvolvimento do partido arquitetônico. Por fim, o trabalho reforça a importância da Inclusão dos Centros Culturais no espaço urbano e no dia a dia das pessoas. Pois, o Centro Cultural oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal, entretenimento e bem-estar.
- Centro de Acolhimento Florecer: espaço de acolhimento especializado para vítimas de violência em Erechim-RS(2023) Momoli, Ana Caroline; Rocha, Vanessa Tibola daA violência contra a mulher refere-se ao ato que impede que a pessoa de gênero feminino tenha e usufrua de seus diretos e liberdades, que são garantidos na Constituição Federal de 1988 e pela Lei Maria da Penha, em que foi criada especialmente para a proteção das mulheres. A escolha deste tema torna-se pertinente diante dos aumentos de casos de violência doméstica na cidade de Erechim nos últimos anos. Os índices no ano de 2022 confirmaram mais de 757 casos na cidade de Erechim, sendo eles ameaças, lesão corporal, estupros e feminicídios tentados e consumados.
- Centro de convivência de idosos para a cidade de Barão de Cotegipe-RS(2020) Banhara, Letícia Regina Pereira; Rocha, Vanessa Tibola daO envelhecimento populacional é um desafio para toda a sociedade. Para que a pessoa idosa possa ter autonomia e participação efetiva na sociedade, é necessário que tanto a arquitetura quanto o espaço urbano ofereçam condições a sua independência física e emocional. Na implementação da Política Nacional do Idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas, a criação de alternativas de atendimento ao idoso. Entre as diversas modalidades de atendimento previstas, o Centro de Convivência caracteriza-se como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, dando oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo doenças. O município de Barão de Cotegipe, no estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o Censo do IBGE (2010) possui, aproximadamente, 17,3% de idosos em relação a população total. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico um projeto de um centro de convivência de idosos, para o munícipio de Barão de Cotegipe. A metodologia do trabalho é descritiva, baseada na análise de dados secundários. Os resultados da pesquisa evidenciam que o envelhecimento populacional exige espaços públicos qualificados. A arquitetura deve proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida, por meio da integração e convivência entre os idosos, resultando assim no envelhecimento ativo.
- Centro de incentivo à agricultura familiar para o município de São Valentim(2021) Artuzi, Manoela Fatima; Rocha, Vanessa Tibola daJustificativa: Para Lopes, Menezes e Araújo (2015), as feiras livres têm sido apontadas como alternativa de consumo de alimentos saudáveis, por apresentarem maior variedade, melhor qualidade e menor custo. As feiras livres são lugares de identidade própria, de territorialidade, de tradições e de culturas enraizadas com a finalidade de suprir a demanda de abastecimento alimentar. As feiras se revestem de importância, por serem locais onde o trabalho do homem do campo se faz presente. Segundo Luciano (2017), a feira livre pode ser um instrumento de desenvolvimento e prática de cidadania, um indicador de dinâmica econômica dos municípios, pois gera renda, consumo e incentiva o comércio.Em municípios menores como é o caso de São Valentim, a maioria dos jovens, filhos de agricultores saem do meio rural e vão para o ambiente urbano em busca de oportunidades, empregos e melhor qualidade de vida. Isso ocorre devido a falta de incentivos, falta de informação e conhecimento de tudo aquilo que o meio rural pode te fornecer.
- CERNE: Centro Ambiental de Educação e Cultural(2022) Anselmini, Suélen de Bortoli; Rocha, Vanessa Tibola daEste projeto justifica-se, pois os Centros de Educação Ambiental são pouco difundidos, do mesmo modo que a construção de edificações sustentáveis. É de grande importância a associação e divulgação destas questões, para que a educação ambiental seja fixada e a forma de construir seja reavaliada. Com relação à relevância social, é possível afirmar que a proposta visa atender todas as camadas da população, com o principal propósito de servir como ferramenta estratégica na transformação comportamental da sociedade. Com este intuito, o tema promove, sobretudo, a disseminação da educação ambiental, por meio da inserção de uma arquitetura sustentável. Tem como finalidade a criação de um espaço democrático, de caráter público, que possibilite a integração social envolvendo educação, arte e cultura. A ideia é sensibilizar as pessoas, incentivando o equilíbrio entre o ser humano e a natureza. Em sua concepção, a intenção é de que seja um ponto de encontro para estudantes, cientistas, professores, artistas, e qualquer indivíduo que possua interesse na troca de conhecimento.
- Cohousing: uma nova proposta de moradia para a cidade de Erechim-RS(2022) Carvalho, Fabiana Raquel de; Rocha, Vanessa Tibola daO aumento da expectativa de vida e do número de idosos é um fenômeno mundial, os avanços médicos e tecnológicos vêm propiciando o aumento considerável tanto na expectativa de vida da população, quanto na queda da taxa de natalidade (FREITAS, 2004). O envelhecimento populacional pode oferecer oportunidades para a sociedade caso ocorra uma preparação para enfrentar este o processo. O envelhecimento apresenta-se como um dos maiores desafios da modernidade e uma preparação com muita antecedência pode contribuir para um maior grau de coesão social entre as gerações (ASGHAR, 2008). Considerando a relevância do segmento de idosos no contexto populacional e suas necessidades específicas, a cohousing configura-se como uma alternativa adequada, uma vez que favorece a autonomia, independência e socialização entre os seus moradores, conforme o médico gerontologista Kalache.
- Colônia Penal Agrícola para a cidade de Erechim: arquitetura humanizada e ressocialização dos apenados(2021) Pereira, Luciane Renata Alves; Michel, Jessica Andrade; Roesler, Sara; Rocha, Vanessa Tibola daJustificativa: A colônia penal agrícola contribuirá para desafogar o presídio da cidade de Erechim, buscando oferecer oportunidades de um recomeço na vida em sociedade aos presidiários, utilizando uma arquitetura humanizada em umas das áreas mais carentes do nosso país.
- Complexo habitacional para terceira idade em Viadutos-RS(2022) Lazzarotto, Bianca; Rocha, Vanessa Tibola da
- Creche Recriar(2021) Stankiewicz, Ana Paula; Rocha, Vanessa Tibola da; Roesler, SaraA educação infantil é de extrema importância, e está diretamente ligada ao desenvolvimento integral de crianças. No entanto, é essencial que a arquitetura escolar e o apoio pedagogo entrem em concesso, para que os espaços sejam adequados para aprendizado das crianças. Com isso, é possível explorar e se apropriar dos espaços da melhor forma, averiguando soluções inovadoras e pertinentes, proporcionando locais seguros, acessíveis e compatíveis com o ensino e a idade das crianças. A arquitetura é qualificada para comtemplar e resolver adversidades encontradas no ambiente escolar, buscando trazer soluções básicas como funcionalidade, adequação dos espaços para a realização de atividades recreativas, sensoriais que estimulam os sentidos, como a audição, visão tato, além de melhorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social. A partir disso, deve se levar em conta de, como os espaços, as cores, brinquedos e mobiliários podem qualificar o ensino e promover o desempenho de crianças, já que as crianças passam maior parte do tempo dentro das salas de aula.
- Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente - Aratiba-RS(2021) Morgan, Édina; Michel, Jessica Andrade; Roesler, Sara; Rocha, Vanessa Tibola daProjetar uma nova sede para a Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, na cidade de Aratiba/RS, para atender alunos de 0 a 5 anos de idade.
- FLO lounge: um espaço onde pessoas e ideias se conectam(2023) Vaccaro, Gabriela Knapik; Rocha, Vanessa Tibola daA gastronomia avança com técnicas refinadas e procura proporcionar experiências exclusivas aos clientes, unindo ambientes culinários a áreas de entretenimento. Transformações sociais, econômicas e tecnológicas afetam empresas e o mercado de trabalho, com a pandemia da Covid-19, impulsionando o trabalho remoto e a busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Indústria modelo de madeira engenheirada(2021) Avenna, Guilherme da Silveira; Rocha, Vanessa Tibola daA madeira é um dos materiais mais antigos empregados em construções, e com o desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos este material passou a ser aprimorado e hoje temos a madeira engenheirada, onde o uso da madeira é otimizado e pode ser empregado em estruturas na construção civil, em elementos com elevada resistência e desempenho construtivo, como é o caso da madeira lamelada colada (MLC) utilizada em pilares e vigas, e a madeira lamda cruzada (CLT) em forma de painéis utilizados em lajes ou paredes. No Brasil não há muitas empresas atuando neste ramo e há uma carência de conhecimento acerca deste assunto, o que faz com que este sistema construtivo seja considerado novo. O cultivo de árvores direcionada para a produção da madeira engenheirada se dá por meio da silvicultura, que se torna a maneira mais racional de manejar florestas sustentavelmente, mantendo sua renovação e manutenção constante. Quando se propõe a utilizar conceitos de sustentabilidade, um dos principais materiais utilizados é a madeira, por se tratar de um material renovável. A sustentabilidade deve ser utilizada também no ambiente empresarial, visando o desenvolvimento aliado à práticas sociais, ambientais e econômicas. Na revisão de literatura o trabalho irá abordar temas como a indústria e urbanização, arquitetura industrial, silvicultura, madeira engenheirada, gestão de pessoas e empresas, objetivos do desenvolvimento sustentável, e as regulamentações vigentes. Na metodologia serão abordados aspectos municipais de Entre Rios do Sul. E ao final, análises de estudos de casos, e os primeiros estudos acerca da proposta projetual para uma indústria modelo de madeira engenheirada, onde conclui-se que o papel do arquiteto se faz de fundamental importância ao planejar indústrias com viés sustentável, onde a funcionalidade deve estar aliada a imagem que a empresa quer passar ao público. Além disso, os projetos de arquitetura devem possuir a sustentabilidade aplicada na atenuação de impactos ambientais, apropriando-se do partido arquitetônico para garantir uma edificação mais eficiente.
- Lar das Crianças Edir Bisognin Goelzer - Erechim-RS(2021) Silva, Káren Priscila dos Santos; Roesler, Sara; Rocha, Vanessa Tibola daSegundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), implantado em 2019, 34,8 mil crianças e adolescentes estão abrigadas em casas de acolhimento ou instituições públicas no Brasil. (PAINEL, 2020). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o principal normativo do Brasil, sancionado em 13 de julho de 1990, descreve 5 modalidades de acolhimento institucional: Abrigo Institucional, Casa Lar, Família Acolhedora, Republica, e Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes ameaçados de morte. Neste trabalho, o local de estudo caracteriza-se como ABRIGO INSTITUCIONAL. Acolhimento provisório. Estrutura para residir 20 crianças e adolescentes por equipamento de 0 a 18 anos. Sob medida protegida, cujo o tempo de permanência na instituição seja menor que dois anos.
- Parque temático cultural: Terra Sul Park(2021) Ballardin, Camila Ruggini; Rocha, Vanessa Tibola daJustificativa: Os parques temáticos são considerados grandes atrativos turísticos e de lazer, pois estimulam e despertam o interesse do público. E, proporcionam vivências únicas, experiências diferenciadas, dentro dessa percepção, sucessivamente, promovem o bem-estar das pessoas, ocasionando uma melhor qualidade de vida para a população. Logo, a preservação e resgate da história e da cultura de um povo precisa de meios para que a mesma tenha maior valorização, sendo necessário despertar o interesse do público, deixando de lado a monotonia e buscando ambientes de entretenimento que instiguem a curiosidade. Observando isso, nota-se que a cultura pode sim se tornar um grande atrativo turístico quando atrelada a meios como os parques temático e que os mesmos podem ajudar a fomentar a valorização cultural com formas não convencionais de preservação e resgate da história. Dessa maneira, experiências, fatos, vivências, acontecimentos e tradições tornam-se atrativos turísticos de uma forma fascinante. Tornando assim a cultura um veículo de socialização, acrescentando valor à experiência do turismo e contribuindo para promover o envolvimento de todas as pessoas. O turismo e o lazer podem atuar como elementos dinamizadores dos processos de recuperação das identidades e das memórias do lugar.
- Parque Urbano CEEE para a cidade de Erechim-RS(2021) Santana, Edieli Paula; Rocha, Vanessa Tibola da; Roesler, SaraAs cidades estão em constante mudança e as que costumam ser classificadas como “boas para se viver” são aquelas que mais possuem áreas verdes e espaços integrados que funcionem para a população. Desta maneira os espaços púbicos também permanecem em ritmo de modificação. Parques urbanos, praças, canteiros e demais espaços públicos de lazer mostraram-se essenciais para a vida urbana, diante do cenário atual de pandemia o estudo de novas áreas de convívio social ao ar livre tornou-se inevitável, por esses motivos, estes espaços devem ser projetados em âmbito de acesso coletivo e comum, que garanta o acesso a todos os cidadãos sem exista qualquer distinção.
- Pousada e parque ecoturístico para a cidade de Guaurama-RS(2023) Seibt, Nícolas; Rocha, Vanessa Tibola daNos dias atuais, conforme pesquisa do Fórum Econômico Mundial (2022), o Brasil ocupa o 49º lugar, entre 117 economias sustentáveis, no ranking de competitividade no turismo. Apesar da historiografia datar os princípios históricos do turismo na Antiguidade, é possível supor que a espécie humana evoluiu em constantes processos migratórios (BADARÓ, 2005), e consequentemente esteve ligada ao turismo, mesmo que de forma primitiva. Registros arqueológicos encontrados no sudoeste europeu exemplificam essa hipótese ao revelarem as viagens de ida e volta de povos pré-históricos (BADARÓ, 2005). Os primeiros pontos de hospedagem no interior do Brasil se deram através dos caminhos traçados pelos bandeirantes, os quais posteriormente foram utilizados no transporte de produtos e pessoas entre o litoral e as regiões mineradoras. Essa categoria de hospedagem sobreviveu até o início do século XX, com tropeiros vindos do sul do país, conduzindo rebanhos de gado bovino e equino. O pagamento pelas pernoites, além de dinheiro, normalmente era feito também por cabeças de gado, promovendo o aumento das fazendas (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO, 2005). Diante da ocasião da pandemia do Covid-19, surge, como um dos efeitos, uma maior procura por hospedagens ligadas ao ecoturismo e, consequentemente, fomento da hotelaria conectada a natureza.
- Requalificação Urbana: uma proposta para o bairro Cotrel em Erechim(2020) Secchi, Dienifer; Rocha, Vanessa Tibola daOs espaços públicos acompanharam o contexto urbano desde o princípio do surgimento das cidades, evoluindo e transformando as suas funções e formas. Atualmente, os espaços públicos de lazer têm importância para proporcionar um ambiente urbano saudável; os parques urbanos, praças, largos, canteiros centrais, ruas e passeios atuam como espaços ordenadores, de permanência, de passagem, de descanso e de lazer para toda a população. Estes ambientes, quando em boas condições, contribuem com alguns fatores, tais como: ambientais, como o controle da qualidade do ar; sociais, como disponibilização de âmbito de acesso democrático; e, econômicos, como estímulo ao comércio local. O objetivo do trabalho é desenvolver embasamento teórico para a concepção de um anteprojeto de requalificação urbana, amparado pelos princípios do urbanismo sustentável, para o Bairro Cotrel no município de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia é exploratória, descritiva, propositiva e baseada nas etapas de um estudo de caso, diante disto, o trabalho foi organizado em três etapas diferentes. Sendo a primeira, a caracterização, levantamento de dados e histórico do município de Erechim; a segunda consiste no estabelecimento de parâmetros para escolha da área de intervenção; e, a terceira abrange o levantamento fotográfico, as visitas in loco, o relevo da localidade, a morfologia urbana e os usos do solo relacionados a área escolhida, conforme as análises teóricas de Kevin Lynch. As pesquisas metodológicas evidenciam que o Bairro Cotrel oferece área disponível para intervenção, necessita de melhor infraestrutura, está distante do centro e requer espaços públicos de lazer, que ofereçam a população local ambientes aptos ao uso. Como referência e auxilio da pesquisa, foram realizados estudos de caso relacionados com o tema proposto, os quais contribuíram com seleção de ideias, soluções, elementos, materiais e técnicas. Com este trabalho conclui-se que, a intervenção e revitalização dos espaços públicos é de grande importância para constituição de um meio urbano adequado e qualificado. E, que através de processos que visam o urbanismo sustentável, é possível obter resultados positivos nos aspectos sociais, ambientais e econômicos em relação a cidade, beneficiando a sociedade civil como um todo e promovendo crescimento urbano saudável e acessível.
- Urban Snack Centro Gastronômico & Escola de Gastronomia(2023) Fiorentin, Lucas Felipe; Rocha, Vanessa Tibola daA caracterização de centro gastronômico pode ser definida como o conceito de estabelecimentos comerciais com venda de alimentos e bebidas, como bares, restaurantes, casas de chás, lanchonetes, churrascarias, confeitarias e entre outros (ANICETO, 2019). Qualquer espaço de bar ou restaurante está ligado, fortemente, com a arquitetura, pois além da qualidade do serviço, do projeto arquitetônico exterior, interior, elétrico, hidráulico e entre outros, todos devem estar relacionados para um agradável e bom funcionamento do espaço (ANICETO, 2019). Os centros gastronômicos são de grande afeição e importância, pois estão interligados às questões, como culturais, sociais, e de lazer. Atualmente, os centros gastronômicos estão se tornando cada vez mais atrativos, por trazer um conceito inovador, e uma nova tendência relacionada a bares e restaurantes, despertando o interesse do público e proporcionando diferentes experiências em um só espaço. O objetivo principal de um centro gastronômico é manifestar a importância da qualidade, singularidade, diversidade e a origem de cada produto, em um só lugar, podendo explorar diferentes bares ou restaurantes em um só espaço (ARRUDA, 2013). Atualmente, a cidade de Erechim não contém nenhum centro gastronômico. Os bares e restaurantes na cidade são convencionais e em um único estabelecimento, trazendo pouca variedade gastronômica no mesmo ambiente, e assim, não satisfazendo todos os clientes que gostariam de explorar novas experiências gastronômicas. Existe também uma falta de variedades gastronômicas culturais, e também bares diversificados.