Navegando por Assunto "Crianças"
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- Avaliação do déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim-RS(2020) Cadore, Caroline; Malysz, Karine Angélica; Meireles, LouisianaTranstorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que manifesta-se na infância, apresentando alterações na morfologia, fisiologia, conectividade cerebral ocasionando distúrbios motores. Objetivo: avaliar o déficit de equilíbrio em crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Erechim. Método: a amostra foi composta por 11 crianças com idade entre 3 e 14 anos, frequentadores da instituição Aquarela Pró-autista. Os participantes foram submetidos à aplicação de 3 escalas: Bateria Psicomotora, Timed-up and Go e Tinetti. Resultados: observou-se através das análises, predomínio do sexo masculino, redução estatisticamente significativa dos escores da escala de equilíbrio (p=0,03) e escore total (p=0,022), sem diferença no escore da escala de marcha (p=0,059), através da Escala de Equilíbrio e Mobilidade de Tinetti, diferença estatisticamente significante e clinicamente relevante entre a amostra de autistas e crianças não autistas (p<0,0001) no Teste Timed-up and Go e avaliação da Bateria psicomotora 54,54% apresentaram perfil psicomotor normal. Nas correlações, encontrou-se correlação direta entre o fator praxia global da BPM e escore total de Tinetti (r= 0,522). Correlação entre os fatores psicomotores com o equilíbrio na BPM, sendo moderada para tonicidade (r= 0,582) e fortes entre noção do corpo (r=0,811), estruturação espaço temporal (r= 0,894), praxias global (r= 0,963) e fina (r=0,894). Conclusão: crianças com TEA apresentam alteração no equilíbrio, representando um baixo risco de quedas, e comprometimento da praxia global, assim como uma correlação entre déficit de equilíbrio e alterações na tonicidade, noção do corpo, estruturação espaço temporal e praxias global e fina desses indivíduos.
- Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento(2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane ZaninO presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
- Utilização do brinquedo terapêutico por enfermeiros com crianças hospitalizas: uma revisão integrativa(2021) Morais, Letícia Assoni de; Manfredini, Cibele SandriO brinquedo terapêutico é uma estratégia utilizada pelo enfermeiro, para auxiliar na comunicação e assistência à criança no momento da internação hospitalar, gerando confiança e promovendo um vínculo entre ela e o enfermeiro. A hospitalização causa medo na criança, pois ela esta sujeita a procedimentos dolorosos. Essa estratégia tem um alto valor terapêutico, trazendo diversos benefícios para a criança e contribuindo para sua melhora física e emocional diante de sua internação. A Resolução COFEN nº 546/2017, regulamenta a utilização do Brinquedo/BT pela equipe de enfermagem, na assistência à criança e família hospitalizada. Porém percebe-se que os profissionais têm dificuldades na utilização dessa técnica. Para tanto, surge a seguinte questão de revisão: Quais as evidências cientificas sobre a prática dos enfermeiros na utilização do brinquedo terapêutico com crianças hospitalizadas? Objetivo: Conhecer as evidências científicas existentes sobre as práticas dos enfermeiros na utilização do brinquedo terapêutico com crianças hospitalizadas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na área da saúde. Os preceitos metodológicos foram baseados em Mendes, Silveira e Galvão (2008). A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores que buscaram e selecionaram separadamente e posteriormente compararam as duas seleções para definição dos estudos que fazem parte da revisão. Definidos os artigos realizou-se a extração das informações pertinentes ao objetivo, estruturação de tabelas e fluxogramas, avaliação das informações e agrupamento conforme o conteúdo, discussão com a literatura existente, identificação das limitações e recomendações para a prática. Resultados: A análise dos estudos permitiu a elaboração de quatro áreas temáticas: “Benefícios do Brinquedo Terapêutico”; “Dificuldade do Enfermeiro em Aplicar a Técnica do Brinquedo Terapêutico”; “Importância do BT no Cuidado a Criança” e “Brinquedo terapêutico na graduação em enfermagem” Conclusão: o Brinquedo Terapêutico traz vários benefícios tanto para a criança como para a equipe de saúde, contudo existem dificuldades para a aplicação dessa técnica que poderiam ser aprimoradas durante a graduação enfermagem.