Logo do repositório
Navegar no Repositório
Documentos úteis
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Mesa interativa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Desenvolvimento de uma mesa interativa de RPG utilizando robótica assistencial
    (2020) Riedel, Natanael Felipe Krebs; Reis, Camila Sampaio dos
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um robô assistencial com o objetivo de promover maior interação social entre as crianças. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão de literatura, buscando encontrar possíveis soluções para a abordagem proposta. Foram identificadas tecnologias educacionais disponíveis, metodologias de ensino e formas de aprendizado, se destacando o role-playing game (RPG) como ferramenta de ensino. Ao mesmo tempo, foram definidas as atividades e reprodução de efeitos implementados no robô. Para a modelagem dos componentes físicos do robô foi utilizado o software Autodesk Inventor e para realizar a integração das metodologias de RPG, ensino e monitoramento foi utilizado o software online Roll20, o qual é responsável pelas funções da mesa interativa, executado através de um Raspberry Pi Em seguida foi montado na prática o robô com todos os seus componentes e realizados os devidos testes, tanto dos componentes individuais, quanto a sua interação em conjunto. De modo geral, os resultados apresentam-se divididos. A implementação prática da parte móvel do robô, que inclui os braços e a cabeça não atendeu a expectativa inicial devido a falha de alguns componentes. Entretanto a parte do software da mesa interativa de RPG, englobando toda a parte de iluminação e monitoramento do ambiente, em conjunto com o software de apresentação da história, superaram a expectativa inicial, dando a estrutura do robô um aspecto amigável e inspirador, bem como a proposta metodológica implantada para atingir o objetivo da interação desejada entre as crianças.
© 2025 URI Câmpus de ErechimAvenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil
  • Configurações de cookies
  • Enviar uma sugestão
  • DSpace software
repositorio@uricer.edu.br