Navegando por Assunto "Obesidade"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Atuação da suplementação de Garcinia cambogia na obesidade(2017) Segat, Eliandra; Santolin, Marta BeatrizA Garcinia Cambogia é uma planta considerada eficaz no tratamento de problemas como a obesidade, uma doença multifatorial acometendo todas as faixas etárias tem sido alvo de estudos que buscam tratamentos para o seu controle. O uso da planta como suplemento para o controle da obesidade gera discussões frente aos resultados obtidos. O presente estudo teve como objetivo investigar alguns destes estudos, ressaltando as vantagens e desvantagens do uso da planta tanto para a obesidade, quanto para o controle de doenças relacionadas ao problema. Buscou-se artigos onde a Garcinia cambogia foi utilizada de maneiras diferentes e os efeitos foram favoráveis, o que demonstra sua eficácia para o controle da obesidade. Apesar da eficiência apresentada nos estudos verificou-se a necessidade de novas pesquisas para estabelecer quantidades e dietas específicas usando a planta.
- Deficiências nutricionais de pacientes submetidos a cirurgia de Bypass Gastrico em Y de Roux(2020) Baldez, Gabriel Belitz; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekNo Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, a obesidade é reconhecida como um problema de saúde pública. Devido a sua magnitude e transcendência, um dos tratamentos que passou a ser disponibilizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi a cirurgia bariátrica. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre as deficiências nutricionais apresentadas por pacientes submetidos a cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux, mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão. Nesta pesquisa foi utilizado o método dedutivo exploratório de caráter científico que revisou as seguintes palavras chaves: bypass gástrico em Y de Roux, alimentação, nutrição, deficiências nutricionais, obesidade. Utilizou-se material das bases de dados PubMed, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Scielo, Revistas e Jornais Científicos Internacionais, com datas entre 2006 e 2020. Neste contexto, os estudos evidenciaram que pacientes submetidos a cirurgia de by-pass gástrico em Y de Roux podem apresentar algumas deficiências como ferro, cálcio, vitamina B12, vitamina B9, vitamina D e Proteína, relacionadas a nutrição devido à baixa ingestão calórica, trânsito digestório reduzido e adaptação pós cirurgia.
- Estimativa de calorias por indivíduos ativos com diferentes composições corporais em uma academia de Erechim-RS(2019) Mazon, Jaine Micheli; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekA obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, é um fenômeno universal, envolve vários aspectos e comportamentos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção sobre estimativa de energia de diferentes preparações e alimentos por indivíduos praticantes de exercício físico e verificar se existe relação desta com excesso de gordura. Para estimar percentual de gordura corporal (%GC) foram aferidas pregas cutâneas e para avaliar a percepção dos indivíduos sobre preparações foram disponibilizados pratos e alimentos juntamente com questionário para respostas. Foram avaliados 91 indivíduos, n=49 (53,8 %) do sexo feminino e n=42 (46,2 %) do masculino, com idade média de 34,2 anos ( 11,6). As médias de %GC classificaram-se como ‘acima da média’ e ‘elevada’ para homens e mulheres (20,9% 5,8% e 32,3% 5,2%, respectivamente). Observou-se elevada prevalência de excesso de % GC em ambos os sexos (94% das mulheres e 83,3% dos homens). Observouse que existe uma distorção dos indivíduos, que em sua maioria, superestima o número de calorias. Porém, verificou-se que a estimativa de calorias não teve relação significativa com o % GC. Enfatiza-se que, apesar de perceberem os alimentos como muito calóricos, os participantes ainda apresentavam % GC excessiva. Fica evidente, portanto, a necessidade de educação nutricional e mudança de hábitos, principalmente relacionados à alimentação.
- Microbiota intestinal e sua relação com obesidade(2017) Sirtuli, Jéssica de Fatima; Zemolin, Gabriela PegoraroA obesidade é um problema de saúde pública e vem ocorrendo aumento rápido da sua prevalência, estudos levantam a hipótese de que a obesidade pode estar relacionada com alterações da microbiota, evidências indicam que o desequilíbrio da microbiota intestinal pode levar a obesidade, os trilhões de bactérias que normalmente estão localizados no trato gastrintestinal humano, afetam a produção e regulação da energia Objetivo: identificar a relação da microbiota intestinal com a obesidade. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica, em artigos científicos, nos anos de 2000 a 2017, nas bases de dados no Scielo e Pubmed. Conclusão: Pessoas obesas e pessoas magras têm diferentes microbiotas, achados levantam a possibilidade que a microbiota intestinal possui um papel de suma importância na regulação do peso e pode ser parcialmente responsável pelo desenvolvimento da obesidade em algumas pessoas.