Navegando por Assunto "Psicologia educacional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Desenvolvimento motor durante o primeiro ano de vida(2017) Vargas, Lilian; Wisniewski, Miriam Salete WilkO presente trabalho teve como objetivo estudar o Desenvolvimento Motor de crianças de zero a um ano de idade, com a finalidade de apresentar as aquisições motoras adquiridas pelas crianças conforme etapa de desenvolvimento infantil. Mês a mês a criança desenvolve habilidades diferentes em um processo evolutivo que a tornará bem estruturada para as futuras etapas e processos de evolução motora. Neste contexto, este estudo de natureza básica, procurou abordar o desenvolvimento motor no primeiro ano de vida de uma criança. A partir do nascimento, o recém-nascido é exposto a uma série de estímulos nunca vivenciados, como ter contato com as roupas na pele, o frio e o calor, fome, cólicas, choros, dificuldades e necessidade de manter uma postura condizente com o espaço novo. Isto faz com que o indivíduo passe a aprender atividades diferenciadas que o façam crescer e se adaptar a este ambiente promovendo a maturação do sistema nervoso central e possibilitando um bom relacionamento com o meio. Assim, pode-se afirmar que no primeiro ano de vida tudo o que o bebê estará adquirindo será base para seu bom desenvolvimento contribuindo então para a relação da criança com o mundo. Por isso torna-se interessante o conhecimento das etapas e do processo de evolução motora pelos pais e familiares, de modo a contribuir para o entendimento e estimulação adequada durante o primeiro ano de vida dos bebês.