Programa de Pós-Graduação em Engenharias e Ciência da Computação
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/32
Navegar
- Eficiência operacional com melhorias da filosofia Kaizen: um estudo de caso em uma montadora de poltronas(2018) Fantin, Fabio Cesar; Pillotto, Marcelo LuísO sucesso de uma organização deve-se à busca pela excelência empresarial que tem evidenciado a evolução da satisfação das pessoas, do preparo das lideranças, da eficiência operacional e da cultura empresarial, baseado em um sistema que visa elevar a gestão, os processos e os produtos ao nível de excelência, a partir da melhora na capacitação de todos os empregados da empresa. Diante disso, as organizações aplicam em seus processos o conceito da filosofia Lean através da metodologia Kaizen de busca contínua e gradual da melhoria na empresa e na vida pessoal, inspirada na gestão do Sistema Toyota de Produção Enxuta. Para tratar de conhecer essa metodologia, esse trabalho teve como objetivo demonstrar a aplicação de um evento Kaizen para melhorar a eficiência operacional dos operadores de um setor o qual atingia os resultados propostos, e como objetivo específico analisar como a aplicação desta metodologia promove mudanças significativas e pode ser aplicada com sucesso em qualquer tipo de organização, proporcionando retornos significativos à empresa e aos seus empregados. O estudo foi realizado no ambiente de produção de uma empresa metalúrgica, por meio de um levantamento de dados de processos e de operações de produção. Concluiu-se que após a realização do Kaizen, implementou-se com sucesso, uma linha de produção sequenciada, que resultou em uma melhor eficiência dos operadores, incentivando uma cultura de expressão em que os empregados apresentaram soluções e inovações ao produto e aos processos operacionais, e obteve resultados satisfatório, de forma progressiva, visando sempre a melhoria contínua.
- Proposta de melhoria na linha de montagem do Back(2018) Schelski, Emerson Ricardo; Kuiawinski, Darcí LuizAtualmente diversos segmentos no país vêm enfrentando uma crise generalizada, onde a concorrência fica cada vez mais acirrada, se mantém neste mercado competitivo, apenas quem realmente tem um produto de qualidade, na qual não gera reclamações de clientes, sendo que cada vez mais os clientes exigem das industrias, seja nos quesitos de qualidade, custo benefício, além da preocupação diária com o bem estar e qualidade de vida dos colaboradores. Na maioria dos casos, é necessário algo a mais, como uma entrega em curto prazo, equipe qualificada de pós-vendas na qual conseguem respostas rápidas, para as duvidas dos clientes. Nesse estudo de caso, será utilizado a metodologia Lean, baseando-se principalmente na ferramenta KAIZEN, que consiste em melhorias no chão de fábrica. E para isto utilizou-se como exemplo, uma linha de produção, onde realiza-se as montagens de mecanismos nomeados de Montagem Linha do Back.. A proposta neste artigo é mostrar a cronoánalise de cada colaborador, no seu posto de trabalho, e após isto levantar os dados obtidos para o software denominado de Plant Simulation e verificar a possibilidade de aumentar a produção diária do produto, sem alterar a sua qualidade e verificar se aumentando o número de funcionários da linha, se torna viável a mudança.