Trabalhos de Especializações

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    A importância do Empowerment como uma ferramenta de gerenciamento e tomada de decisões nas organizações
    (2019) Picoli, Rodrigo; Langoski, Leandro Marcio
    No atual mundo globalizado e competitivo, a centralização do poder, a ausência de autonomia dos funcionários e um organograma com vários níveis hierárquicos são características que dificultam o desenvolvimento da grande maioria das organizações. Porém, as organizações necessitam simplificar seus processos e reduzir custos, ou seja, precisam ser desburocratizadas, organizadas, ágeis e flexíveis para serem competitivas e se manterem no mercado. Diante disso, surgem constantemente novas ferramentas ou estilos de gerenciamento, a fim de melhorar os processos, a administração, gerir recursos. Em meio a tantas formas de gerenciamento surge o Empowerment, que consiste em uma abordagem de trabalho que objetiva a delegação do poder de decisão e autonomia, que antes era somente dos gestores e administradores, aos funcionários, tomando parte no processo decisório e auxiliando na administração das organizações. Com isso, surgiu a necessidade de verificar as peculiaridades e os principais impactos que a ferramenta Empowerment possui no meio organizacional. O presente estudo tem como objetivo geral evidenciar ao leitor a importância da aplicação da ferramenta de Empowerment como instrumento estratégico no processo de tomada de decisão e, na gestão dos processos gerenciais e de recursos humanos das organizações. O estudo visa também demonstrar as principais vantagens e desvantagens que a implantação dessa forma de gerenciamento traz para o ambiente organizacional. A metodologia empregada na elaboração deste artigo foi a pesquisa e revisão bibliográfica, buscando realizar um estudo retrospectivo, descritivo e de caráter qualitativo em materiais já produzidos, tais como: livros, revistas, artigos, dissertações, teses, meios eletrônicos e demais materiais de cunho acadêmico que abordam sobre o assunto tratado. Por fim, diante das informações e resultados obtidos verificou-se que, é possível a implementação de um sistema de gestão participativa como o caso do Empowerment, onde os funcionários possam ter poder de decisão e autonomia no desempenho de suas atividades, desde que antes da implantação desta ferramenta seja realizado um grande estudo e avaliações da viabilidade, antes de aplicá-la em um ambiente organizacional, pois as ferramentas e programas de Empowerment carecem de um contexto organizacional adequado para a sua implementação para então produzir resultados positivos para a equipe de trabalho e principalmente, para a organização.
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    Quem quer dinheiro? a gestão do crédito em bancos públicos e cooperativas de crédito
    (2019) Gasparin, Roberto Fabio; Orso, Lidinei Éder
    O artigo possui enfoque na inadimplência, trazendo para análise as informações de dois Bancos Públicos (Banco do Brasil e Banrisul) e duas Cooperativas de Crédito (Sicredi e Unicred), sendo efetuada a comparação de taxas de inadimplência e volume de carteira. O mesmo apresenta, também, a diversificação da carteira de crédito por nível de risco e os valores de provisões realizadas em 2018, calculando índices médios de provisão por instituição no mesmo ano. No decorrer do trabalho, estudamos o formato de análise de crédito de uma Cooperativa, a fim de explanar sobre a comparação de Gestão do Crédito (responsável pelo gerenciamento da carteira de crédito) e Gestão do risco de Crédito(parte integrante da gestão de crédito, sendo a mensuração e a busca de alternativas para a redução das perdas inerentes ao crédito).Para tanto, foi efetuado um levantamento dos dados mediante pesquisa em artigos, livros, sítios da internet e principalmente nos balanços anuais das Instituições Financeiras. Importante destacar que devido ao grande crescimento das instituições, a análise de crédito está em constante aperfeiçoamento, contribuindo para uma gestão eficaz dos riscos do crédito e se apresenta como ferramenta fundamental para manutenção e aumento de uma carteira de crédito saudável.
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    Transformação digital: implantação de aplicativos financeiros em cidades de pequeno porte
    (2019) Baldissera, Joana Aparecida; Langoski, Leandro Marcio
    No cenário atual em que as instituições financeiras se encontram há um grande crescimento na era digital, ou seja, influencia para que o cliente faça suas próprias transações e auto contrate seus próprios produtos e serviços no conforto de sua casa, trabalho... enfim onde estiver e quando pretender, através deste artigo vamos estudar até onde isto é viável, se é satisfatório para as Instituições financeiras e para os clientes e no que isso impacta nas relações banco versus cliente.
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    A relevância da educação financeira na qualidade de vida das pessoas
    (2019) Basso, Emanoele; Vieira, Euselia Paveglio
    Consumir de forma consciente é um dos objetivos da educação financeira. O ser humano precisa saber se comportar frente às suas dívidas, entendendo a importância de ter um bom planejamento financeiro pessoal, preocupando-se principalmente em manter uma reserva financeira para eventos inesperados ou para a concretização de sonhos. O presente artigo tem como objetivo verificar a importância do planejamento financeiro e da satisfação e qualidade de vida de alguns dos cidadãos da cidade de Aratiba/RS. Para tal, foi realizado primeiramente um estudo bibliográfico com intuito de dar embasamento aos principais temas relacionados com a educação financeira. Utilizou-se de pesquisa de natureza aplicada, descritiva, qualitativa com a coleta de dados por meio de um questionário, sendo sistematizados e analisados. Para o estudo, foram entrevistadas 56 pessoas, destas, constatou-se que a maioria possui consciência de que deve economizar para ter uma melhor qualidade de vida, todavia não faz ou não sabe como efetuar planejamento financeiro. Conclui-se que a pesquisa realizada serve como parâmetro para determinar o grau de conhecimento, sobre o assunto educação financeira e sua função na melhoria da qualidade de vida, dos habitantes desta cidade.
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    Bancos digitais: estudo sobre os fatores de adesão e permanência de clientes
    (2019) Berti, Daiane; Orso, Lidinei Éder
    O conceito de serviços bancários vem evoluindo de acordo com a tecnologia e digitalização. Progressivamente, os bancos digitais facilitam o acesso aos serviços financeiros e trazem conveniências ao cliente por meio da inovação tecnológica. Diante desse cenário, buscou-se identificar os mais conceituados bancos digitais disponíveis aos consumidores brasileiros, assim como seus diferenciais em relação aos bancos tradicionais. O objetivo do presente estudo é analisar os principais fatores que atraem os consumidores a aderirem ao serviço dos bancos digitais, bem como a continuarem utilizando esse serviço. A fim de alcançar o objetivo proposto utilizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa. O levantamento e a coleta de dados foram realizados por meio de questionário tipo survey com escala Likert de 5 pontos. A amostra é composta por 223 questionários. O resultado da pesquisa indica que a ausência de cobrança de taxa de anuidade do cartão de crédito é o principal fator que leva à abertura de novas contas como também é o mais importante na decisão de se manter como cliente. Os resultados trazem ainda como fatores considerados mais importantes a ausência de cobrança de taxa de manutenção, fazer todas as transações por meio da internet e consulta de saldos e extratos sem pagar nenhuma tarifa. Enquanto isso, programas de milhas/acúmulo de pontos/Cashback são os serviços considerados menos importantes para a amostra. Outros fatores considerados menos importantes são saques na rede de Bancos 24 Horas e oferta de serviços e produtos como investimentos, seguros, empréstimos e financiamentos.
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    A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento: um estudo com discentes do curso de ciências contábeis da URI Campus de Erechim
    (2019) Menin, Aline Angela; Redaelli, Emir José
    O presente artigo tem como finalidade compreender se a transferência de conhecimento decorrente da formação acadêmica produz algum impacto nas decisões de consumo e investimento dos discentes. O método adotado é o da pesquisa de campo, com aplicação de questionário anônimo já elaborado e testado por Lucci et.al. A população que serviu como base para a pesquisa foi formada por 30 alunos da graduação do curso de Ciências Contábeis da Uri Campus de Erechim, sendo uma amostra para um universo finito, considerando apenas os alunos do primeiro e último semestre. Identificou-se com o presente trabalho que o nível de formação acadêmica contribui para o aumento dos conhecimentos financeiros (acréscimo de 21% no total de acertos das questões aplicadas). Quanto as atitudes dos indivíduos pesquisados, com o passar das disciplinas, observou-se que houve uma aceitação leve, mas maior ao risco e a preocupação com a futura aposentadoria. É importante ressaltar também que há outras formas de conhecimento que também são relevantes, como a experiência em família, com amigos e prática que precisam ser melhor investigadas em estudos futuros.
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    Análise da viabilidade econômica na instalação de um sistema fotovoltaico para geração de eletricidade
    (2019) Deboni, Alexandre Roberto; Buriol, Juarez
    O antagonismo existente entre a o aumento contínuo da demanda por energia e a constante escassez de oferta, cria o cenário ideal para o desenvolvimento e o acesso a outras fontes energéticas antes pouco difundidas. Na busca por novas fontes alternativas, a energia solar fotovoltaica surge como uma excelente opção, pois é abundante, renovável e limpa, tornando-se uma ótima fonte de energia complementar, inclusive para o setor primário, que sofre com o reflexo nos custos de produção. Este artigo visa difundir o desenvolvimento da geração de energia através da conversão direta da luz solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico e apresentar sua viabilidade econômica através de análises de projetos de investimentos. Com o propósito de auxiliar a tomada de decisão, empregamos métodos que permitem, a partir de um investimento inicial, encontrar os retornos futuros com a economia gerada. A fim de possibilitar melhor planejamento orçamentário e previsibilidade das despesas, aplicamos os indicadores do valor presente líquido, da taxa interna de retorno e do prazo de retorno do investimento, que em conjunto, demonstram a redução dos custos de produção com a economia gerada com a matriz energética proposta.
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    Administração por objetivos: Unicred Erechim um estudo de caso
    (2019) Boller, Josué Carlos; Sartori Junior, Zilio
    Este trabalho propõe um estudo bibliográfico dos aspectos conceituais da Administração por Objetivos. A temática não é recente e por isso pode ser comparada com novos modelos de administração implantados nas diversas organizações, entre elas, cooperativas de crédito. Com base em livros e publicações sobre o tema, o objetivo geral é conhecer a Administração por Objetivos, visando também comparar modelos de gestão e como ela pode contribuir para aperfeiçoar a administração de cooperativas de crédito, como a Unicred Erechim. Bibliográfica e teórica, a pesquisa tem tratamento de dados com abordagem qualitativa, visando investigar os fatos e suas relações com o assunto. O estudo concluiu que a Administração por Objetivos é a base de qualquer forma de gestão, inclusive da praticada pela Unicred Erechim, e que o sucesso no alcance dos objetivos organizacionais almejados será função da implementação bem-sucedida de boas estratégias, que possibilitem o estrategista deslocar, realocar, ajustar, reconciliar de modo sistemático e intensivo os recursos organizacionais e as competências essenciais, aproveitando as oportunidades emergentes no ambiente de negócios e neutralizando as ameaças e contingências que surgem pela frente.
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    A disponibilidade na obtenção de crédito e a inadimplência do brasileiro
    (2019) Dendena, Elenir Vendrame; Vieira, Euselia Paveglio
    O objetivo deste artigo consiste em analisar de que forma a disponibilidade na obtenção de crédito nos últimos anos, colaborou com o alto percentual de inadimplência existente no Brasil. Os bancos, financeiras, entre outros, ofertam a seus clientes variadas linhas de crédito. Seja por desconhecimento, falta de planejamento e até mesmo má fé, muitas pessoas acabam contraindo mais dívidas do que conseguem pagar, ocasionando desta forma, um alto índice de inadimplência. Para a realização da pesquisa foi utilizado de estudo bibliográfico, de abordagem descritiva qualitativa em que os resultados auferidos demonstram que o Brasil apresenta altos índices de inadimplência, tanto em nível de pessoa jurídica quanto em nível de pessoa física. Ao término da pesquisa, conclui-se que as instituições financeiras possuem inúmeras modalidades de oferta de crédito. As pessoas, por sua vez, sem possuir uma educação financeira consistente, acabam usufruindo de forma descontrolada desses créditos, tornando-se inadimplentes.
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    Inteligência emocional e liderança: revisão sistemática
    (2019) Rigo, Talissa Rodrigues; Giotto, Olivo Tiago
    A quarta revolução industrial trouxe inúmeras mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que acabaram influenciando o estilo de gestão dentro das organizações. Com isso, busca-se que os profissionais, principalmente os que estão em cargos de liderança, estejam atentos a desenvolver habilidades além de técnicas, comportamentais, entre elas, a inteligência emocional. Diante dessa premissa este estudo buscou identificar a relação entre Inteligência Emocional e Liderança por meio de uma revisão sistemática através de uma metodologia qualitativa com viés descritivo e exploratório. O estudo seguiu três etapas sendo elas, busca conceitual, compilação e seleção. Os dados foram pesquisados nas bases de dados Scopus, Wiley Online Library of Web Science, durante os meses de maio e junho de 2019, utilizando como palavras-chaves para a busca, liderança, inteligência emocional e Liderança e Inteligência emocional, considerando as publicações feitas entre 2014 à 2018. Os resultados apontam para uma forte associação entre IE e Liderança, entendendo a primeira, como uma habilidade importante na atuação em cargos de liderança de equipes. Além disso verificou-se a necessidade de continuação de estudos que venham a sanar a lacuna existente entre a teoria e a prática, no que diz respeito a implicações na avaliação e treinamento de Inteligência Emocional nas organizações.