Trabalhos de Especializações
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/1
Navegar
- Atuação fisioterapêutica na síndrome de Eagle: uma revisão bibliográfica(2018) Zucco, Danieli; Wisniewski, Miriam Salete WilkA Síndrome de Eagle é caracterizada pelo alongamento do processo estiloide do osso temporal. Este alongamento ocorre em cerca de 4 % da população, porém apenas uma porcentagem entre 4 a 10,3 % destes, são sintomáticos. Dentre os principais sintomas destacam-se dor ao engolir, sensação de corpo estranho, dor facial, otalgia e dor cervical. A predominância é maior no gênero feminino (3:1) e a sua etiologia ainda é discutida. O tratamento pode ou não ser cirúrgico. Considerando que os sintomas são variáveis e inespecíficos, diagnósticos e tratamentos múltiplos equivocados são comuns em indivíduos com dor orofacial, sendo difícil a identificação da causa subjacente, e, portanto, a decisão sobre as investigações necessárias, representa, ocasionalmente, um desafio. O mesmo ocorrendo em relação aos métodos terapêuticos utilizados pela Fisioterapia, tanto a nível conservador como pós-cirúrgico. Neste contexto, objetivou-se descrever a atuação fisioterapêutica conservadora e pós-cirúrgica na Síndrome de Eagle, bem como socializar conhecimentos sobre a fisiopatologia, métodos clínicos, farmacológicos e cirúrgicos. Para atingir os objetivos, foram utilizadas produções científicas publicadas em banco de dados nacionais e internacionais no período entre 2002 e 2017, pesquisadas por meio dos descritores Síndrome de Eagle, Processo Estiloide, Dor Orofacial e Fisioterapia na Síndrome de Eagle, pesquisados em português, inglês e espanhol. Como resultados, encontraram-se dezesseis artigos relacionados aos objetivos deste estudo, sendo que há poucos estudos demonstrando a utilização de métodos fisioterapêuticos conservadores na Síndrome de Eagle, e inexistem abordagens fisioterapêuticas pós-cirúrgicas para esta patologia, descritas na literatura pesquisada.
- Avaliação postural na Síndrome de Reet: relato de caso(2018) Mafalda, Leonardo; Wisniewski, Miriam Salete WilkA Síndrome de Reet (SR) conhecida como transtorno invasivo do desenvolvimento, de caráter progressivo, causada por uma desordem genética, evolui em quatro estágios e suas características clínicas podem aparecer em diferentes momentos do desenvolvimento. Apresenta como sinais e sintomas característicos: limitações funcionais, hipotonia, apraxia, ataxia, espasticidade, escoliose, perda ou alteração da marcha, perda da função voluntária da mão, deformidades nos pés e desorientação espacial. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal, avaliar a postura corporal de um indivíduo do sexo feminino, com diagnóstico de SR, em atendimento fisioterapêutico há 5 anos, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul, também caracterizar a evolução clínica e fisioterapêutica e comparar os achados com os descritos na literatura. A avaliação postural foi realizada através de coleta de imagens fotográficas, utilizando o simetrógrafo, os dados foram analisados subjetivamente, a partir das imagens em diferentes posturas. Foi analisado também o seu prontuário e destacado sua evolução clínica. A avaliação postural identificou assimetrias de ombros, da coluna vertebral torácica e lombar, escoliose convexa à esquerda, joelhos valgos e pés planos valgos. Também uma anteroversão da pelve e protrusão da cabeça. Notou-se que houve evolução no quadro motor da participante durante os cinco anos de atendimentos, principalmente na marcha, equilíbrio e controle dos movimentos estereotipados das mãos. No entanto, ocorreram instabilidades, levando-a a perda da marcha parcialmente e aumento de movimentos involuntários. De acordo com as características encontradas, a voluntária encontra-se no estágio III (pseudo-estacionário), superando as expectativas vistas nas literaturas. O estudo fornece informações úteis e atuais sobre as principais características da SR em especial as alterações posturais, em que auxiliará os profissionais da área da saúde na compreensão e entendimento, bem como tratamento e atendimento de seus pacientes.
- Dry Needling na dor miofascial: revisão bibliográfica(2018) Hempel, Alex Prestes; Arenhart, RodrigoA dor miofascial caracteriza-se pela presença de pontos gatilhos (PG) em uma banda muscular tensa gerando dor local ou irradiada. Dentre as técnicas de tratamento à dor miofascial encontramos o Dry Needling (DN). Composto pelo agulhamento a seco, ela se baseia na aplicação direta de uma agulha sobre os PG gerando uma resposta de liberação dos mesmos e consequente redução dos sintomas. O objetivo do presente estudo foi entender um pouco mais sobre os efeitos do DN e analisar os seus resultados na dor miofascial. Por meio de uma revisão bibliográfica, sendo utilizado as plataformas SCIELO, PEDro, Lilacs e Pubmed, utilizando a busca: Dry Needling na dor miofascial. Para a inclusão, os trabalhos deveriam conter o Dry Needling como técnica de tratamento e a dor como um parâmetro avaliado, tendo como diagnóstico a síndrome miofascial. Selecionados também, apenas os artigos com pontuação acima de 5 dos encontrados na plataforma PEDro. Exclusos foram os estudos que apresentavam pessoas com a presença de outros diagnósticos, que não obtivesse acesso na íntegra da pesquisa ou não respeitassem os critérios de inclusão. Foram utilizados na pesquisa 12 artigos em diversos formatos, como por exemplo, comparativo, estudos de casos e revisões, onde todos encontram resultado positivo a favor da técnica de agulhamento a seco para o tratamento da dor miofascial.
- O efeito da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório em pacientes com impacto femoroacetabular submetidos à artroscopia: uma revisão da bibliografia(2018) Castanho, Conrado Pizzolatto; Wisniewski, ElvisIntrodução: As disfunções articulares do quadril podem comprometer o lábrum acetabular, como por exemplo, o impacto femoroacetabular (IFA), o qual é subdividido na prática clínica em três tipos: tipo came, tipo pincer e misto. Objetivo: avaliar os efeitos da fisioterapia no tratamento conservador e no pós-operatório artroscópico em pacientes com impacto femoroacetabular. Metodologia: Os artigos que compõem esta revisão foram acessados nas bases de dados Lilacs, Scielo e Medline/Pubmed, com as palavras-chave nos idiomas português e inglês: Fisioterapia, tratamento artroscópico, fisioterapia pré e pós-operatória, impacto femoroacetabular, physiotherapy, arthroscopic treatment, pre and pos-operative physiotherapy, femoroacetabular impact. Resultados e discussão: A reabilitação pós-operatória melhora a condição biomecânica e de força muscular do quadril. O tratamento conservador gera resultados importantes na redução dos sintomas, porém, a amplitude de movimento do quadril continua, em certa medida limitada. No tocante ao tratamento cirúrgico, os resultados apresentam-se inadequados para pacientes com osteoartrite associada. Considerações finais: Os protocolos pós-operatórios ainda divergem quanto ao apoio do membro operado e o tempo de tratamento. O tratamento conservador se mostra importante para a conservação da função mecânica da articulação, principalmente em pacientes que apresentam estágios iniciais de IFA. Já a cirurgia artroscópica se mostra ineficaz em pacientes com dano intra-articular severo e presença de osteoartrose.
- Efeito do método Pilates na qualidade de vida em mulheres com osteoartrose de joelho(2018) Finatto, Thais; Marek, AlexandreA osteoartrose (AO) é uma doença articular crônico-degenerativa que se evidência pelo desgaste da cartilagem articular e que atinge frequentemente as articulações que sustentam peso, como o joelho. O joelho atua funcionalmente nas atividades de andar, subir/descer escadas e sentar, suportando, juntamente com o quadril e o tornozelo, o corpo na posição ortostática. Nesta articulação é onde se localiza uma das maiores queixas de dores, pois é uma das áreas do corpo que mais sofre desgaste devido à sua grande mobilidade. Sendo assim, a pratica do método Pilates se encaixa perfeitamente para a reabilitação e prevenção de lesões. O objetivo desta pesquisa foi verificar os efeitos do método Pilates na Qualidade de Vida de mulheres que apresentam osteoartrose de joelho. A amostra foi composta por sete mulheres (54 ± 7,37 anos) que apresentaram diagnóstico médico de osteoartrose de joelho, sendo excluídas as que já possuíam histórias de cirurgias ou traumas nos mesmos e doenças crônicas. Foram realizadas 16 intervenções com a prática do método Pilates, com frequência de duas vezes por semana e duração de 60 minutos cada, durante dois meses. As avaliações ocorreram antes e após o tratamento, utilizando-se como instrumentos de avaliação a Escala Visual Analógica (EVA) e o questionário WOMAC. Os resultados apontaram diferença estatística significativa (p<0,05) na qualidade de vida dos praticantes, em todos os escores avaliados, obtendo menor escore no total de dor conforme EVA. Pode-se então observar por meio dessa pesquisa que após dois meses de prática, o método Pilates, promoveu melhora significativa na qualidade de vida e alivio da dor nas mulheres portadoras de osteoartrose de joelho.
- Efeitos da fisioterapia precoce em paciente com prótese bilateral total de joelho: relato de caso(2018) Silveira, Vanessa; Wisniewski, ElvisA artroplastia total do joelho (ATJ) é a escolha para tratamento de pacientes com osteoartrose quando as técnicas convencionais falham em impedir a progressão da doença. O seu quadro clínico é caracterizado por episódios de dor, limitação dos movimentos, sinovite com derrame articular, diminuição do espaço articular, crescimento marginal anormal ósseo, e consequentemente, uma queda brusca da qualidade de vida desses pacientes. Portanto, medidas terapêuticas eficazes devem ser tomadas para que a recuperação pós cirurgia seja rápida e bem-sucedida. O presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da Fisioterapia precoce sobre a força muscular, amplitude de movimento, qualidade de vida, equilíbrio, funcionalidade, dor e rigidez articular em uma paciente com prótese bilateral de joelho. Para alcançar os objetivos específicos foram aplicados os seguintes instrumentos: questionário de qualidade de vida especifico WOMAC, escala visual analógica da dor, análise do equilíbrio pela escada de equilíbrio de Tineti e o questionário de Lequesne para avaliar o grau de funcionalidade. Após o período interventivo foi possível observar uma melhora significativa em todos os resultados dos questionários descritos acima. Os dados em conjunto permitem concluir que o programa de fisioterapia precoce é efetivo em paciente pós-operatório de ATJ sob o ponto de vista da funcionalidade, equilíbrio, força muscular, dor e qualidade de vida.
- Efeitos de diferentes programas de exercícios em mulheres com osteoporose(2018) Benati, Rogelsi Maura; Guedes, Janesca MansurA osteoporose é uma doença osteometabólica sistêmica progressiva, caracterizada por uma gradativa diminuição da massa óssea e consequente deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, o que por sua vez, leva a uma fragilidade mecânica; assim, o indivíduo afetado encontra-se predisposto a sofrer fraturas, o que pode repercutir negativamente na qualidade de vida e independência. O presente estudo teve como objetivo geral verificar os efeitos da aplicação de diferentes programas de exercícios em mulheres com osteoporose, e, como objetivos específicos, avaliar a força de preensão palmar, a força muscular, o equilíbrio corporal, a flexibilidade, a qualidade de vida e verificar os níveis séricos do perfil lipídico (CT; HDL; LDL; TG), antes e após um programa de treinamento de força, equilíbrio, e combinado (equilíbrio e força) em mulheres com osteoporose. A abordagem metodológica foi longitudinal e quase-experimental. Para avaliar a força de preensão palmar foi utilizado um dinamômetro manual, para força muscular, um dinamômetro hidráulico analógico, para a flexibilidade o banco de Wells, o equilíbrio através da Escala de Equilíbrio de Berg e do teste Timed Up and Go e a qualidade de vida através do questionário QUALEFFO-41. A amostra foi composta por 23 mulheres com diagnóstico densitométrico de osteoporose, divididas em três grupos de intervenção – treinamento de equilíbrio (TE=8), treinamento de força (TF=7) e treinamento de equilíbrio e força (TEF=8). O estudo teve duração de 10 semanas, duas vezes por semana, sendo após, as variáveis reavaliadas. As diferenças intragrupo foram analisadas através do teste t-student amostra pareada e as diferenças entre os grupos pelo ANOVA two-way, foi considerado significativo um p≤0,05. Os resultados do estudo demonstram que o grupo TE apresentou resultados significativos na força muscular dos flexores de ombro direito, e os três grupos tiveram acréscimos significativos na força dos extensores de joelho bilateralmente. Houve aumento dos níveis de HDL e redução na taxa de Triglicerídeos no grupo TF. Observou-se melhora no equilíbrio, na flexibilidade e na qualidade de vida nos três grupos, sendo que, os grupos TE e TEF apresentaram aumento significativo na QDV quando comparados ao grupo TF. Conclui-se, portanto, que a prática de exercícios físicos regular e orientado influencia positivamente na força muscular, na flexibilidade, no equilíbrio, no perfil lipídico e a qualidade de vida de mulheres com osteoporose.
- Efeitos do tratamento fisioterapêutico para fascite plantar, associado ao fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril, em mulheres com fascite plantar e pé plano(2018) Prigol, Sandra; Comerlato, TatianaA fascite plantar é uma das lesões mais comumente encontradas no pé. É representada por um processo degenerativo e inflamatório da fáscia plantar, que provoca dor na tuberosidade medial do calcâneo durante a descarga de peso. Uma das causas mais frequentes da fascite plantar é a pronação excessiva do pé. A literatura apresenta estudos incipientes que demonstram que o fortalecimento da musculatura do quadril pode melhorar o alinhamento dos joelhos e assim a função dos membros inferiores. No entanto não foram encontrados estudos que avaliassem a influência dos músculos do quadril no alinhamento dos pés. Sendo assim, este estudo teve como objetivo avaliar a influência do fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril na correção do pé plano e na diminuição da sintomatologia provocada pela fascite plantar. Fizeram parte da amostra 2 mulheres com idade média 63,5 (±4,24) anos, com diagnóstico médico de fascite plantar e pé plano flexível. O tratamento foi composto de eletroterapia, exercícios convencionais de fisioterapia para tratamento da fascite plantar, e exercícios de fortalecimento do complexo póstero lateral do quadril. Foram realizadas 2 sessões semanais, totalizando 16 sessões de tratamento. Obteve-se 100% na melhora da dor e um ganho médio de 60 na amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo, porém não houve mudanças na altura dos arcos plantares para presente amostra.
- A efetividade da eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS) na osteoartrite de joelho: revisão bibliográfica(2018) Silva, Aline Galli Ferreira da; Comerlato, TatianaA osteoartrite (OA) é uma doença articular crônico-degenerativa, que se evidencia pelo desgaste da cartilagem articular, gerando dor, rigidez articular, crepitação óssea e atrofia muscular. O joelho é uma das articulações mais afetadas pela osteoartrite. O tratamento preconizado para a maioria dos pacientes é o conservador, este deve ajudar a reduzir e aliviar os sintomas, melhorando a função, prevenindo a perda de força muscular e retardando a progressão da doença. A fisioterapia é a intervenção não farmacológica mais comumente prescrita para o alívio da sintomatologia associada à AO e a eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS) é amplamente utilizada com o intuito de promover analgesia. Objetivou-se neste estudo analisar a efetividade da TENS na osteoartrite de joelho, por meio de uma revisão bibliográfica nas seguintes bases de dados: Scielo, LILACS e PubMed. A busca bibliográfica ocorreu no período de dezembro de 2017 a janeiro de 2018, abrangendo revistas e periódicos com base de dados científicos, e anos de publicação entre 2010 a 2017. Foram selecionados 14 artigos científicos, os quais preenchiam os requisitos para esta pesquisa, sendo 3 no idioma português e 11 no idioma inglês. Os resultados sugerem que a corrente TENS pode ser aplicada em pacientes com OA de joelho, contribuindo para a diminuição da dor e melhora funcional.
- O Fortalecimento do complexo postero lateral do quadril em dores patelofemorais: revisão bibliográfica(2018) Fruet, Bruna Pereira; Marek, AlexandreIntrodução: a síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é caracterizada por dor anterior no joelho. Sua etiologia ainda não é clara, com surgimento insidioso, não traumático pode limitar o desempenho das atividades funcionais. A influência do movimento articular do quadril no desenvolvimento desta síndrome já foi documentado na literatura. Nesse sentido, estudos investigaram a eficácia do fortalecimento dos músculos do quadril em pacientes com SDPF. Objetivos: Avaliar através de achados bibliográficos se o fortalecimento do complexo postero lateral do quadril (CPLQ) auxilia na redução da dor patelofemoral, caracterizar os indivíduos e descrever as metodologias utilizadas como tratamento. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica. A pesquisa foi realizada utilizando os seguintes bancos de dados: Google Scholar, MEDLINE, PEDro e LILACS, publicados entre os anos de 2009 e 2017. Os estudos selecionados tiveram que distinguir os efeitos do fortalecimento do CPLQ em indivíduos com SDPF. Resultados: foram selecionados nove estudos. Esses estudos demonstraram que o fortalecimento muscular do CPLQ combinado ao fortalecimento de joelho resultou em uma melhora significativa da dor, comparação ao fortalecimento isolado de joelho. Conclusão: o fortalecimento do CPLQ não é apenas eficaz, mas também superior ao fortalecimento de joelho na redução da intensidade no quadro álgico.
- Funcionalidade de pacientes antes e após internação hospitalar(2018) Bellé, Dreissi Cristina Brun; Marek, Alexandre; Petry, Ana Laura Nicoletti CarvalhoA internação hospitalar não pode ser considerada fator incapacitante por si só, mas parcela significativa da população hospitalar desenvolve disfunções e incapacidades. Frente a isso, este trabalho teve por objetivo avaliar a funcionalidade de pacientes internados na enfermaria de um hospital de médio porte durante e após internação hospitalar. O objetivo do estudo foi verificar a funcionalidade de pacientes internados na enfermaria de um hospital de médio porte durante e após internação hospitalar, por meio da avaliação das forças respiratórias máximas, da força muscular periférica, da medida de independência funcional e da qualidade de vida, bem como descrever o perfil da amostra em relação às características demográficas e de saúde. A população foi composta por oito indivíduos adultos, de ambos os sexos internados na enfermaria de um hospital de médio porte na região do Alto Uruguai/Rio Grande do Sul. Os sujeitos da pesquisa responderam a um questionário contendo dados gerais, após responderam ao questionário genérico, Short-Form Health Survey (SF-36), foi aplicada a escala Medida de Independência Funcional (MIF), e foram submetidos a avaliações para as pressões inspiratórias e expiratóriasrespiratórias máximas (PImáx e PEmáx, respectivamente) e o teste muscular manual do "Medical Research Council" (MRC) nos momentos internação, alta hospitalar e 15 dias após a alta hospitalar. Houve aumento estatisticamente significante (p=0,026), em relação aos momentos de internação e 15 dias após em relação ao escore global do SF-36. Durante a internação hospitalar houve impacto da qualidade de vida em pacientes internados em um hospital de médio porte. Após 15 dias da alta hospitalar a qualidade de vida global mostrou-se melhor em relação à internação, demonstrando um possível reestabelecimento da qualidade de vida global.
- Importância do tratamento da coluna cervical nas DTMs: uma revisão bibliográfica(2018) Santos, Laís Bonato dos; Castro, Márcia Bairros deNos dias de hoje é comum ouvirmos falar de dores na boca e cabeça, decorrentes de problemas com a Articulação Temporomandibular (ATM). Usamos o termo DTM (Disfunção Temporomandibular) para reunir um grupo de afecções do sistema mastigatório, ATM e outras estruturas periféricas. Pacientes com essa disfunção apresentam como principal sintoma a dor miofascial associada à função mandibular alterada (AMANTÉA, NOVAES, CAMPOLONGO, 2004). Como cervical e ATM estão interligadas, pelo sistema muscular, ósseo e articular, é possível que alterações em uma das duas estruturas possam ocasionar diferentes alterações biomecânicas nas mesmas. A postura incorreta pode ser uma dessas causas. Foi observado que existe uma intima relação entre DTM e alterações na postura corporal. Devido a esta inter-relação, pacientes portadores de tal doença articular, apresentam também desvios posturais como anteriorização da cabeça, aumento da lordose cervical, e até desvios entre vértebras. Considerando que os desvios posturais desorganizam a harmonia corporal, com possíveis reflexos no sistema crâniocérvicomandibular, modalidades fisioterapêuticas como Pilates, Quiropraxia, Mulligan, Maitland, exercícios posturais, eletroterapia, reeducações proprioceptivas, entre outras, parecem beneficiar tanto as DTMs quanto os desvios posturais. No estudo de Calixtre et al., 2016, foram avaliados as funções mandibulares, oclusão bucal e dor pré e pós intervenção, os indivíduos que receberam intervenção em um protocolo tiveram como resultado uma melhora significativa da função mandibular e alívio de dor em indivíduos com DTM. Para evidenciar a relação entre cervical e ATM, Milanesi et al., 2013, apresenta um estudo da severidade da desordem temporomandibular e sua relação com medidas cefalométricas craniocervicais. Apresenta através dos resultados cefalométricos as alterações nos índices muscular e temporomandibular que sugerem a relação entre uma maior inclinação cervical baixa e uma maior severidade da DTM. Conclui-se, que com a intervenção fisioterapêutica de várias modalidades apresentam benefícios comprovados e colaboram para aliviar as dores musculares, aumentar a abertura e o fechamento bucal, reduzir pontos de tensão, melhorar a postura cervical e condilar. A disposição dos resultados estudados nesse artigo revela, no entanto, a necessidade de outros estudos investigarem os efeitos do tratamento da cervical em indivíduos com tais disfunções para criar-se evidências mais fortes sobre o tema.
- Incidência de lombalgia em gestantes vinculadas ao programa de atenção às gestantes do município de Vila Lângaro(2018) Secco, Fernanda; Wisniewski, Miriam Salete WilkA gestação é uma condição fisiológica que envolve uma série de mudanças no corpo da mulher podendo gerar também quadros álgicos. A lombalgia apresenta uma alta incidência entre as gestantes. O presente estudo buscou verificar a incidência de lombalgia em gestantes do Programa de Atenção às Gestantes do município de Vila Langaro/RS. Também objetivou caracterizar as mulheres integrantes desse programa, relacionar a intensidade de dor lombar e identificar a opinião das gestantes em relação a atuação profissional do Fisioterapeuta do Programa. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo , transversal de caráter quali-quantitativo. A população foi composta por gestantes atendidas pelo Programa, tendo como amostra 20 mulheres que são atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) deste município, com idade superior a 18 anos, em qualquer período gestacional e que consentiram a participação através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados informaram que das 20 gestantes entrevistadas, 10 possuiam lombalgia( incidência de 50%) destas 10 gestantes que apresentaram lombalgia, 8 estavam na 28ª a 32ª semana de gestação com um nível de dor moderada. Já com relação a opinião das gestantes acerca da atuação do profissional Fisioterapeuta, 100% das participantes manifestaram ser satisfatória a atuação deste profissional, por ser ele capacitado a passar orientações posturais. Conclui-se que a lombalgia é um acometimento frequente entre as gestantes podendo dificultar a realização de suas tarefas diárias, nestas condições , a presença do fisioterapeuta no programa é de grande importância por ser um profissional capaz de orientar sobre os cuidados posturais no período gestacional e no pós parto promovendo assim uma melhor qualidade de vida a gestante.
- Lombalgia e a correlação com as patologias do quadril: revisão bibliográfica(2018) Vieira, Graziela Silva; Arenhart, RodrigoEste trabalho objetiva verificar a correlação das alterações biomecânicas provenientes das patologias do quadril sobre a lombalgia. Alterações ou disfunções da coluna lombar podem levar à compressão de raízes nervosas que saem da coluna, gerando um quadro de perda de força e dor irradiada para a própria coluna, quadril, joelho e até mesmo, em alguns casos, para a planta do pé. Nem sempre a dor relacionada ao quadril é sentida diretamente nele. Ela pode ser sentida no meio da coxa ou na virilha. Da mesma forma, a dor que se sente no quadril pode de fato estar relacionada a um problema na coluna, em vez de no quadril, já que o mesmo possui uma articulação muito estável que atua como uma conexão entre o osso da bacia (pelve) e o osso da coxa (fêmur), tendo uma função importante na sustentação do peso corporal e, por isso, procura-se estabelecer a relação entre lombalgia e quadril. De acordo com a relação biomecânica e anatômica entre o quadril e a região lombar, evidenciado pelos músculos, devemos considerar a região do quadril como um potencial contribuinte para a dor lombar.
- Lombalgia ocupacional em profissionais da enfermagem: uma revisão bibliográfica(2018) Ragievicz, Daniel André; Arenhart, RodrigoA dor lombar ou lombalgia é caracterizada por quadro álgico em região de coluna vertebral lombar, articulações sacro-ilíacas e região lombossacral, podendo ser proveniente de diversos fatores como por exemplo desequilíbrio destas estruturas, vindo a acarretar em sensações nociceptivas que variam de indivíduo para indivíduo.Diversos fatores ergonômicos podem ser citados como prejudiciais para a equipe de enfermagem, dentre os quais podemos citar falta de manutenção do mobiliário e equipamentos utilizados, onde por vezes encontra-se macas ou berços baixos, locais improvisados para realizar anotações, bem como o manuseio de pacientes e cargas.O presente estudo tem como objetivo analisar as produções científicas ligadas ao tema da dor lombar ocupacional em profissionais da enfermagem, bem como as variáveis: setor, tempo de serviço, idade eestratégias de prevenção. Conclui-se que a lombalgia é o distúrbio músculo-esquelético mais encontrado, tendo índices superiores a 60% de ocorrência nesses profissionais. A atividade mais citada como causadora foi à transferência e manuseio de pacientes. Ressaltamos a escassez de estudos que promovam estratégias de prevenção das lesões músculo-esqueléticas, mais precisamente a dor lombar nesse determinado público de profissionais, bem como programas de promoção a saúde por parte de gestores hospitalares para esses profissionais tão importantes no ambiente hospitalar.
- Perfil dos pacientes submetidos à cirurgia de joelho em um hospital de médio porte do meio-oeste catarinense(2018) Felchilcher, Elidiane Gatti; Marek, AlexandreO aumento da expectativa de vida, os avanços tecnológicos, estilo de vida mais agitado e horas de trabalho extensas trouxeram grandes consequências às estruturas musculoesqueléticas. Pela sua localização e por suportar grande sobrecarga, a articulação do joelho é particularmente uma das mais suscetíveis à lesão. O presente estudo teve por objetivo traçar o perfil dos pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de joelho em um Hospital de médio porte do meio-oeste catarinense. Trata-se de uma pesquisa transversal, retrospectiva, com levantamento de dados de prontuários de 48 pacientes que realizaram cirurgia entre janeiro de 2016 e junho de 2017. A amostra foi predominantemente masculina (54,2%), na faixa etária entre 40 e 59 anos (41,8%), e residente no município. As lesões de meniscos foram prevalentes com 64,6%, a artroscopia de menisco foi o procedimento cirúrgico mais realizado (60,4%), e o joelho direito o mais afetado (60,4%). Constatou-se que 64,6% não apresentavam doenças crônicas e a média de tempo de internação hospitalar de 1 a 2 dias (72,9%). O estudo contribuiu para a melhor caracterização dos pacientes que realizaram cirurgia de joelho, fornecendo informações sociodemográficas e clínicas desses indivíduos. Esses subsídios podem auxiliar na capacitação das equipes e no aperfeiçoamento do atendimento hospitalar.
- Postura anterior da cabeça: revisão sobre implicações clínicas, aspectos biomecânicos, avaliação e reabilitação(2018) Moraes, Daniele Barboza de; Comerlato, TatianaA postura anterior da cabeça é uma das mais comuns anormalidades posturais e pode estar relacionada com vários problemas, incluindo: dor de cabeça, dor e limitação do movimento cervical e distúrbios músculos esqueléticos como a disfunção da articulação temporomandibular. O objetivo do presente estudo foi investigar, por meio de uma revisão da literatura, as implicações clínicas, biomecânicas, formas de avaliação e princípios de tratamento fisioterapêutico da postura anterior da cabeça. Esta pesquisa caracterizou como uma revisão narrativa. Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed e Lilacs, com datas no período de 2007 a 2017, nos idiomas português e inglês. Os descritores em ciências da saúde adotados para a busca em língua portuguesa foram: cervicalgia, postura, modalidades de fisioterapia, reabilitação, curvaturas da coluna vertebral. Foram encontrados aproximadamente 241 trabalhos de acordo com os descritores, e utilizados 32 artigos. Concluiu-se que a postura anterior da cabeça está associada a desequilíbrios musculares, com fraqueza, principalmente dos músculos flexores profundos cervicais, trapézio médio e retratores escapulares, e encurtamento dos músculos extensores cervicais, trapézio superior e esternocleidomatóide. Dentre as implicações clinicas mostrou estar relacionada com a diminuição propriocepção e equilíbrio, e com ritmo escapulotorácico. O método de avaliação da postura anterior da cabeça quantitativo mais utilizado é o ângulo craniovertebral. Entre os métodos de tratamento destacam-se os de reeducação muscular como os programas de exercícios de estabilização escapular, Pilates e treinamento de flexores cervicais profundos.
- Relação entre a anteriorização da cabeça, dor muscular e tempo de uso do computador e celular(2018) Dalla Pasqua, Tayse Perin; Comerlato, TatianaA dor cervical é normalmente associada a manutenção de posturas impróprias e é o sintoma mais comum das disfunções cervicais. Este fator já pode ser observado na população jovem com maior frequência e segundo autores, em alguns casos é causado pelo uso excessivo de celular e computador levando a danos para o corpo humano. Desta forma o objetivo do presente estudo foi de verificar se há relação entre a anteriorização da cabeça, dor muscular na região cervical e tempo de uso do computador e celular. O grupo foi composto por jovens na faixa etária de 14 a 18 anos que se dispuseram a participar do estudo, observou-se dados sociodemográficos, fatores relacionados a dor cervical, tempo de uso diário do celular e computador e a análise da postura craniocervical por meio do programa SAPO. A presente amostra foi composta por 45 jovens sendo o sexo feminino com destaque apresentando 69% da população em estudo, nenhum dos estudantes que se dispuseram a participar do estudo apresentavam algum tipo de alteração ou trauma na região da cervical. A maioria dos jovens relataram sentir algum tipo de desconforto em algum momento do dia, a média da dor apresentada em toda a população do estudo foi de 2,3. Todos os indivíduos da amostra apresentaram anteriorização da cervical. O presente estudo não mostrou associação estatisticamente significativa com a anteriorização da cabeça e a intensidade de dor muscular em jovens que fazem uso do computador e celular. Sugere-se que deve assim ser realizado estudos levando em consideração o indivíduo de maneira global.
- Tratamento conservador em lesões de ligamento cruzado posterior: revisão bibliográfica(2018) De Togni, Adenite; Guedes, Janesca MansurO tratamento ideal das lesões de ligamento cruzado posterior (LCP) ainda está sendo estudado e discutido. As intervenções estendem-se de procedimentos não operacionais (conservadores) até a reconstrução do LCP, de acordo com o grau da lesão. O tratamento conservador vem sendo utilizado em lesões isoladas de LCP e têm produzido resultados favoráveis. Na fisioterapia os exercícios vão desde a mobilização passiva até exercícios de agachamento Este estudo trata-se de revisão narrativa da literatura e tem como objetivo trazer o que há de evidência no tratamento conservador de lesões de LCP. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME), National Library of Medicine (PubMed) e PEDro (base de dados de evidências em fisioterapia). Os artigos foram obtidos por meio das seguintes palavras-chave: “posterior cruciate ligament”, physical therapy modalities”, conservative treatment e “knee injuries” sob o descritor booleano “and”. A busca de referências se limitou a artigos publicados nos últimos 10 anos (2007 a 2017), escritos em qualquer língua. Dos 495 artigos encontrados, somente 83 preencheram os critérios de inclusão. Destes, restaram somente 4 que preencheram todos os critérios de inclusão e chegaram no desfecho pretendido. Todos os artigos tratavam-se de revisões de literatura, um artigo era escrito em alemão e os outros 3 em inglês. Lesões isoladas de LCP são tratadas de forma conservadora e lesões crônicas ou combinadas são tratadas de forma cirúrgica. A reabilitação é progressiva indo de exercícios passivos até exercícios de cadeia cinética fechada. O paciente será liberado para as atividades esportivas dentre 3 à 6 meses de tratamento, variando conforme a atividade. Conclui-se que lesões isoladas de ligamento cruzado posterior geralmente são bem toleradas com um tratamento conservador e os resultados são favoráveis, utilizando a imobilização e a fisioterapia como forma de tratamento.