Engenharias e Ciência da Computação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/47

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 92
  • Imagem de Miniatura
    Gerenciador de tarefas inteligente
    (2023) Barro, Bernardo Cenci; Madalozzo, Guilherme Afonso
    O "Gerenciador de Tarefas Inteligente" é um aplicativo móvel projetado especificamente para melhorar a produtividade e eficiência no gerenciamento de tarefas pessoais e profissionais. Este aplicativo se destaca pela integração de tecnologias avançadas de inteligência artificial e reconhecimento de voz, proporcionando uma experiência de usuário única e intuitiva. Com uma assistente virtual incorporada, o aplicativo permite aos usuários gerenciar suas tarefas de maneira eficaz, oferecendo funcionalidades como criação, edição, visualização e exclusão de tarefas, além de um calendário integrado para o acompanhamento de prazos e eventos. O desenvolvimento do aplicativo envolveu um processo meticuloso de estudo, prototipagem, desenvolvimento e análise de resultados, com ênfase na aplicação de conceitos de assistentes virtuais e APIs de reconhecimento de voz. O objetivo principal é fornecer uma ferramenta prática e inovadora que contribua significativamente para o aumento da produtividade e eficiência dos usuários, tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais.
  • Imagem de Miniatura
    PsyCare: plataforma de terapia online
    (2023) Rocha, Kauan Matos da; Seminotti, Malomar Alex
    O presente trabalho, denominado PsyCare, propõe-se a desenvolver uma plataforma web de acompanhamento psicológico, auxiliando tanto o paciente quanto o profissional durante a maior parte do processo da terapia, uma vez que a pandemia SARS-CoV-2 trouxe mudanças repentinas e praticamente permanentes na rotina e nas relações sociais, resultando em notória intensificação de interesse público em assuntos pautados e direcionados à saúde mental. Esse aumento reflete-se diretamente em um crescimento perceptível do mercado de psicologia, que devido aos impactos causados pela pandemia, também passou a apresentar uma aguda tendência de integrar-se tecnologicamente. Em relação a implementação, utilizou PostgreSQL no gerenciamento do banco de dados, integrado com NestJS para o desenvolvimento da API back-end e ReactJS para implementar as interfaces front-end. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar um sistema acessível e eficaz que auxilia, organiza e centraliza o processo de acompanhamento terapêutico.
  • Imagem de Miniatura
    Desenvolvimento de um sistema integrado a smartwatches para acompanhamento de usuários com práticas esportivas
    (2023) Follador, Igor Dallazen; Seminotti, Malomar Alex
    Este trabalho trata-se do desenvolvimento de um sistema integrado a smartwatches para o acompanhamento e avaliação de pessoas que possuem práticas esportivas. O objetivo é possibilitar o compartilhamento de dados de saúde entre usuários e profissionais. Os smartwatches, equipados com sensores, coletam informações constantemente, permitindo um acompanhamento mais preciso e individualizado. A aplicação fornecerá relatórios aos profissionais de saúde com informações relevantes para a prescrição de treinos e planos alimentares mais eficazes. A utilização de tecnologias wearable em conjunto com a aplicações web tem o potencial de melhorar o cuidado com pacientes, especialmente aqueles com histórico familiar de doenças cardíacas, fumantes e obesos.
  • Imagem de Miniatura
    Treinamento de rede neural com YOLOV8 para reconhecimento de placas de trânsito
    (2023) Kolassa, Caroline Paula; Tortelli, Daniel Menin
    Com o crescimento constante da frota de veículos em todo o mundo, a segurança no trânsito tem se tornado uma preocupação cada vez mais recorrente. Dentre as causas de acidentes nesse meio, destaca-se a falta de atenção dos motoristas às sinalizações nas vias públicas, que podem levar a graves acidentes. Neste contexto, o presente trabalho propõe-se a treinar uma rede neural com o algoritmo de detecção de objetos YOLO na versão 8 para identificação de 15 placas de regulamentação e 2 de advertência. Para a rotulagem das imagens foi utilizado o framework Roboflow e para o treinamento do modelo a linguagem de programação Python. O treinamento e estudo realizado acerca do tema contribuiu para o crescimento do conhecimento da área que é tão importante para o desenvolvimento de tecnologias que podem salvar vidas no meio viário. A precisão média da rede treinada alcançou 69,9%, o mAP atingiu 65,3%, e o Recall ficou em 58,8%, cumprindo o objetivo de identificação proposto.
  • Imagem de Miniatura
    Atualização do sistema de proteção de um transformador de alta tensão de 138kV/44kV
    (2023) Vieira, Vagner Bagnara; Bordignon, Sérgio
    Este trabalho tem o objetivo de realizar a atualização das proteções intrínsecas e externas de um transformador de alta tensão, 138kV/44kV. Primeiramente conceitua-se a partir das bibliografias estudadas, a filosofia utilizada em sistemas de proteção e os equipamentos utilizados na sua configuração, com ênfase em proteção de transformadores. O contexto do trabalho parte das proteções existentes, que já estão obsoletas, e projeta a mudança delas por um sistema novo e mais tecnológico com relé digital que tem capacidade de processar muitas funções em paralelo, incrementando o sistema de proteção do transformador. O estudo demonstra as diversas funções de proteção a ser utilizada no projeto, passando pelas proteções externas e intrínsecas do transformador, demonstrando a sua importância dentro do contexto da aplicação. Também está presente a forma de cálculo das principais proteções e os métodos de testes a ser utilizado. A substituição de relés obsoletos por um relé com tecnologia de ponta, traz um enorme ganho e maior confiabilidade para o sistema de potência. A realização de testes em bancada é uma ferramenta que auxilia na descoberta de possíveis falhas que em testes reais, na futura instalação em campo, já estão superadas. Para os testes foi utilizado protocolo da norma IEC-61850, criando uma rede ethernet com a conexão dos equipamentos de teste e relé. Obteve-se resultados satisfatórios para os testes em bancada dando uma ótima prévia dos futuros testem em campo, que poderão sugerir alterações necessárias.
  • Imagem de Miniatura
    Estudo e desenvolvimento da automação do sistema de climatização de um aviário
    (2023) Zortea, Tiago André; Peres, Fernando Luís Tartari
    Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento da automação da climatização de um aviário. Para contextualizar o tema proposto foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o histórico de sistemas já existentes, automação, bem como os dispositivos utilizados. O projeto tem como objetivo o controle dos ventiladores, exaustores e bomba de aspersão de forma automática, conforme temperatura e umidade do ar desejada. Para tanto, realizou-se um estudo do funcionamento do sistema atual e dos principais problemas apresentados no processo de climatização do ambiente. A partir dessa situação, propõe-se um projeto de automação do sistema. O projeto de automação tem como principal dispositivo, o controlador lógico programável WEG CLIC 02 12HR-D, onde é realizada a programação da lógica da automação em linguagem Ladder. Por fim, foram apresentados os resultados das simulações em ambiente computacional e implantado no Aviário. Os resultados com a automação demostraram eficiência, melhoraram o bem estar das aves e como consequência ouve um aumento na produtividade da granja.
  • Imagem de Miniatura
    Veículo de superfície não tripulado para coleta de resíduos sólidos flutuantes em água doce
    (2023) Lermen, Nicolas da Cunha; Stankiewicz, Adilson Luís
    O presente trabalho tem como objetivo o estudo e fabricação de um veículo de superfície não tripulado para coleta de resíduos sólidos flutuantes em água doce, de baixo custo, visando difundir essa tecnologia e auxiliar no combate à poluição hídrica no país. A poluição dos corpos hídricos é um assunto que preocupa o planeta a décadas e vem se tornando ainda mais evidente nos tempos atuais, por isso, é necessário investir em medidas que possam mitigar tais problemas. O presente estudo se baseou em modelos de USVs (Unmanned Surface Vehicle / em português veículo de superfície não-tripulado) existentes e sensores capazes de mensurar as grandezas necessárias e ainda ter um baixo custo. Com base na bibliografia se adotou a tecnologia de comunicação LoRa que permite ao operador controlar o veículo a distância além de possuir resistência a interferências. Os sensores utilizados no protótipo são o DHT22 e o ST100, responsáveis pela leitura de temperatura, umidade e turbidez do líquido, os equipamentos são gerenciados pelo microcontrolador Heltec ESP WiFi LoRa 32 V2, também responsável pela comunicação entre os dispositivos. Após os testes individuais de bancada foi dado início a construção das placas de circuito e modelagem da estrutura 3D que posteriormente foi enviada a uma empresa especializada onde foi fabricada. Com o protótipo construído se deu início a bateria de testes finais onde foi possível validar a eficácia dos sensores e a sua faixa de precisão. De modo geral o USV se comportou satisfatoriamente, a dirigibilidade foi eficiente e os sensores apresentaram um erro relativo de no máximo 7%. Durante os testes também foram avaliadas as possibilidades de construir a estrutura do veículo utilizando o próprio material coletado durante a operação, fato que se comprovou possível e de realização rápida dependendo da utilização do operador. Ao final, mesmo com espaço para melhorias tais como sensores de maior precisão, o estudo pode comprovar a viabilidade do desenvolvimento e construção de um veículo de superfície não tripulado para coleta de resíduos sólidos flutuantes, mantendo o baixo custo e fazendo com que o produto seja acessível a uma ampla gama de consumidores.
  • Imagem de Miniatura
    Sistema de automação aplicada em esteira transportadora no contexto da indústria 4.0
    (2023) Pascuetti, Mateus; Baratieri, Cássio Luciano
    Este trabalho apresenta a simulação da automação de uma esteira em uma linha de produção de um setor fabril no contexto de Indústria 4.0. Para a contextualização do tema proposto é apresentada uma revisão de literatura sobre os controladores lógico programáveis, aplicativo móvel, Indústria 4.0, programação Ladder e Internet das Coisas, para fins de automação industrial. Para a automação inteligente, adotou-se o controlador lógico programável PLC300 conectado a um inversor de frequência e um microcontrolador ESP32, por intermédio de um barramento RS485. Para proceder à comunicação de dados, adotou-se o protocolo Modbus- RTU. Paralelamente, foi desenvolvido um aplicativo móvel para Android na plataforma MIT App Inventor, o qual integra o sistema de automação para controlar a velocidade da esteira em três níveis. Por fim, os resultados obtidos ao final do trabalho se mostraram satisfatórios, visto que, após os testes que foram feitos com botoeiras e lâmpadas para simular o inversor, tornou- se possível implementar a comunicação entre o aplicativo, o ESP32 e o PLC300 resultando na possibilidade de controle de velocidade do motor.
  • Imagem de Miniatura
    Sistema de irrigação autônomo utilizando ESP32
    (2023) Almeida, Gabriel Kalinoski de; Stankiewicz, Adilson Luís
    Existe um constante e crescente interesse por produtos automatizados e sustentáveis, que visam facilitar os processos de irrigação, e que reduzam consideravelmente o consumo de energia e água, visto que a questão ambiental é um dos temas mais discutidos em fóruns e reuniões globais. Os sistemas de irrigação automática desempenham um papel fundamental nesse contexto, permitindo a aplicação precisa da quantidade adequada de água no momento certo, desta forma, otimizam o tempo e eliminam a preocupação com a irrigação do solo. Desenvolver um sistema remoto auto suficiente, no qual utiliza a água coletada da chuva, capaz de monitorar a umidade do solo em mais de um ponto, com isso fazendo a média de umidade do solo, para assim poder fazer a irrigação quando houver necessidade e sem precisar de intervenção humana para funcionar. O sistema será construído com um microcontrolador ESP32, sensores de umidade de solo, placa fotovoltaica para carregamento das baterias, bomba para irrigação, relé para acionamento da bomba, um circuito de carregamento e um sensor para monitorar o nível do reservatório de água. Com o uso das tecnologias estudadas, foi possível desenvolver um protótipo digital, com o intuito de verificar o funcionamento do sistema que será construído. O projeto consiste em um microcontrolador ESP32, sensores de umidade de solo, placa fotovoltaica para carregamento das baterias através da energia solar, bomba para irrigação, relé para acionamento da bomba, um circuito de carregamento e um sensor para monitorar o nível do reservatório de água. Com o uso das tecnologias estudadas, foi possível desenvolver um protótipo digital, com o intuito de verificar o funcionamento do sistema que será construído. Após implementado em campo, verificou que o projeto atendeu a proposta estipulada, conseguindo irrigar o solo com eficiência.
  • Imagem de Miniatura
    Processamento de energia de máquinas síncronas de ímãs permanentes usando frenagem regenerativa
    (2023) Ribas, Gabriel Henrique Rosset; Baratieri, Cássio Luciano
    Este trabalho apresenta um método de acionamento e controle do fluxo de potência de uma máquina de ímãs permanentes com frenagem regenerativa de um motor Brushless DC. Para contextualizar o tema proposto, foi realizada uma revisão de literatura sobre os conversores CC-CC e o funcionamento e características da máquina elétrica utilizada, bem como seu princípio de acionamento e diferentes métodos de aplicar a frenagem regenerativa. Após proceder a inverstigação, definiu-se adotar o conversor Buck/Boost Bidirecional, o métodos de acionamento six-step utilizando sensores de efeito hall e os métodos de frenagem elétrica single-swtich, two-switch, three-switch e plugging. Para realizar o trabalho, a validação computacional foi conduzida utilizando o software PSIM® e avaliou-se tanto o conversor escolhido qunto os métodos de frenagem elétrica. Além disso, testes experimentais foram realizados em bancada para verificar a operação elementar do BLDCM, sendo acionado um motor de 350W por um microcontrolador de baixo custo, ESP32 e um inversor FSBB30CH60C. A partir dos resultados computacionais, verificou-se que o conversor CC-CC atua corretamente para fornecer e receber energia do sistema independente do método de frenagem utilizado e que para método de frenagem, o torque de frenagem varia, bem como sua energia regenerada. Por fim, os resultados experimentais evidenciaram que o ESP32 pode ser adotado plenamente no acionamento do motor Brushless DC.