Engenharias e Ciência da Computação
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- Projeto e implementação de um conversor SEPIC Bridgeless aplicado ao carregamento de baterias de carros elétricos(2020) Serrano, Lucas; Baratieri, Cássio Luciano; Balbino, Anderson JoséCarros Elétricos apresentamumpapel promissor na sociedade moderna, uma vez que configuramse como uma alternativa sustentável para a mitigação dos índices de poluição atmosféricos e sonoros. Em virtude disso, estudos aplicados à análise dos sistemas de processamento de energia dos carros elétricos são de suma importância, em especial ao carregamento das baterias. Por esse motivo, o presente trabalho almeja analisar, simular e implementar na prática um conversor SEPIC Bridgeless operando em Modo de Condução Descontínuo (MCD) aplicado ao carregamento de baterias para uso em carros elétricos. A escolha da topologia Bridgeless foi devido à redução de perdas térmicas e internas do conversor, pois a quantidade de dispositivos semicondutores no caminho de corrente é menor. O MCD, por sua vez, foi selecionado devido ao fato de ser necessário realizar apenas o controle da tensão e corrente de saída do conversor SEPIC Bridgeless, sendo que o alto fator de potência é naturalmente obtido sem o controle da corrente de entrada. Então, iniciou-se a análise das correntes e tensões nos componentes do conversor. Em seguida, elaborou-se o projeto do circuito de potência em conjunto com o de controle do conversor. Ademais, buscou-se analisar um modelo matemático de bateria do tipo chumbo-ácido a fim de conectá-la ao conversor para validação completa do sistema. Os resultados apresentados nos testes em bancada convergem com os resultados de simulação do conversor, sendo que foi possível se obter um fator de potência de 0,98 na entrada do conversor experimentalmente. Com relação a utilização da bateria, foram obtidos resultados de simulação para o carregamento da bateria em corrente constante até atingir sua tensão nominal, para depois ser mantida em sua tensão de manutenção.