Engenharias e Ciência da Computação

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    Avaliação da aplicabilidade de containers em um sistema distribuído de julgamento de códigos
    (2019) Dagostini, Jessica Imlau; Tonin, Neilor Avelino; Bez, Jean Luca
    A tecnologia de containers vem sendo cada vez mais utilizada para diversas aplicações. Suas facilidades e benefícios têm tornado esta ferramenta uma alternativa para promover maior tolerância às falhas e à portabilidade de sistemas mais complexos. Containers provêm maior isolamento de recursos, de forma mais leve do que máquinas virtuais e permitem que seja possível recriar as mesmas configurações de sistema em qualquer máquina, de forma ágil e simples. Com isso, o presente trabalho visa aplicar e avaliar o uso de containers no processo de execução de códigos julgados pelo sistema de julgamento do URI Online Judge. Este sistema de julgamento avalia, em tempo real, códigos-fonte que visam resolver alguns problemas propostos. Neste trabalho serão testados desempenhos e possíveis overheads deste sistema, organizado em containers, em relação ao tempo de execução dos códigos submetidos e tempo total para julgamento dos códigos. Junto aos testes, também serão observados o tempo da criação e remoção dos ambientes virtuais, a fim de estimar o impacto das execuções no tempo total de execução do sistema todo. Ademais, investigar-se-á possíveis limitações de memória e alocação, segurança e isolamento dos mesmos e facilidades de manutenção (que inclui atualização e instalação de novas linguagens). Ao final, pretende-se concluir se tal adição será de fato adequada ao sistema em questão.
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    Bus Finder: aplicativo móvel para rastreamento de veículos de transporte escolar
    (2019) Sartori, Elias; Madalozzo, Guilherme Afonso
    Rastreamento veicular através de geolocalização já é algo muito difundido em vários segmentos como: monitoramento de cargas, frotas de táxi, carros fortes e em diversas outras situações. Visto isso, é possível perceber que a área de transportes escolares ainda foi pouco explorada com esta finalidade, com foco na cidade de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Levando em consideração estes fatores e, aliado a isso o crescimento exponencial dos sistemas embarcados e dos aplicativos móveis, o presente trabalho desenvolve um aplicativo móvel para realizar o rastreamento de veículos que realizam transporte escolar. Este aplicativo, tem como principais funcionalidades: rastrear em tempo real a posição do veículo em questão e a distância de trajeto a ser percorrido em relação ao usuário. A ferramenta utilizada para o desenvolvimento do aplicativo foi JavaScript com React Native, recebendo dados de uma API em Ruby, com Ruby on Rails. Para obter os dados de geolocalização, foi utilizado uma placa arduino, com módulo GSM/GPRS.
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    Smart Sign: plataforma de contratos digitais utilizando smart contracts da blockchain
    (2019) Ambrosi, Cristian José; Groth, Gerson
    Contratos são instrumentos fundamentais para formalizar fechamentos de negócios ou prestações de serviços, proporcionando segurança e confiabilidade às partes interessadas. Entretanto, o baixo desempenho burocrático e eventualmente o alto custo, dificultam a sua realização, tornando o processo desgastante e exacerbado. Neste contexto, o trabalho em questão tem por objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que automatize a criação de contratos digitais na blockchain Ethereum, utilizando a tecnologia de smart contracts ou “contratos inteligentes”. Para tal, foi desenvolvido um serviço na linguagem de programação Solidity, responsável pela programação dos smart contracts. Posteriormente, foi desenvolvida a ferramenta de comunicação com este serviço, utilizando a linguagem de programação JavaScript e a biblioteca ReactJS, possibilitando a criação de contratos digitais na blockchain. Ao final deste trabalho, foi possível apresentar uma ferramenta simples, capaz de automatizar a criação de contratos em uma rede descentralizada.
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    Frangose: uma experiência digital no gerenciamento de lotes avícolas
    (2019) Nodari, Cassiane; Seminotti, Malomar Alex
    A tecnologia digital vem sendo a resposta para os grandes desafios atuais do agronegócio, trazendo soluções inovadoras e agregando bons resultados, facilitando e tornando mais eficientes a execução de tarefas na rotina diária do produtor. A conjunção atual das tecnologias digitais vem redefinindo a forma de fazer negócios, interagir e agregar valor. Um fator propulsor destas redefinições é a conexão móvel, por meio da qual tudo pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer momento através de dispositivos móveis. O setor do agronegócio é estratégico para a economia brasileira, uma vez que representa pouco mais de 20% do PIB nacional, e por entender a importância do gerenciamento dos lotes avícolas para este setor, definiu-se como objetivo deste trabalho o desenvolvimento de um aplicativo móvel, nomeado Frangose, capaz de gerir e planejar a produção de lotes de frangos de corte. As tecnologias utilizadas possuem conceitos modernos no desenvolvimento de aplicações móveis, sendo Ionic Framework a principal, integrada com uma aplicação NodeJS e o banco de dados MongoDB.
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    Controle digital de posição com redução de ordem da planta aplicado a uma cúpula de observatório astronômico
    (2019) Bampi, Suélen; Baratieri, Cássio Luciano
    Este trabalho propõe a aplicação de um método de controle digital de posição em um Motor de Corrente Contínua de Ímãs Permanentes com escovas (MCCIP), aplicado a uma cúpula de observatório astronômico, utilizando controlador clássico de tempo discreto. Uma revisão de literatura sobre servomecanismos, desde os seus componentes básicos até o sistema de controle é apresentada, visando contextualizar o tema proposto. Em seguida são descritos os procedimentos metodológicos que incluem a modelagem matemática do MCCIP, processo de redução de ordem do sistema, projeto de controle para este sistema e acionamento elétrico do motor. O controlador foi projetado por meio do método de sintonização por Lugar Geométrico das Raízes (LGR), utilizando como ferramenta de projeto o sisotool do software MATLAB®. A validação do modelo matemático e a simulação computacional do controlador foi realizada no software PSIM®. Enquanto que o acionamento preliminar do MCCIP, foi efetuado no software PROTEUS®. Por fim, são apresentados os valores paramétricos obtidos em ensaios, os resultados de simulação das malhas de controle para rastreabilidade de posição e o comportamento do controlador no protótipo desenvolvido. Como resultado final, o controlador se mostrou adequadamente projetado, mesmo com o atuador apresentando problemas de limitação mínima no esforço do controlador devido à queda de tensão nas escovas.
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    Estudo de um sistema de processamento de energia baseado em conversores estáticos CC/CC
    (2019) Kistemacher, Ricardo André; Baratieri, Cássio Luciano; Stankiewicz, Adilson Luís
    Este trabalho apresenta o projeto de um sistema de processamento de energia aplicado a um processo ininterrupto de energia. O sistema é constituído por dois conversores atuando de forma independente. O primeiro, sendo composto por um conversor CC-CC Buck, que processa a energia de entrada do sistema. Osegundo é composto por um conversor Buck-Boost bidirecional, responsável pela transferência e continuidade da energia, proporcionando a bidirecionalidade entre o barramento CC e os bancos de baterias. Para contextualizar a proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica de sistemas com funcionamento similar, buscando conhecimentos nos processos de conversão de energia. Na metodologia, projetou-se um conversor CC-CC Buck, sendo avaliadas as suas formas de ondas, equacionamentos e o projeto dos elementos magnéticos. Além disso, projetou-se um conversor Buck-Boost bidirecional com os mesmos critérios estabelecidos anteriormente. Ademais, foi realizada a proposta de um arranjo para a proteção de entrada, protegendo de sobrecargas e curto circuito, bem como a análise de viabilidade econômica. As validações dos projetos foram conduzidas no software PSIM. Por fim, foram apresentados e discutidos os resultados dos modos de funcionamento e da coordenação seletiva do fluxo de energia na ocorrência de falhas e perturbações no sistema, demonstrando a sua efetividade e qualidade de cada estágio de energia.
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    Estudo de eficiência energética no setor de injetados em uma empresa de materiais para escritório
    (2019) Zaparoli Junior, Osmar Francismo; Peres, Fernando Luís Tartari
    Com o crescimento da demanda e o investimento em energia elétrica, a busca por sistemas com maior eficiência energética torna-se cada vez mais necessário. Com base nisso, o presente estudo, tem como objetivo, a redução de consumo de energia em um setor de injeção de plásticos. Por meio de revisão bibliográfica, foi elaborado o embasamento necessário para realizar uma auditoria de eficiência energética neste setor. Além disso, foi feito também uma análise sobre componentes de automação e acionamentos aplicados com eletrônica de potência, para tornar possível os projetos de melhoria visando a eficiência do sistema. Para a realização do estudo foi utilizado o analisador de energia RE6000. A coleta dos valores no ponto de maior consumo do setor mostra um desperdício de energia. Ensaios por meio de protótipos com acionamento automatizado e controle de malha aberta alcançaram uma redução de 35% no consumo de energia elétrica.
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    Desenvolvimento de um sistema de controle de tração para veículo elétrico four-wheel
    (2019) Schultz, Martin Daniel; Baratieri, Cássio Luciano
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de controle de tração para veículos elétricos four-wheel utilizando motores BLDC. Para contextualizar o tema, uma revisão de literatura foi realizada, visando encontrar possíveis soluções existentes para o problema proposto. Inicialmente, as modelagens matemáticas do motor e da geometria da direção foram determinadas para permitir o projeto do sistema de controle da velocidade do motor. Em seguida, ensaios experimentais foram conduzidos em laboratório, de modo a determinar os parâmetros do motor Brushless DC, utilizado no protótipo. A plataforma experimental foi projetada e implementada, a fim de que a proposta seja aplicada em ambiente prático. Para a validação do modelo matemático foi utilizado o software PSIM®, enquanto que o projeto do controlador foi conduzido no software MATLAB®. De modo geral, os resultados de simulação validam a modelagem matemática do sistema proposto e demonstram o adequado rastreamento de velocidade em malha fechada. Além disso, os resultados experimentais evidenciaram a adequada rastreabilidade de velocidade, da coordenação dos sistemas de controle e a possibilidade de integração do sistema projetado em um protótipo real, validando os procedimentos metodológicos.
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    Projeto e análise de um conversor CC-CC Buck-Boost com aplicação de método de rastreamento de máxima potência
    (2019) Engel, Lucas; Stankiewicz, Adilson Luís
    Esta monografia se dedica ao estudo e projeto de um conversor estático CC-CC Buck Boost para a aplicação de método de rastreamento de ponto de máxima potência (MPPT) em sistemas de geração fotovoltaica. Estes sistemas utilizam conversores CC-CC para adequar os níveis de tensão e corrente ao solicitado pela carga, sendo necessário para tanto a integração de um dispositivo para aumentar a eficiência do fornecimento de energia pelo painel fotovoltaico. Este recurso é denominado MPPT, que consiste no controle de variação de razão cíclica da chave do conversor, de modo que se atinja o ponto ótimo de operação. Com esse sistema, é possível extrair o máximo de energia do painel, reduzindo os efeitos como variações de irradiação e aumento de temperatura. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se os métodos de rastreamento selecionados para este estudo, o Perturba e Observa, Condutância Incremental e o Temperatura. Na sequência abordou-se os princípios de funcionamento do conversor Buck-Boost, demonstrando suas características elétricas, o equacionamento para dimensionar os componentes do circuito, formas de onda e a simulaçãodo sistema de geração aplicando os métodos selecionados utilizando o software PSIM. Por fim, elaborou-se os protótipos e conectou-se com o módulo KD 140SX para a validação do sistema em bancada, visando encontrar qual dentre eles possui um maior fator de rastreamento do ponto de máxima potência, para que, por fim, haja um aumento na eficiência de geração do sistema fotovoltaico.
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    Análise do impacto da geração distribuída fotovoltaica em redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão sob a óptica do controle de nível de tensão
    (2019) Andrade, Eliana Roratto de; Bordignon, Sérgio
    A partir da Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em abril de 2012, a Geração Distribuída (GD) passou a ter uma importância significativa no mercado de energia elétrica. Os incentivos dados pelo governo e pelo órgão regulador do sistema elétrico brasileiro aos consumidores para gerar sua própria energia, contribuiu para a queda nos custos destas tecnologias, tornando-as assim mais acessíveis. No entanto, a geração distribuída pode apresentar alguns impactos na rede de distribuição de energia elétrica, uma vez que, pode influenciar significativamente no nível de tensão, entre outros quesitos referindo-se à qualidade da energia. Com isso, torna-se essencial a análise dos impactos que a geração distribuída pode vir a ocasionar na rede de distribuição de energia elétrica. A partir desse cenário, o presente trabalho propôs uma análise dos impactos na qualidade do nível de tensão na rede de distribuição de energia elétrica de baixa tensão (BT) levando em consideração um sistema composto por residências, as quais possuem Geração Distribuída Fotovoltaica (GDF) conectadas à rede. Para a realização das análises, simulou-se o fluxo de potência de uma rede típica de BT sem e com a inserção gradativa de GDF, utilizando o software Open Distribution System Simulator (OpenDSS). Os resultados obtidos através das simulações auxiliam para observar os impactos no sistema de distribuição e na qualidade de energia referente ao nível de tensão.