Navegando por Orientador "Sponchiado, Denise Aparecida Martins"
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- A importância do lúdico para a aprendizagem nos anos iniciais(2024) Campagna, Maysa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEssa pesquisa destaca o papel essencial das brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças. O objetivo central é investigar como o lúdico contribui para a aprendizagem nos anos iniciais, abordando seus impactos nos aspectos cognitivos, sociais e emocionais. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisada obras e artigos que evidenciam que o brincar favorece o desenvolvimento de funções como motricidade, linguagem, memória e equilíbrio emocional. Além disso, o faz de conta permite a construção de vínculos e aprendizagens significativas, promovendo uma adaptação confortável ao ambiente escolar. O lúdico é uma ferramenta fundamental para criar um ambiente acolhedor e estimulante, impactando positivamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.
- A ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental.(2024) Petzen, Fernanda Brokop; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsA ludicidade desempenha um papel importante na aprendizagem, pois contribui para que a criança desenvolva múltiplas habilidades. O tema escolhido para a elaboração deste trabalho abordou metodologias lúdicas, caracterizadas pela forma de aprendizagem relacionada à inserção de jogos e brincadeiras no contexto escolar, considerando a ludicidade como elemento fundamental nos anos iniciais do ensino fundamental. Desse modo, o estudo propôs compreender qual a influência da ludicidade no processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tal, buscou identificar os principais benefícios da ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem, refletir sobre os jogos e brincadeiras enquanto promotores de desenvolvimento e apresentar maneiras de como a vivência das brincadeiras poderia auxiliar a aprendizagem e melhorar as práticas do professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e exploratória, objetivando entender o lúdico como uma ferramenta pedagógica e como ele influencia o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, este estudo contribuiu para a reflexão sobre a importância da ludicidade na educação, enfatizando que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. A ludicidade deve ser valorizada e incorporada nas práticas pedagógicas, não apenas como um recurso, mas como um princípio fundamental que orienta o processo de ensino-aprendizagem. Através da implementação de atividades lúdicas, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que não apenas ensina, mas também encanta, motiva e prepara as crianças para os desafios do futuro.
- Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas(2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsEste trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
- Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais(2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.
- O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim-RS(2022) Perka, Maiara Maria; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade compreender a importância do brincar na Educação Infantil, bem como a relevância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Diante das pesquisas bibliográficas percebe se que o brincar na Educação Infantil desempenha um papel importante, desenvolvendo a criatividade, a linguagem e a aprendizagem. Para que o brincar gere aprendizagem ele necessita passar por diferentes estágios, conforme teorizado por Norman, Piaget e Vygotsky. O brincar é importante para todas as crianças, desde o seu nascimento, e está presente na Constituição Federal como um de seus direitos, para tanto, o Estado, a família e a sociedade devem zelar e assegurar o direito de brincar. Diante da pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal de Erechim no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com aportes teóricos de Elinor Goldschmied (2006) e Paulo Fochi (2018), que foram base para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovido de atenção necessária o brincar heurístico fica defasado, ocorrendo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Portanto, o professor deve estar atento em todas as sessões, dessa forma perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto.
- O papel do estudante na construção do conhecimento: um estudo dos planos nacionais de educação e a influência da psicopedagogia(2017) Lira, Daiane; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO artigo, de natureza bibliográfica e documental, se propõe a discutir um tema ainda relativamente periférico nas discussões sobre políticas educacionais: o papel do estudante enquanto sujeito do processo educativo. Não é pretensão analisar se o aluno não estuda ou se é indisciplinado, visto que essas questões foram e são objetos de muitas pesquisas. Pretende-se analisar como as políticas educacionais tratam o estudante enquanto sujeito da construção do conhecimento e a importância da influência psicopedagógica frente o processo de aprender. Para fundamentar essa análise serão analisados os dois Planos Nacionais de Educação (2001-2010 e 2014-2024) aprofundadas duas perspectivas sociológicas francesas distintas, representadas por Pierre Bourdieu e Bernard Charlot, desses autores pretende-se reconstruir dois conceitos: o de capital cultural de Bourdieu e o de relação com o saber de Bernard Charlot. E, para finalizar será discutido algumas reflexões pertinentes ao fazer psicopedagógico, baseadas por Fernándes (2001) e Bossa (2007).
- Psicopedagogia escolar: contribuições da neurociência no processo de aprendizagem(2017) Livinalli, Priscila Bertuzzi; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsA aprendizagem é um dos principais objetivos de toda e qualquer prática pedagógica, a compreensão do que se entende por aprender é fundamental na construção de uma nova proposta de educação, mais aberta e dinâmica, definindo, por consequência, práticas pedagógicas transformadoras. No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos precisam ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permite um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. O desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições, orgânica, emocional, cognitiva e social. Com base nisso, o presente artigo tem por finalidade refletir a importância do psicopedagogo no contexto escolar, bem como, a contribuição de estudos da neurociência frente a este processo de aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico como aporte teórico para contemplar e responder os objetivos do estudo. Acredita-se que o trabalho psicopedagógico quando encontra consonância e parcerias na escola, pode promover efeitos muito positivos para a minimização das dificuldades que emergem no contexto escolar, apesar de representar um constante desafio, pois requer o envolvimento de toda a equipe, e um desejo permanente de mudanças, para que as transformações, de fato, ocorram. A compreensão da neurociência nesse processo também é um fator determinante, pois, nos auxilia no entendimento de como o aluno aprende, bem como, os fatores que podem intervir contribuindo significativamente para uma aprendizagem consolidada e não apenas memorizada.