Navegando por Orientador "Zanardo, Vivian Polachini Skzypek"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Deficiências nutricionais de pacientes submetidos a cirurgia de Bypass Gastrico em Y de Roux(2020) Baldez, Gabriel Belitz; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekNo Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, a obesidade é reconhecida como um problema de saúde pública. Devido a sua magnitude e transcendência, um dos tratamentos que passou a ser disponibilizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi a cirurgia bariátrica. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é realizar uma revisão bibliográfica sobre as deficiências nutricionais apresentadas por pacientes submetidos a cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux, mediante leitura sistemática, com fichamento de cada obra, ressaltando os pontos abordados pelos autores pertinentes ao assunto em questão. Nesta pesquisa foi utilizado o método dedutivo exploratório de caráter científico que revisou as seguintes palavras chaves: bypass gástrico em Y de Roux, alimentação, nutrição, deficiências nutricionais, obesidade. Utilizou-se material das bases de dados PubMed, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Scielo, Revistas e Jornais Científicos Internacionais, com datas entre 2006 e 2020. Neste contexto, os estudos evidenciaram que pacientes submetidos a cirurgia de by-pass gástrico em Y de Roux podem apresentar algumas deficiências como ferro, cálcio, vitamina B12, vitamina B9, vitamina D e Proteína, relacionadas a nutrição devido à baixa ingestão calórica, trânsito digestório reduzido e adaptação pós cirurgia.
- Estimativa de calorias por indivíduos ativos com diferentes composições corporais em uma academia de Erechim-RS(2019) Mazon, Jaine Micheli; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekA obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, é um fenômeno universal, envolve vários aspectos e comportamentos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção sobre estimativa de energia de diferentes preparações e alimentos por indivíduos praticantes de exercício físico e verificar se existe relação desta com excesso de gordura. Para estimar percentual de gordura corporal (%GC) foram aferidas pregas cutâneas e para avaliar a percepção dos indivíduos sobre preparações foram disponibilizados pratos e alimentos juntamente com questionário para respostas. Foram avaliados 91 indivíduos, n=49 (53,8 %) do sexo feminino e n=42 (46,2 %) do masculino, com idade média de 34,2 anos ( 11,6). As médias de %GC classificaram-se como ‘acima da média’ e ‘elevada’ para homens e mulheres (20,9% 5,8% e 32,3% 5,2%, respectivamente). Observou-se elevada prevalência de excesso de % GC em ambos os sexos (94% das mulheres e 83,3% dos homens). Observouse que existe uma distorção dos indivíduos, que em sua maioria, superestima o número de calorias. Porém, verificou-se que a estimativa de calorias não teve relação significativa com o % GC. Enfatiza-se que, apesar de perceberem os alimentos como muito calóricos, os participantes ainda apresentavam % GC excessiva. Fica evidente, portanto, a necessidade de educação nutricional e mudança de hábitos, principalmente relacionados à alimentação.
- Modulação nutricional no envelhecimento cutâneo: uma revisão(2017) Grzybowski, Valeska; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekO objetivo deste estudo foi identificar os nutrientes que podem ser utilizados na modulação do envelhecimento cutâneo. Este estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica de artigos de originais ou de revisão, escritos em português e em inglês, publicados entre os anos de 2008 e 2017 pesquisados nas bases de dados Scielo, PubMed, Google Acadêmico e LILACS. O artigo aborda os aspectos estruturais da derme e os efeitos do envelhecimento na pele, discorrendo sobre as várias formas de modular a expressão do envelhecimento e seus sinais clínicos, através do uso oral de alimentos e/ou nutrientes protetores. Para que os constituintes da dieta atinjam de forma efetiva os nutrientes na região inferior da pele, e forneçam fotoproteção sistêmica, é necessário que eles tenham algumas das seguintes funções: evitar absorção da luz ultravioleta da pele, proteger as moléculas alvo eliminando radicais livres, induzir sistemas de reparo celular e suprimir a inflamação ocasionada por respostas aos danos causados. Utilizando dietas de suplementação ou eliminação, a área de nutrição despertou interesse para ajudar na prevenção do aparecimento dos sinais de envelhecimento, reduzir a gravidade destes sinais e evitar a recorrência. Uma boa estratégia é adequar as quantidades de antioxidantes da dieta, através do consumo regular de alimentos fontes como os polifenois, ácidos graxos ômega-3, coenzima Q10, vitaminas e minerais provenientes de frutas, legumes e verduras. Conforme apresentado nesta revisão, sugere-se suplementação para adequar as necessidades visando atingir melhora nos parâmetros clínico e estético.
- Nutrição na prevenção do Fibro Edema Gelóide - celulite(2017) Santolin, Caren; Zanardo, Vivian Polachini SkzypekA nutrição estética vem sendo cada vez mais aplicada pensando-se não apenas em dietas para perda de peso, mas também procurando o controle de alguns problemas causados pelo excesso de gordura corporal. O Fibro Edema Gelóide, popular celulite é um dos problemas causados pelo aumento da gordura corporal e pode ser controlado com dietas adequadas para tal. Dessa forma muitos estudos já foram realizados avaliando estas dietas, e relacionando a eficiência na perda de peso com o controle do problema considerado um vilão principalmente das mulheres. O objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão bibliográfica a eficiência de diferentes dietas alimentares no controle do fibro edema gelóide, a celulite, identificando as evidências científicas de acordo com estudos já realizados. Para tanto foi utilizado o método indutivo, onde se utilizou bandos de dados como Scielo, PubMed, Lilacs, de 2010 a 2017. Estudos apresentam que dietas com redução de calorias, carboidratos, maior ingestão de proteínas e alguns alimentos como guaraná e café, podem melhorar o Fibro Edema Gelóide.