Navegando por Assunto "Arquitetura e Urbanismo"
Agora exibindo 1 - 20 de 89
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Área integrada de segurança pública para a cidade de Barão de Cotegipe-RS(2021) Balestrin, Helen; Roesler, SaraA segurança pública de qualidade tem se tornado um desafio para toda a sociedade. Assim, é necessário que sejam pensados ambientes agradáveis e humanizados para que esse tipo de serviço seja desenvolvido com maior aptidão. Ambientes humanizados e que permitam boas percepções ambientais refletem diretamente na qualidade de vida dos seus usuários. Sabendo que o maior índice de ocorrências policiais em Barão de Cotegipe/RS são de violência contra mulheres, fica evidente e necessidade de espaços adequados para o atendimento dessa necessidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é buscar embasamento para desenvolver um anteprojeto arquitetônico de uma área integrada de segurança pública no Município de Barão de Cotegipe/RS, a partir da construção de uma edificação nova e da requalificação de uma edificação existente. O projeto em questão buscar atender as tantas necessidades encontradas atualmente nesses prédios públicos, por meio de uma arquitetura sustentável, acessível e humana. A metodologia do trabalho envolve pesquisa bibliográfica sobre o tema, pesquisa de campo, com levantamento e análise da área escolhida e seu contexto, e também estudos de caso, com descrição e análise de projetos referenciais . Os resultados da pesquisa evidenciam que a qualidade das edificações e seus ambientes relacionados a segurança pública, melhoram a qualidade doserviço ofertado e do dia-a-dia de seus trabalhadores. Além de, aproximarem a comunidade para que acessem e usufruam de forma adequada os seus serviços.
- Arquitetura educacional: Escola Técnica Municipal Alba Albarello - Erechim-RS(2021) Catarina, Julian Lucas Santa; Santos, Darllan Fabiani da SilvaJustificativa: Tendo conhecimento de que a população brasileira, em geral, apresenta baixos níveis de escolaridade, surge a premência de propor uma escola técnica na cidade de Erechim/RS que tenha seus ambientes mais elaborados para cada tipo de curso que irá ser proposto, que seja sustentável, segura, e confortável, e também que seja mais abrangente do que as que já existem na cidade, e de maior capacidade com relação a números de alunos, justamente para atender a essa grande demanda que vem surgindo cada vez mais, por conta do número de desempregados, ja que as salas onde acontecerão os cursos serão abertas também para a comunidade.
- Arquitetura para delegacias: uma proposta de potencialidade para o meio policial(2021) Lima, Roberta Aparecida Theodoro de; Michel, Jessica AndradeObjetivos: Desenvolver um anteprojeto arquitetônico de reforma e ampliação em edificação preexistente a qual funcionava como CEJA (Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos), onde será implantado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Erechim (D.P.P.A.). Além de uma nova construção para a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento ás Mulheres (D.E.A.M.) assim como da Delegacia de Polícia Regional do Interior, conforme demanda atual da polícia, no município de Erechim – RS.
- ASPEN Mall Center(2023) Vargas, Lucas Fiori; Aver, Ivana Karine
- Biblioteca parque: memória, cultura e identidade(2019) Daniel, Adriana Paula; Bula, Natalia NakadomariAs bibliotecas são reconhecidas como instituições que assumem papel social de fundamental importância desde a antiguidade. O fato é, que com o passar do tempo as mesmas foram perdendo o prestígio diante dos novos desafios da sociedade informacional. Na contemporaneidade, não cabe mais à biblioteca o papel de mero ''depósito de livros'', visto que vivemos uma realidade na qual a informação está em todo lugar, sendo facilitada inclusive pelo surgimento das mídias digitais. Sendo assim, percebe-se cada vez mais a necessidade de reinventá-las a fim de acompanhar as transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas pelas quais a sociedade vem passando. A metodologia utilizada nesta pesquisa, consistiu em entrevista realizada com os funcionários e frequentadores da Biblioteca Pública Municipal de Erechim, além de ampla pesquisa com base em referenciais teóricos que tratam sobre o tema. Diante disso, a revisão da literatura, do trabalho discute a atuação das bibliotecas públicas como um espaço de diálogo e exercício da cidadania, configurando principalmente um espaço de acesso à cultura, lazer e literatura. Apresentar para Erechim uma proposta arquitetônica de um equipamento cultural democrático, inserido no núcleo urbano, capaz de tornar a Biblioteca Parque um local vivo, com espaços de convivência e leitura, múltiplas atividades culturais e de lazer, estão entre as principais premissas do projeto aqui apresentado.
- Cabins Pousada: um local para descanso, lazer e ecoturismo na cidade de Erechim-RS(2021) Zaleski, Tauana Sara; Pavan, KellyJustificativa: O contato com a natureza promove uma melhoria satisfatória na saúde e na qualidade de vida, segundo João, Mattos e Irving (2015), pois além de exercer a função de promover o fornecimento de serviços essenciais a nossa sobrevivência gera um fluxo de bem-estar, auxiliando no equilíbrio emocional dos indivíduos. Os meios de hospedagem estão identificando que além de ser um bom negócio, utilizar a água, a energia e outros recursos de maneira consciente, é uma responsabilidade social. SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
- Centro automobilístico Ayrton Senna(2022) Treichel, Guilherme Moura; Santos, Darllan Fabiani da Silva
- Centro clínico de amparo e adoção para animais domésticos abandonados ASAPAN: olhos que falam(2019) Boldrini, Brunna Lunardi; Pavan, KellyOs animais domesticados são seres vulneráveis devido às circunstâncias onde estão inseridos atualmente, uma vez que os centros urbanos não representam seus habitats naturais. Ainda, muitos animais (especialmente cães e gatos) são abandonados por seus donos, aumentando assim as situações de risco, saúde pública e danos ao meio ambiente. A preocupação com o bem-estar dos animais é onipresente no âmbito global (World Animal Protection e ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais, por exemplo), denunciando casos de maus-tratos, atuando em resgates e promovendo a adoção de animais. Diante disso, muitos setores deveriam contribuir para o bem-estar dos animais. No entanto, é o setor da arquitetura que necessita planejar espaços funcionais para a recuperação dos animais, seu conforto, saúde e qualidade de vida. O presente trabalho aborda pesquisas e estudos necessários para a realização de um anteprojeto arquitetônico que irá apoiar no processo de trabalho da Associação Protetora dos Animais - Olhos que Falam, na cidade de Campo Novo, Rio Grande do Sul, que tem como propósito retirar animais domésticos da rua e reestabelecer sua saúde através de tratamentos como vacinação e castração, a fim de recuperá-los para uma futura adoção. A metodologia do trabalho é de caráter descritivo, baseada na análise de dados secundários e interpretados de modo qualitativo. Além disso, todo o trabalho atual que é realizado pela Associação será considerado para posterior continuidade na implantação do novo local. O trabalho será embasado conforme as leis e normas projetuais, para que atenda a todas as necessidades dos animais, através de uma arquitetura hospitaleira, funcional e de qualidade, para que além destes, possa atender da melhor forma aos voluntários e colaboradores da causa.
- Centro Comunitário Presidente Vargas: espaço de apoio para jovens e crianças em vulnerabilidade social(2021) Tochetto, Fernanda; Michel, Jessica AndradeApesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo, ainda não encontrou-se um método para acabar com a vulnerabilidade social, termo utilizado para descrever a falta de oferta de serviços básicos, acesso a equipamentos públicos e até mesmo conhecimento, acontecendo assim uma segregação entre pessoas. Erechim, apesar de ser uma município que não possui um número expressivo de habitantes, ainda vive esta realidade e não muito diferente de outras cidades, as pessoas com menor faixa de renda, vivem as suas margens, dificultando o acesso a área central. Uma maneira de socializar pessoas é a criação de centros comunitários, que também através de atividades educativas e culturais, proporcionam melhoria na educação, renda e qualidade de vida das pessoas, voltado para os jovens e crianças, evitam que eles fiquem expostos a marginalidade e as más companhias e resgatam suas perspectivas de vida. Portanto o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico de um centro comunitário de apoio destinado a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, no município de Erechim/RS. Sua metodologia foi dividida em duas etapas, a primeira como pesquisa teórica, baseada em análise de dados secundários e a segunda prática, com pesquisa descritiva e construtiva, com análise de diretrizes de projeto, referências arquitetônicas, estudo do local e intenções projetuais.
- Centro comunitário professora Maria Ruth Barbosa Cruz: espaço de convivência no município de Paulo Bento-RS(2019) Scanagatta, Carine Fátima; Rocha, Vanessa Tibola daAtualmente as relações e convivências humanas estão cada vez menos frequente, devido principalmente ao uso intensivo das mídias digitais. Assim, é necessário que surjam espaços públicos de lazer que estimulem as pessoas a rebuscarem os conceitos da vida em sociedade. Diante disso, os projetos arquitetônicos precisam dar resposta a essas necessidades humanas, de uma sociedade cada vez mais urbana. Nesse contexto, e, como uma forma de fazer com que as pessoas sejam atraídas a promoção do bem-estar pessoal e social, surgem os centros comunitários. Esses, oferecem atividades de lazer, educação, esporte e cultura para a população. No entanto, poucas cidades no Brasil dispõem dessa importante tipologia arquitetônica. Seguindo essa realidade nacional, na cidade de Paulo Bento, no estado do Rio Grande do Sul, existem poucos espaços que integrem a população. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico um centro comunitário, para a cidade de Paulo Bento, no Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho é descritiva, baseada na análise de dados secundários. Os resultados da pesquisa evidenciam que espaços públicos qualificados, aumentam o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, por meio das atividades ofertadas, da convivência e socialização entre as pessoas, e principalmente, através de uma arquitetura acolhedora e funcional.
- Centro Cultural de Incentivo a Arte: Profª Lany Sangali Gugel(2021) Santolin, Letícia; Rocha, Vanessa Tibola daNo cenário global as maneiras de expressão humana estão, cada vez mais, voltadas a tecnologia e ao desenvolvimento das mídias sociais. Sendo assim, é necessário a criação de espaços públicos que incentivem e estimulem o aprendizado de meios artísticos que possam contribuir com bem-estar físico e mental das pessoas, valorizando cada vez mais a Cultura. Durante a história da humanidade a arte e sua forma mais simples de expressão eram o principal foco de lazer e convivência do homem. Nesse contexto, a evolução humana e o desenvolvimento das sociedades são possíveis observar a ampliação das formas de Arte e espaços destinados a apresentação/exposição das mesmas através da Arquitetura. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar embasamento teórico para o desenvolvimento de um anteprojeto arquitetônico um Centro Cultural, para o Município de Campinas do Sul, Rio Grande do Sul. A metodologia do trabalho é descritiva e foi dividida em duas etapas, sendo a primeira etapa teórica a qual descreve sobre os temas relacionados aos espaços arquitetônicos de centros culturais. A segunda etapa, classificada como prática, apresenta os estudos iniciais para o desenvolvimento do partido arquitetônico. Por fim, o trabalho reforça a importância da Inclusão dos Centros Culturais no espaço urbano e no dia a dia das pessoas. Pois, o Centro Cultural oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal, entretenimento e bem-estar.
- Centro Cultural: contribuições de espaços culturais para o desenvolvimento da sociedade no município de Viadutos-RS(2021) Kowalski, Mateus Antônio; Pavan, KellyJustificativa: O contato com a cultura desde cedo, favorece inúmeros aspectos no desenvolvimento pessoal de um indivíduo, pois incentiva consideravelmente o processo de concepção humana e desenvolvimento comunitário. São muitos os benefícios, podendo estes refletirem em aspectos de formação pessoal, na saúde, autonomia, responsabilidade, aptidão física, personalidade, participação, além de estabelecer caminhos para o resgate da autoestima, respeito as diversidades, relações sociais, convivência e compreensão dos outros, na alegria de viver e na formação de pessoas mais solidárias e participativas.
- Centro de Acolhimento Florecer: espaço de acolhimento especializado para vítimas de violência em Erechim-RS(2023) Momoli, Ana Caroline; Rocha, Vanessa Tibola daA violência contra a mulher refere-se ao ato que impede que a pessoa de gênero feminino tenha e usufrua de seus diretos e liberdades, que são garantidos na Constituição Federal de 1988 e pela Lei Maria da Penha, em que foi criada especialmente para a proteção das mulheres. A escolha deste tema torna-se pertinente diante dos aumentos de casos de violência doméstica na cidade de Erechim nos últimos anos. Os índices no ano de 2022 confirmaram mais de 757 casos na cidade de Erechim, sendo eles ameaças, lesão corporal, estupros e feminicídios tentados e consumados.
- Centro de amparo à saúde animal e abrigo para cães e gatos abandonados(2023) Ferreira, Mariele Júlia; Grendene, RobertaA situação de abandono de animais domésticos tornou-se um dos principais desafios para a manutenção da saúde pública e do cuidado adequado destes animais. A falta de preparo, adoção impulsiva ou imprudência tutelar, entre outros motivos, contribuem para o aumento de animais em situação de abandono e superlotando Organizações não Governamentais - ONGs e instituições de auxílio aos mesmos. Grande parte dos municípios no Brasil não possui um local público adequado que forneça todas atividades para prevenção e tratamento de doenças por meio da retirada de animais das ruas, com a finalidade de oferecer cuidados, abrigo e, finalmente, uma adoção responsável.
- Centro de amparo clínico e de adoção para cães e gatos: SOS Animais - Erechim(2020) Brandler, Monica; Aver, Ivana Karine; Roesler, SaraO abandono de animais nas ruas vem sendo um fato recorrente, esta situação além de ser um ato de crueldade contra seres indefesos gera uma série de consequências que afetam a saúde e a segurança pública. A falta de centros de recolhimento e tratamento de animais vitimados aliado a deficiência das ONGS existentes de possuírem um espaço arquitetonicamente adequado para o abrigo e tratamento dos seres resgatados traz relevância a se propor algo relacionado a este tema. O presente trabalho aborda a pesquisa e os estudos realizados para a elaboração do anteprojeto arquitetônico que terá também como base as necessidades apresentadas pela ONG SOS Animais - Erechim, a organização atua na cidade com o propósito de recolher cães e gatos das ruas, prestar assistência veterinária e encaminhamento de adoção responsável, além de palestras e campanhas de conscientização relacionada a causa animal. A concepção do trabalho será embasada nas leis e normas projetuais, a fim de atender todas as necessidades dos animais e contribuir para a continuidade do trabalho voluntário em prol da causa animal, com uma arquitetura funcional e de qualidade.
- Centro de apoio à mulheres: espaço de acolhimento especializado para vítimas de violência doméstica no município de Erechim-RS(2020) Lazzari, Paola Leticia; Grendene, RobertaA violência doméstica é um problema social que persiste à séculos, mas atualmente passou a ser visto como um problema de saúde pública, e tem sido enfrentado como tal. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que essa prática seja extinta, visto que, os índices só têm aumentado. Na tentativa de diminuir a recorrência dos feminicídios foram criadas medidas de proteção às vítimas, sendo uma delas, as casas abrigo; que por um determinado tempo foram eficientes. Porém, hoje não comportam a demanda e nem suprem com os anseios das vítimas. Diante disso, surge a necessidade de reformulação desses espaços, para promover a segurança, o bem-estar e a requalificação da vida da mulher, oferecendo muito além de uma casa segura. Mas espaços que oportunizem o acesso à educação, a cultura, a assistência social e jurídica, dessa forma oferecendo o amparo e os estímulos necessários para a recuperação da autoestima, e auxiliando na reintegração da mulher em sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico uma casa abrigo para o município de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia desse trabalho é descritiva baseada em análise de dados secundários. Os resultados da pesquisam reforçam a necessidade de uma casa abrigo, que ofereça espaços adequados, acessíveis, que oportunize à aprendizagem, e forneça o amparo necessário para que as mulheres sintam-se prontas para criar uma nova história.
- Centro de apoio à pessoa com deficiência visual: uma arquitetura além da visão(2020) Rassia, Paula Gisele Gomes; Michel, Jessica AndradeO trabalho proposto discorre sobre a questão da deficiência visual e da arquitetura sensorial, e objetiva compreender quais as necessidades e interesses do público alvo. Diante da negligência em relação as pessoas cegas e com baixa visão, faz-se necessário repensar o que tem sido proporcionado pelo setor público, setor privado, organizações sem fins lucrativos e não governamentais, ao desenvolvimento humano desse público. Neste trabalho são abordadas questões sobre inclusão social, desenvolvimento da autonomia, independência e empoderamento das pessoas com deficiência. A arquitetura tem como função proporcionar espaços geradores de qualidade de vida, que atendam um determinado uso ou função. Através de pesquisas são identificados elementos sensoriais que ativam e estimulam os diferentes sentidos humanos, os quais são essenciais para o desenvolvimento das habilidades da pessoa com deficiência. Portanto, esta pesquisa visa propor o anteprojeto de um Centro de Apoio a Pessoa com Deficiência Visual na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. A metodologia aplicada consiste em analises de dados secundários e pesquisa qualitativa, feita por intermédio de questionário aplicado a pessoas com deficiência visual. Os resultados encontrados auxiliaram na criação do repertório projetual, por meio dos estudos de caso, e na definição do tema principal. A pesquisa qualitativa permitiu a compreensão das reais necessidades do público alvo. Por fim, depreende-se da pesquisa que os espaços de interação social, lazer, cultura e educação, voltados ao protagonismo da pessoa com deficiência, contribuem para seu reconhecimento como indivíduo e trazem visibilidade perante a sociedade.
- Centro de apoio à saúde mental na cidade de Erechim-RS(2020) Medeiros, Caroline Lemos; Aver, Ivana KarineA saúde mental é um tema de relevância social e humana e as discussões a respeito desse assunto vêm aumentando ao longo dos anos, reduzindo o preconceito que, durante muito tempo, o cercou. Assim, o tema ganhou espaço e começou a preocupar os órgãos responsáveis, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao grande crescimento de casos no Brasil e no mundo. Segundos dados da OMS, divulgados em 2017, o Brasil possui maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e o maior índice de depressão da América Latina (5,8% dos brasileiros). Espaços de convívio, contato com a natureza, arquitetura e a cidade em si tem relação com o desenvolvimento e a cura de doenças mentais, também, nos últimos anos, vem crescendo a procura por práticas integrativas, que se mostram cada vez mais eficazes. Porém, mesmo com esses dados sobre o constante aumento no número de indivíduos com transtornos mentais e comportamentais, ainda há carência de espaços voltados para desenvolver um Centro de Apoio à Saúde Mental, para a cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, que tenha por finalidade tratar e apoiar pessoas através de práticas integrativas em conjunto com tratamentos médicos convencionais. A metodologia do trabalho é descritiva, baseada na análise de dados secundários, complementada por uma fase propositiva a nível de projeto arquitetônico.
- Centro de apoio e acolhimento a pessoa com câncer em Erechim-RS(2021) Balen, Elisa; Pavan, KellyA descoberta do câncer assusta qualquer pessoa, e junto com a aceitação vem sentimentos controversos e distintos, misturados a decisões e escolhas, adaptação da família, sociedade e paciente, um trabalho que precisa ser realizado em conjunto para que se encontre a cura. Com este trabalho busco desenvolver um centro para acolhimento das pessoas com câncer com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem é diagnosticado com essa doença. Além disso, muitas pessoas que não tem a possibilidade de fazer o tratamento em seu município, submetendo-se a viagens, mesmo diante do cansaço e desgaste que podem gerar transtornos e dificuldades nessa fase. A partir da revisão bibliográfica é possível identificar os parâmetros necessários para manter a qualidade de vida do paciente durante essa fase, além de mostrar a evolução dos tratamentos, que cada vez mais alcançam bons resultados. A metodologia do trabalho é classificada como descritiva, baseada na análise de dados secundários e no desenvolvimento de estudos práticos preliminares de anteprojeto. Os resultados mostram que as atividades extras em trabalho conjunto com o tratamento médico, facilitam e amenizam os danos colaterais durante o processo de cura.
- Centro de convivência de idosos para a cidade de Barão de Cotegipe-RS(2020) Banhara, Letícia Regina Pereira; Rocha, Vanessa Tibola daO envelhecimento populacional é um desafio para toda a sociedade. Para que a pessoa idosa possa ter autonomia e participação efetiva na sociedade, é necessário que tanto a arquitetura quanto o espaço urbano ofereçam condições a sua independência física e emocional. Na implementação da Política Nacional do Idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas, a criação de alternativas de atendimento ao idoso. Entre as diversas modalidades de atendimento previstas, o Centro de Convivência caracteriza-se como um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, dando oportunidade à participação do idoso na vida comunitária, prevenindo doenças. O município de Barão de Cotegipe, no estado do Rio Grande do Sul, de acordo com o Censo do IBGE (2010) possui, aproximadamente, 17,3% de idosos em relação a população total. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico um projeto de um centro de convivência de idosos, para o munícipio de Barão de Cotegipe. A metodologia do trabalho é descritiva, baseada na análise de dados secundários. Os resultados da pesquisa evidenciam que o envelhecimento populacional exige espaços públicos qualificados. A arquitetura deve proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida, por meio da integração e convivência entre os idosos, resultando assim no envelhecimento ativo.