Navegando por Assunto "Futebol"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
- Aplicação dos direitos trabalhistas previstos para jogadores de futebol de times em diferentes níveis: uma análise à luz do princípio da igualdade(2023) Vargas, Bruno Eduardo Vidalis de; Ceni, Caroline Isabela CapelessoAo longo dos anos o futebol evoluiu de uma atividade recreativa para uma indústria global de bilhões de dólares. Essa transformação trouxe consigo uma série de questões legais que requerem uma abordagem cuidadosa e adaptativa. Tem-se como objetivo elencar como ocorre na prática a aplicação dos direitos trabalhistas aos atletas dos diferentes níveis do futebol brasileiro à luz do Princípio da Igualdade em razão da diferenciação de tratamento aos clubes de futebol. O presente trabalho apresenta uma análise com base na evolução histórica, nas leis trabalhistas e no princípio da igualdade para tentar apontar quais os motivos para a existência dessa disparidade e quais são os possíveis caminhos para atingir a equidade de direitos. Verificou-se que existem motivos extremamente relevantes para existir tal inconformidade de direitos, mas que também existem diversos caminhos para buscar mais equilíbrio. A partir desse resultado pode-se concluir que alcançar a igualdade salarial no futebol brasileiro é um desafio que demandará tempo, cooperação entre todas as partes envolvidas e um genuíno comprometimento com a justiça e a equidade no âmbito esportivo. No entanto, os dividendos de um sistema mais igualitário estendem-se para além das quatro linhas, contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo do futebol no Brasil e promovendo uma maior inclusão e oportunidades para todos os atores ligados a esse esporte.
- Centro de treinamento para atletas do Ypiranga Futebol Clube: CT Canário(2020) Stankiewicz, Gabriela Ochial; Aver, Ivana KarineHoje em dia, cada vez o futebol tem se tornando mais um teste de preparo físico e emocional do que um teste tático. Assim é necessário que construam-se espaços específicos para o treinamento e aperfeiçoamento de atletas de alto rendimento para que estes obtenham os melhores resultados possíveis. Diante disso, os projetos arquitetônicos precisam dar resposta a essas necessidades cada vez mais exigentes, que misturam vida pessoal e profissional em níveis muito próximos. Nesse contexto, e como forma de fazer os profissionais do esporte se sentirem atraídos a clubes de futebol, surgem os Centros de Treinamentos. Esses oferecem não apenas instalações esportivas para treinos, mas também moradia e cuidados com a saúde dos atletas. No entanto, poucos clubes no Brasil dispõem dessa importante tipologia arquitetônica. Segundo essa realidade, o Ypiranga Futebol Clube, da cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, apesar de desde 2016 apresentar grandes resultados em competições nacionais, ainda não possui um Centro de Treinamento para alavancar de vez o seu time. Assim, o objetivo deste trabalho é propor em nível de anteprojeto arquitetônico um Centro de Treinamento, para o Ypiranga Futebol Clube. Esta pesquisa utilizará uma metodologia qualitativa e quanto à natureza da pesquisa, ela será objetiva, visando gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Os resultados da pesquisa evidenciam que Centros de Treinamento qualificados aumentam as chances de sucesso de um clube, além de melhorar a qualidade de vida dos usuários por meio das atividades e instalações ofertadas, da convivência e socialização entre os atletas e principalmente através de uma arquitetura tecnológica, afetiva, funcional e sustentável.
- Os efeitos de um programa de controle neuromuscular no desempenho físico e funcional de atletas sub-17 de futebol de campo(2020) Kottwitz, Leonardo José; Guedes, Janesca MansurO futebol, como os demais esportes, promove a especialização dos atletas para exercer as funções técnicas específicas e solicitação muscular seletiva. A utilização de testes funcionais, nos quais a exigência se aproxima ou reproduz os requisitos da atividade desportiva, permite avaliar mais rigorosamente e com maior exatidão as possíveis alterações da performance funcional dos atletas. Este estudo avaliou os efeitos de um programa de treinamento neuromuscular na capacidade física e funcional dos jogadores de futebol amador. A amostra foi composta por 18 pessoas entre 15 e 17 anos das categorias de base do Ypiranga Futebol Clube. Avaliou-se a estabilidade postural e função de membros inferiores com o teste Y Balance Test; a força muscular de isquiostibiais com o teste Single Leg Hamistring Bridge Test; o valgo dinâmico no joelho com o teste Step Down Test; e a instabilidade de membros inferiores com os testes Crossover Hop e Hop Test. Na sequência, realizou-se exercícios baseados no protocolo FIFA 11+, duas vezes por semana, durante oito semanas. Após o término os participantes foram reavaliados. Os dados foram examinados por meio do teste t-student e considerado nível de significância de p ≤0,05. Observou-se melhora na força muscular de isquiostibiais, no valgo dinâmico e no desempenho funcional do membro inferior direito. Em relação ao desempenho funcional de membros inferiores por meio do hop test e da estabilidade postural e função de membros inferiores pelo Y balance test não se observou melhoras significativas. Com base nos resultados alcançados foi possível afirmar que a aplicação do Protocolo FIFA 11+ promoveu uma melhora da força muscular de isquiostibiais e melhora do valgo dinâmico, além de melhorar o membro inferior direito no desempenho funcional de membros inferiores.