Pedagogia

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  • Como as diferentes configurações familiares são retratadas nos desenhos animados infantis para crianças de 0 a 12 anos, disponíveis nas plataformas digitais
    (2022) Oliveira, Tainá; Silva, Carlos Antônio da
    O presente estudo tem como objetivo analisar como as configurações familiares são retratadas nos desenhos infantis, disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, nas plataformas digitais. O interesse do estudo decorre das vivências e experiências de trabalhos acadêmicos e a importância de perceber e identificar quais conteúdos são disponibilizados para as crianças nos meios digitais, visando a importância de abordar e representar as diferentes configurações familiares existentes.
  • Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA
    (2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, Idanir
    A pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.
  • Desafios docentes no século XXI: a importância da formação continuada
    (2022) Fernandes, Camila Michele Miecoanski; Vasques, Rosane Fátima
    O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes no século XXI olhando para a escola do tempo presente. Para tal investigação, buscamos apresentar e analisar alguns desafios que os professores e estudantes vivenciam cotidianamente e que interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais desafios do professor estão: a desvalorização docente, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Inclusão. Já entre os estudantes, temos questões como: a indisciplina, a realidade socioeconômica e familiar e doenças como a depressão e ansiedade. A investigação é de caráter qualitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório, mediante pesquisa bibliográfica. Os meios metodológicos constituem-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação e análise das mesmas. O estudo mostra que a carreira do professor está exigindo muito além do que foi vivenciado em seu curso de formação, logo, a realidade na escola e na sala de aula atual, necessitam que os docentes busquem uma formação continuada, visto que a formação inicial não é suficiente para exercer esta profissão.
  • Problemas matemáticos: um estudo no 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim
    (2018) Souza, Daiane Martinelli de; Zanoello, Simone Fatima
    A partir da leitura de obras e documentos relevantes da área da Educação Matemática, percebeu-se a importância de se desenvolver um estudo a respeito dos problemas matemáticos, tendo em vista a exploração destes em estratégias metodológicas em sala de aula, haja vista que configuram uma competência fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa, com o objetivo de verificar se os professores que ministram aula no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim, trabalham os problemas recomendados pelas autoras Kátia Smole e Maria Diniz. A referida pesquisa foca um estudo de caso, sob um percurso metodológico delineado em três etapas sequenciais e progressivas. A primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica; a segunda, com a definição da amostra de professores participantes da pesquisa, com a respectiva coleta de dados, e a terceira etapa, a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores consideram relevante o trabalho com problemas em sala de aula, entretanto, a diversidade dos tipos de problemas matemáticos não é devidamente trabalhada.
  • O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim-RS
    (2022) Perka, Maiara Maria; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    O presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade compreender a importância do brincar na Educação Infantil, bem como a relevância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Diante das pesquisas bibliográficas percebe se que o brincar na Educação Infantil desempenha um papel importante, desenvolvendo a criatividade, a linguagem e a aprendizagem. Para que o brincar gere aprendizagem ele necessita passar por diferentes estágios, conforme teorizado por Norman, Piaget e Vygotsky. O brincar é importante para todas as crianças, desde o seu nascimento, e está presente na Constituição Federal como um de seus direitos, para tanto, o Estado, a família e a sociedade devem zelar e assegurar o direito de brincar. Diante da pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal de Erechim no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com aportes teóricos de Elinor Goldschmied (2006) e Paulo Fochi (2018), que foram base para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovido de atenção necessária o brincar heurístico fica defasado, ocorrendo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Portanto, o professor deve estar atento em todas as sessões, dessa forma perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto.
  • Pacto nacional pela alfabetização na idade certa e mais alfabetização: uma abordagem didático-pedagógica
    (2020) Todescatt, Milena Roncaglio; Marques, Franciele Fátima
    A alfabetização constitui se em eixo central nas discussões acerca da qualidade do processo educativo e, nestes termos, é de suma importância estudos e pesquisas que abordem a temática. Para tanto, a presente pesquisa apresenta como tema central a discussão e análise didático peda gógica d o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e d o Mais Alfabetização programas governamentais disponibilizados pelo Governo Federal. Tais análises partem de discussões, trabalhos e pesquisas já desenvolvidos e tem como problemática: Quais os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, no que se refere a formação dos professores e a aprendizagem dos estudantes dos três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Tem como objetivo p rincipal, traçar um comparativo entre os programas, analisando se os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, que se encontram presentes n a formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes, conf orme estudos já realizados n os três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental A presente pesquisa justifica se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas de alfabetização exerc idas no contexto educacional , primando se pelo eixo da formação dos professores e consequente aprendizagem dos estudantes . A pesquisa é de caráter qualitativo com enfo que Exploratório e Bibliográfica . As estratégias metodológicas utilizadas constituem se e m leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, e análise dos dados literários. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados serão coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertine ntes à temática de investigação . Pode se classificar esta pesquisa, do ponto de vista de sua natureza como pesquisa aplicada, uma vez que tem como objetivo, buscar soluções de problemas específicos e interesses locais.
  • Planejamento de sala de aula e pedagogia de projetos: repensando a prática pedgógica
    (2018) Foppa, Emily Rodrigues; Vasques, Rosane Fátima
    Sabe-se que o sucesso da aprendizagem escolar depende de diversos fatores, sendo o trabalho pedagógico central nessa promoção. Desse modo, investigar a forma como o professor organiza, planeja e avalia em suas aulas é imprescindível para pensar a qualidade da educação escolar. Diante dessa premissa, a presente pesquisa busca apresentar a Pedagogia de Projetos como uma proposição ao planejamento de sala de aula. Para isso, compreende-se a importância da organização do trabalho pedagógico, bem como se identificam os diferentes níveis e tipos de planejamento que envolvem o sistema escolar, dentre eles o Projeto Político Pedagógico, o planejamento educacional, planejamento curricular, o planejamento de ensino e o planejamento escolar. Nesse sentido, é possível depreender o quanto é importante os professores elaborarem bons planejamentos, haja vista a interferência no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foca-se a Pedagogia de Projetos a partir da construção de um projeto que visa aos interesses, sonhos e necessidades da turma. Esse método de ensino busca conquistar a atenção e curiosidade dos alunos, proporcionando uma participação ativa de todos os envolvidos. Nessa perspectiva, o aluno constrói seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador do ensino. Assim, é possível realizar um planejamento que se aproxime da realidade, valorizando as vivências, tornando o aluno um ser autônomo, participativo e ativo.
  • Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas
    (2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone Fatima
    Desde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.
  • Tecnologias digitais: os conteúdos das plataformas de música e vídeos e as habilidades e competências propostas pela BNCC-2018
    (2022) Sadoski, Karlislei Aline Morganti; Silva, Carlos Antônio da
    A tecnologia é parte essencial na vida de todas as pessoas. Atualmente, os smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis, mensagens que antigamente demoravam dias ou meses para chegar, agora demoram minutos ou até segundos. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.
  • As políticas educacionais brasileiras: educação fiscal
    (2022) Warken, Aloir Afonso; Vasques, Rosane Fátima
    O presente estudo objetivou analisar as normativas brasileiras, políticas públicas e educacionais que referenciam a Educação Fiscal, e sua incidência dentro dos espaços escolares. Para tal fundamenta se em uma pesquisa bibliográfica, descritiva e document al, de caráter qualitativo. A nalisar as políticas públicas educacionais que tratam da Educação Fiscal , seus programas e incidê ncias tornam se fundamentais para a educação cidadã das pessoas, bem como, para a formação da cidadania fiscal. A Educação Fiscal, como uma forma de educação que visa a construção do conhecimento sobre tributos, arrecadação, o Estado, administração pública e a aplicação dos recursos arrecadados, é apresentada como um tema transversal na Base Nacional Comum Curricular. Os programas de Educação Fiscal, a níveis nacional, estadual e municipal objetivam a educação para a conscientização fiscal, e seus públicos alvo s são alunos do ensino fundamental, médio e superior, servidores públicos e sociedade em geral. Logo, a Educação Fiscal desempenha um papel formador do cidadão, para o exercício de seus direitos e deveres constitucionais, e assim, demonstra a sua importânc ia nos espaço s de educação para formar indivíduos conscientes das suas obrigações e benefícios sociais.
  • Alfabetização e avaliação da aprendizagem
    (2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, Anelise
    A presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.
  • Gestão democrática e construção da autonomia no discurso de docentes das escolas públicas de um município do norte do Estado
    (2019) Catarina, Micheli Santa; Marques, Franciele Fátima
    A presente pesquisa apresenta como temática central a discussão acerca da Gestão Democrática e da Construção da Autonomia de professores e estudantes no discurso de docentes das escolas públicas de um município do Norte do estado do Rio Grande do Sul, tendo como problemática central: Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores das escolas públicas que encontram-se presentes no discurso dos diretores e coordenadores pedagógicos, bem como, dos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul que configuram-se como práticas democráticas e constituintes da autonomia de professores e estudantes? Tem como objetivo principal, conhecer quais as práticas pedagógicas adotadas pelos gestores que, a partir dos questionários respondidos, encontram-se implícitas no discurso de docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de um município do Norte do Estado do Rio Grande do Sul-RS. A pesquisa justifica-se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas exercidas no contexto educacional. A pesquisa é de caráter qualitativo com enfoque Exploratório, Bibliográfica e de Campo. As estratégias metodológicas utilizadas constituem-se em leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, contato e coleta de dados com sujeitos pertencentes ao universo pesquisado, organização, análise e síntese dos dados coletados, sistematização da pesquisa e divulgação em meios e eventos científicos. Teve como universo de investigação escolas de ensino fundamental da Rede Pública do Município de Campinas do Sul-RS, num total de 02 (duas) escolas, sendo 01 (uma) da Rede Municipal e 01 (uma) da Rede Estadual, totalizando 14 (catorze) participantes. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados foram coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertinentes à temática de investigação e para a Pesquisa de Campo, os dados foram coletados mediante aplicação de um Questionário Anônimo aos participantes da pesquisa. Os dados obtidos por meio dos questionários anônimos foram submetidos à interpretação com o auxílio do método de Análise de Conteúdo, que por sua vez permite desvelar de forma dirigida, o universo de compreensão que os sujeitos têm em relação ao tema pesquisado.
  • Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais
    (2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.
  • Avaliação da aprendizagem e prática pedagógica: discursos da revista Pátio (2007-2017)
    (2018) Maciel, Daniela; Vasques, Rosane Fátima
    A prática pedagógica não ocorre no vazio, ela se efetiva num campo de possibilidades, com intervenção de toda comunidade escolar e, em especial nos protagonistas do processo ensino e aprendizagem; o educador e o educando. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem não pode ser praticada de maneira isolada, visto que ela deve estar inserida no projeto pedagógico da escola, que abrange a integralidade da prática escolar que tem, como objetivo principal alcançar resultados positivos de construção de conhecimento e aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar quais os discursos sobre avaliação da aprendizagem estão presentes na Revista Pátio, bem como suas possíveis interpelações na prática pedagógica do professor. Para tanto buscou se compreender a prática pedagógica docente do professor como um processo diário de construção; conceituar a avaliação da aprendizagem como um processo, distinguin do a prática de avaliar da prática de examinar; analisar as implicações que avaliação da aprendizagem tem no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na prática docente do professor Realizou-se uma análise dos textos presentes na Revista Pátio na última década, a fim de reconhecer os aspectos tratados sobre avaliação nesta revista de circulação no meio escolar. A análise dos textos possibilitou dividi-los nos três níveis de avaliação: da aprendizagem, institucional e de larga escala. Referente a avalia ção da aprendizagem, foi possível colocar como uma ferramenta de ensino aprendizagem, sempre tendo em consideração a avaliação formativa. A avaliação institucional apresenta se como um mecanismo para auxiliar o gestor na melhora da escola, como instrumento par a diagnosticar e promover a tomada de decisões. E por final, a avaliação de larga escala, destacou se o cuidado com uso excessivo apenas para ranquear estabelecimentos e modificar a prática docente. Assim destaca se que a Revista Pátio faz parte do cotidian o do professor, no entanto, é preciso refletir sobre os discursos e repensar as práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação preocupada com a formação do educando.
  • O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 3º e 4º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim
    (2017) Holdis, Rosmari Teresinha; Zanoello, Simone Fatima
    partir da leitura de Fiorentini e Miorim (1990), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Smole e Diniz (2016), entre outros autores, percebeu se a importância do material manipulativo como um recurso que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Diante disso, realizou se uma pesquisa que tem por objetivo verificar se os professores que ministram aulas no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvido em quatro etapas, a primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Matemática e o uso dos materiais manipulativos, na segunda etapa foi definida a amostra de professores que participariam da pesquisa, na terceira etapa o projeto foi apresentado à direção das escolas e aos professores que participariam da pesquisa e aplicado o questionário e na quarta etapa foi realizado a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada verificou se que os materiais manipulativos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, porém ao serem usados devem ter um objetivo pré estabelecido e fazer relação com os conteúdos. Verificou se também que a grande maioria dos professores participantes da pesquisa conhecem a importância e fazem uso dos materiais manipulativos para trabalhar os conteúdos matemáticos, tendo os materiais manipulativos como um grande aliado para desenvolver novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Processo
  • O processo de ensino e aprendizagem de matemática e o uso do material manipulativo no 1º e 2º ano do ensino fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim
    (2017) Chies, Alana Paula; Zanoello, Simone Fatima
    A presente pesquisa traz reflexões sobre a importância da utilização do Material Manipulativo para o ensino de Matemática, buscando apresentar algumas contribuições que o mesmo pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem. Percebendo-se a necessidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino da Matemática, esta pesquisa busca verificar se os professores que ministram aulas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais da zona urbana de Erechim utilizam o material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A presente pesquisa é um estudo de caso que foi desenvolvida em quatro etapas: A primeira etapa da pesquisa contou com uma revisão bibliográfica sobre: O ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o uso de materiais manipulativos no ensino de Matemática. A segunda etapa contou com a definição da amostra dos professores que participariam da mesma. Na terceira, entrou-se em contato com as escolas participantes, definindo o número total de professores participantes da pesquisa e por último, foi realizada a análise dos dados obtidos, no qual foi feito um estudo aprofundado para ver se as respostas estavam coerentes com o que os autores estudados defendem. Conclui-se a partir da pesquisa realizada que 100% dos professores que responderam o questionário proposto utilizam materiais manipulativos em suas aulas, considerando-os ferramenta importante para o processo de ensino e aprendizagem, acreditam ainda que os materiais manipulativos auxiliam os alunos na compreensão dos conteúdos.