Ciências Humanas
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/45
Navegar
20 resultados
Resultados da Pesquisa
- O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC(2024) Bortoletti, Hélen Clara Keller; Caron, Márcia dos SantosO trabalho “O tradicionalismo gaúcho como patrimônio cultural imaterial e a BNCC” busca trazer uma visão sobre o o que é a o tradicionalismo e como inclui-lo utilizando a própria BNCC. Objetiva proporcionar novas análises, discussões e reflexões sobre o quão pouco o tema é trabalhado em salas de aula. Justifica-se pela obrigação de que os principios da BNCC sejam exercidos de forma correta auxiliando assim na aprendizagem. Foi iniciado a partir de pesquisas bibliográficas que possibilitaram grande entendimento sobre os temas conseguindo desta forma conectar os mesmos com a realidade. Os resultados obtidos a partir da pesquisa indicam a importância de valorizar e preservar as tradições locais no processo educacional promovendo desta forma o respeito e o conhecimento das culturas regionais.
- Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento(2024) Rosa, Lara Fabia Dalla; Pagliosa, Joseliane ZaninO presente trabalho possui como tema “jogos e brincadeiras no processo de alfabetização e letramento”. Tem como objetivo geral investigar as contribuições dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em contexto educacional. Na medida em que os anos escolares avançam, as atividades lúdicas como os jogos e as brincadeiras tão presentes na educação infantil são substituídas por atividades mais direcionadas e concretas. Torna-se importante o conhecimento sobre o assunto para auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo desse pressuposto, a pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico com caráter exploratório, baseia-se na contribuição de diversos estudiosos acerca do tema proposto. Inserir os jogos e as brincadeiras no ensino é considerado um método necessário e essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus vários aspectos seja cognitivo, social, criativo ou intelectual. A alfabetização e o letramento, apesar de serem conceitos diferentes, se relacionam no contexto educacional contribuindo para a formação de indivíduos socialmente. As muitas possibilidades de jogos e de brincadeiras despertam o interesse das crianças tornando o processo de leitura e escrita mais significativo e atraente, além de engrandecerem o currículo escolar.
- Como as diferentes configurações familiares são retratadas nos desenhos animados infantis para crianças de 0 a 12 anos, disponíveis nas plataformas digitais(2022) Oliveira, Tainá; Silva, Carlos Antônio daO presente estudo tem como objetivo analisar como as configurações familiares são retratadas nos desenhos infantis, disponíveis para crianças de 0 a 12 anos, nas plataformas digitais. O interesse do estudo decorre das vivências e experiências de trabalhos acadêmicos e a importância de perceber e identificar quais conteúdos são disponibilizados para as crianças nos meios digitais, visando a importância de abordar e representar as diferentes configurações familiares existentes.
- Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA(2023) Onyszko, Marina Fátima; Ecco, IdanirA pesquisa “Educação, docência e avaliação no sistema neoliberal: concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos de um município da região do Alto Uruguai Gaúcho acerca do PISA” teve o problema de investigação assim elaborado: Quais as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do PISA? De maneira geral, objetivou analisar as concepções dos docentes que atuam com estudantes de 15 anos no município de Áurea/RS acerca do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A investigação pautou-se pela pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo. Os procedimentos metodológicos constituíram-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes ao tema e a aplicação de um questionário construído na ferramenta Google Forms. Foi adotado o método Análise de Conteúdo para análise, categorização e interpretação das respostas. Evidenciou-se a ausência de consciência dos participantes da pesquisa acerca das complexidades que permeiam o PISA e das influências deste programa na educação escolar, assim como a internalização e legitimação de elementos advindos do ideário neoliberal na educação.
- Desafios docentes no século XXI: a importância da formação continuada(2022) Fernandes, Camila Michele Miecoanski; Vasques, Rosane FátimaO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes no século XXI olhando para a escola do tempo presente. Para tal investigação, buscamos apresentar e analisar alguns desafios que os professores e estudantes vivenciam cotidianamente e que interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais desafios do professor estão: a desvalorização docente, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Inclusão. Já entre os estudantes, temos questões como: a indisciplina, a realidade socioeconômica e familiar e doenças como a depressão e ansiedade. A investigação é de caráter qualitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório, mediante pesquisa bibliográfica. Os meios metodológicos constituem-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação e análise das mesmas. O estudo mostra que a carreira do professor está exigindo muito além do que foi vivenciado em seu curso de formação, logo, a realidade na escola e na sala de aula atual, necessitam que os docentes busquem uma formação continuada, visto que a formação inicial não é suficiente para exercer esta profissão.
- Problemas matemáticos: um estudo no 3º ano do ensino fundamental nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim(2018) Souza, Daiane Martinelli de; Zanoello, Simone FatimaA partir da leitura de obras e documentos relevantes da área da Educação Matemática, percebeu-se a importância de se desenvolver um estudo a respeito dos problemas matemáticos, tendo em vista a exploração destes em estratégias metodológicas em sala de aula, haja vista que configuram uma competência fundamental a ser desenvolvida pelos alunos. Diante dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa, com o objetivo de verificar se os professores que ministram aula no 3º ano do Ensino Fundamental, nas escolas estaduais da zona urbana de Erechim, trabalham os problemas recomendados pelas autoras Kátia Smole e Maria Diniz. A referida pesquisa foca um estudo de caso, sob um percurso metodológico delineado em três etapas sequenciais e progressivas. A primeira etapa conta com uma revisão bibliográfica; a segunda, com a definição da amostra de professores participantes da pesquisa, com a respectiva coleta de dados, e a terceira etapa, a análise dos dados coletados. Com base na pesquisa realizada, verificou-se que os professores consideram relevante o trabalho com problemas em sala de aula, entretanto, a diversidade dos tipos de problemas matemáticos não é devidamente trabalhada.
- O brincar heurístico com crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) em uma escola municipal de Erechim-RS(2022) Perka, Maiara Maria; Sponchiado, Denise Aparecida MartinsO presente trabalho de conclusão de curso tem por finalidade compreender a importância do brincar na Educação Infantil, bem como a relevância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Diante das pesquisas bibliográficas percebe se que o brincar na Educação Infantil desempenha um papel importante, desenvolvendo a criatividade, a linguagem e a aprendizagem. Para que o brincar gere aprendizagem ele necessita passar por diferentes estágios, conforme teorizado por Norman, Piaget e Vygotsky. O brincar é importante para todas as crianças, desde o seu nascimento, e está presente na Constituição Federal como um de seus direitos, para tanto, o Estado, a família e a sociedade devem zelar e assegurar o direito de brincar. Diante da pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal de Erechim no Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com aportes teóricos de Elinor Goldschmied (2006) e Paulo Fochi (2018), que foram base para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi possível perceber e constatar a importância do brincar heurístico com crianças bem pequenas. Para que esse brincar seja de qualidade, o professor deve organizar materiais não estruturados que garantam diferentes possibilidades de exploração, sem deixar de lado a observação atenta e cautelosa. Se desprovido de atenção necessária o brincar heurístico fica defasado, ocorrendo o risco de não ser percebida a sua real importância para as crianças. Portanto, o professor deve estar atento em todas as sessões, dessa forma perceberá que as crianças desenvolvem distintas criações, realizam investigações, levantam hipóteses e fazem diferentes descobertas. O brincar heurístico não apresenta fórmula sobre como deverá ser brincado. Sua intenção é fazer com que as crianças explorem do seu jeito, realizando as suas descobertas, sem intervenção do adulto.
- Pacto nacional pela alfabetização na idade certa e mais alfabetização: uma abordagem didático-pedagógica(2020) Todescatt, Milena Roncaglio; Marques, Franciele FátimaA alfabetização constitui se em eixo central nas discussões acerca da qualidade do processo educativo e, nestes termos, é de suma importância estudos e pesquisas que abordem a temática. Para tanto, a presente pesquisa apresenta como tema central a discussão e análise didático peda gógica d o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e d o Mais Alfabetização programas governamentais disponibilizados pelo Governo Federal. Tais análises partem de discussões, trabalhos e pesquisas já desenvolvidos e tem como problemática: Quais os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, no que se refere a formação dos professores e a aprendizagem dos estudantes dos três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ? Tem como objetivo p rincipal, traçar um comparativo entre os programas, analisando se os impactos provocados pelo PNAIC e pelo Programa Mais Alfabetização no contexto da sala de aula, que se encontram presentes n a formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes, conf orme estudos já realizados n os três primeiros anos, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental A presente pesquisa justifica se pela relevância da temática apresentada, por se constituir em uma necessidade atual de análise das práticas de alfabetização exerc idas no contexto educacional , primando se pelo eixo da formação dos professores e consequente aprendizagem dos estudantes . A pesquisa é de caráter qualitativo com enfo que Exploratório e Bibliográfica . As estratégias metodológicas utilizadas constituem se e m leitura, fichamento de obras pertinentes da pesquisa, e análise dos dados literários. Para a Pesquisa Bibliográfica, os dados serão coletados mediante leitura, fichamento e análise de obras pertine ntes à temática de investigação . Pode se classificar esta pesquisa, do ponto de vista de sua natureza como pesquisa aplicada, uma vez que tem como objetivo, buscar soluções de problemas específicos e interesses locais.
- Planejamento de sala de aula e pedagogia de projetos: repensando a prática pedgógica(2018) Foppa, Emily Rodrigues; Vasques, Rosane FátimaSabe-se que o sucesso da aprendizagem escolar depende de diversos fatores, sendo o trabalho pedagógico central nessa promoção. Desse modo, investigar a forma como o professor organiza, planeja e avalia em suas aulas é imprescindível para pensar a qualidade da educação escolar. Diante dessa premissa, a presente pesquisa busca apresentar a Pedagogia de Projetos como uma proposição ao planejamento de sala de aula. Para isso, compreende-se a importância da organização do trabalho pedagógico, bem como se identificam os diferentes níveis e tipos de planejamento que envolvem o sistema escolar, dentre eles o Projeto Político Pedagógico, o planejamento educacional, planejamento curricular, o planejamento de ensino e o planejamento escolar. Nesse sentido, é possível depreender o quanto é importante os professores elaborarem bons planejamentos, haja vista a interferência no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foca-se a Pedagogia de Projetos a partir da construção de um projeto que visa aos interesses, sonhos e necessidades da turma. Esse método de ensino busca conquistar a atenção e curiosidade dos alunos, proporcionando uma participação ativa de todos os envolvidos. Nessa perspectiva, o aluno constrói seu próprio conhecimento, sendo o professor o mediador do ensino. Assim, é possível realizar um planejamento que se aproxime da realidade, valorizando as vivências, tornando o aluno um ser autônomo, participativo e ativo.
- Estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Viadutos-RS no que tange a área da matemática no período de aulas remotas(2022) Zortéa, Suelen; Zanoello, Simone FatimaDesde 2020 o mundo vive a pandemia da COVID 19 e, em virtude disso, o processo de ensino e aprendizagem precisou ser alterado. A presente pesquisa, que é um estudo de caso, busca conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Município de Viadutos-RS para trabalhar a disciplina de Matemática no formato remoto. Conhecer como foi desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem é de suma importância para dar sequência na modalidade presencial no ano de 2022, pois a partir do reconhecimento das estratégias utilizadas pôde-se entender e avaliar o processo desenvolvido bem como reestruturar as próximas ações, ou seja, aulas de apoio pedagógico aos alunos, retomada de conceitos, mudanças de metodologias e se para isso for necessário, formação continuada para professores. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira, foi o levantamento bibliográfico, buscando descrever metodologias que podem ser empregadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar a disciplina de Matemática e também ressaltar a importância da formação continuada dos professores. A segunda foi a coleta de dados que se deu pelo preenchimento de um questionário por parte dos professores e a terceira, a análise dos dados, seguindo as etapas propostas por Bardin (2011). Ao término da pesquisa concluiu-se que os professores utilizavam metodologias mais diversificadas anteriormente do que nas aulas remotas e apresentavam como maiores dificuldades no período da pandemia dar aulas a distância e a falta de internet por parte dos alunos.