Pedagogia
URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/65
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
- Desafios docentes no século XXI: a importância da formação continuada(2022) Fernandes, Camila Michele Miecoanski; Vasques, Rosane FátimaO presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios docentes no século XXI olhando para a escola do tempo presente. Para tal investigação, buscamos apresentar e analisar alguns desafios que os professores e estudantes vivenciam cotidianamente e que interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Entre os principais desafios do professor estão: a desvalorização docente, o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Inclusão. Já entre os estudantes, temos questões como: a indisciplina, a realidade socioeconômica e familiar e doenças como a depressão e ansiedade. A investigação é de caráter qualitativo, e orienta-se pelo enfoque exploratório, mediante pesquisa bibliográfica. Os meios metodológicos constituem-se em identificação, leitura e fichamento de obras pertinentes à investigação e análise das mesmas. O estudo mostra que a carreira do professor está exigindo muito além do que foi vivenciado em seu curso de formação, logo, a realidade na escola e na sala de aula atual, necessitam que os docentes busquem uma formação continuada, visto que a formação inicial não é suficiente para exercer esta profissão.