Pedagogia

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    Educação inclusiva: o desafio da prática pedagógica para crianças autistas
    (2024) Andreola, Andressa; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    Este trabalho aborda a inclusão escolar de crianças autistas, um tema de grande relevância diante do crescente número de diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão apresenta desafios diários e se tornou um tema amplamente discutido, onde os profissionais da educação enfrentam dificuldades constantes no ambiente escolar. Esses profissionais têm a responsabilidade não apenas de ensinar, mas também de formar cidadãos. Para compreender os desafios enfrentados por professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas para crianças autista realizou-se uma revisão bibliográfica. Onde o seguinte problema é o impacto da falta de preparo e de conhecimento dos professores sobre os saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças Autistas na efetivação de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. O presente trabalho tem por objetivo geral investigar o impacto da falta de preparo e conhecimento dos professores em relação aos saberes necessários para a prática educativa inclusiva de crianças autistas na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos. Constatou-se que é imprescindível que o profissional da educação esteja qualificado para lidar com a diversidade em sala de aula. Enfrentar esses desafios, buscando desenvolver alternativas adaptadas às necessidades de cada aluno, fortalece não apenas a prática educacional, mas também a sociedade como um todo. É essencial que, juntos, professores, gestores e a comunidade escolar unam esforços para construir uma educação inclusiva de qualidade.
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    Indústrias e empresas do ramo alimentício do mucicípio de Erechm: inclusão de deficientes intelectuais
    (2018) Silvestrini, Micheli; Sponchiado, Denise Aparecida Martins
    O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Indústrias e empresas do ramo alimentício do município de Erechim: inclusão de deficientes intelectuais” tem como objetivo central verificar como acontece a inclusão do Deficiente Intelectual no mercado de trabalho e descobrir que métodos e estratégias são utilizados com o intuito de facilitar o processo de inclusão. As diferentes formas de como a sociedade vê os Deficientes Intelectuais foram modificadas no decorrer dos anos. Percebe-se, assim, uma evolução positiva em vários setores, entre eles, o acesso ao mercado de trabalho. Diante disso, o presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica associada à de campo, realizada no município de Erechim- RS, em instituições do ramo alimentício, especificamente duas empresas e duas indústrias, as quais incluem, no quadro de funcionários, pessoas com Deficiência Intelectual. A referida pesquisa contou como instrumento de análise um questionário, composto por oito questões abertas. Estas foram respondidas pelos responsáveis do setor de Recursos Humanos de cada empresa e indústria. Após a aplicação de todos os questionários, as respostas foram codificadas, analisadas e interpretadas à luz do marco teórico de referência. Durante a realização da pesquisa, pode-se perceber a importância da família no processo de contratação e auxílio para que o deficiente sinta-se autônomo, o que contribui para o seu desenvolvimento humano. Do mesmo modo, pode-se verificar a relevância das instituições estarem preparadas para receber os Deficientes Intelectuais e, fundamentalmente, saber lidar e trabalhar com as diferenças presentes no ambiente de trabalho. Só assim a inclusão pode ocorrer de forma significativa e produtiva.