Pedagogia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.uricer.edu.br/handle/35974/65

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Alfabetização e avaliação da aprendizagem
    (2020) Marin, Cassiane Fátima; Brod, Anelise
    A presente pesquisa bibliográfica buscou verificar a relação entre a alfabetização e a avaliação da aprendizagem, buscando compreender através das teorias como ocorre tal processo. O processo de alfabetização é pelo qual se adquire o domínio do código lingüístico, é composto de técnicas que são atraídas para exercer o uso da leitura e da escrita, fazendo parte da decodificação do alfabeto. Juntamente com a alfabetização utilizamos o processo de avaliação da aprendizagem que auxilia o professor, a mesma é um processo que não apenas avalia o aluno por um conceito, uma nota, mas sim, avalia a aprendizagem do aluno, todo o seu processo de aprendizagem, o que ele realmente aprendeu e quais as suas dificuldades apresentadas no decorrer da alfabetização. O processo de avaliação da aprendizagem não avalia apenas o aluno que está em sala de aula sendo alfabetizado, mas também o ensino que o professor está aplicando em suas aulas. Sendo assim, podemos destacar que o processo de avaliação da aprendizagem e a alfabetização são processos que devem andar juntos para que assim, ocorra uma aprendizagem eficaz e prazerosa, tanto para aluno como também gratificante para o professor.
  • Imagem de Miniatura
    Avaliação da aprendizagem e prática pedagógica: discursos da revista Pátio (2007-2017)
    (2018) Maciel, Daniela; Vasques, Rosane Fátima
    A prática pedagógica não ocorre no vazio, ela se efetiva num campo de possibilidades, com intervenção de toda comunidade escolar e, em especial nos protagonistas do processo ensino e aprendizagem; o educador e o educando. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem não pode ser praticada de maneira isolada, visto que ela deve estar inserida no projeto pedagógico da escola, que abrange a integralidade da prática escolar que tem, como objetivo principal alcançar resultados positivos de construção de conhecimento e aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa objetivou investigar quais os discursos sobre avaliação da aprendizagem estão presentes na Revista Pátio, bem como suas possíveis interpelações na prática pedagógica do professor. Para tanto buscou se compreender a prática pedagógica docente do professor como um processo diário de construção; conceituar a avaliação da aprendizagem como um processo, distinguin do a prática de avaliar da prática de examinar; analisar as implicações que avaliação da aprendizagem tem no processo de ensino e aprendizagem do aluno e na prática docente do professor Realizou-se uma análise dos textos presentes na Revista Pátio na última década, a fim de reconhecer os aspectos tratados sobre avaliação nesta revista de circulação no meio escolar. A análise dos textos possibilitou dividi-los nos três níveis de avaliação: da aprendizagem, institucional e de larga escala. Referente a avalia ção da aprendizagem, foi possível colocar como uma ferramenta de ensino aprendizagem, sempre tendo em consideração a avaliação formativa. A avaliação institucional apresenta se como um mecanismo para auxiliar o gestor na melhora da escola, como instrumento par a diagnosticar e promover a tomada de decisões. E por final, a avaliação de larga escala, destacou se o cuidado com uso excessivo apenas para ranquear estabelecimentos e modificar a prática docente. Assim destaca se que a Revista Pátio faz parte do cotidian o do professor, no entanto, é preciso refletir sobre os discursos e repensar as práticas pedagógicas, promovendo uma avaliação preocupada com a formação do educando.